segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resenha: Vida & Morte [Crepúsculo #5]

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois.
.
Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens.
.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.
.
O que eu achei?
.
Enfim, eu gostaria de dizer que não sou otário... Mas, ao terminar de ler Life and Death, eu descobri que sou bastante otário. De carteirinha. Pois aqui temos Stephenie Meyer, com uma ideia completamente risível, que eu xinguei bastante no Twitter, e o que eu faço no final? Leio o livro e dou quatro estrelas para ele. Pois eu não sei, talvez haja algum tipo de bruxaria que as mentes mais fracas consigam comprar esta ideia de reler Crepúsculo através de gêneros trocados. E, bem, como podem ver pela nota - eu comprei TOTALMENTE a ideia no final. Então, yeap, parabéns Meyer: Sua bruxaria funcionou totalmente comigo. Não sei se rio ou se choro. Acho que um pouco dos dois.
.
Ok, como era suposto, acabei gravando um vídeo sobre a minha experiência de leitura e o que achei da ideia DEPOIS de ter lido (cofcof turma "super cool" do Goodreads que julgam livros pela sinopse cofcof). Mas uma parte do vídeo foi corrompida e acabou ficando de fora do "veredito", e é justamente sobre uma questão que a Meyer queria deixar claro com "Life and Death": A ideia de que Crepúsculo não é sexista. Bem, eu amo o livro, amo a série, mas me desculpe Steph, Crepúsculo é sexista até a medula. E isto acaba ficando extremamente iluminado justamente com a história de Beau e Edythe. 
.


Sim, nesta versão repaginada, a figura mais forte da relação é a garota. Aqui, todas as figuras de poder são femininas, e isto é incrível... Mas, bem, Beau consegue ser mais maleável do que a Bella. E a ideia de que importantes personagens em "Life and Death" são femininas, acaba reforçando que o mesmo não acontece em seu original. E, bem, isto foi um tiro no pé. Pois acabamos percebendo o quão problemático Crepúsculo - o original - é. Mas tudo bem, eu realmente estou dando o meu voto de confiança. Com "Life and Death", eu vejo uma desconstrução de ideias da Meyer, e que me faz acreditar que nos próximos trabalhos (será que ALGUM DIA eles vão chegar até nós) ela tem trabalhado esta problemática e erradicado (ou minimizado, não sou tão ingênuo assim) estes fatores de suas histórias.
.
Agora sim, vamos ao vídeo:
.
     
.
Sobre a autora:
.
Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, Connecticut na vespera do natal em 24 de dezembro de 1973, filha de Stephen Morgan e Candy. Ela cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi. Ela frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, e cursou literatura inglesa na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, onde se formou em 1995. Meyer é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 
.
 Crepúsculo (Twilight nos EUA), é o seu primeiro romance. Depois da sua publicação, Stephenie foi escolhida como um dos "novos autores mais promissores de 2005" pela Publishers Weekly. O sucesso desta obra lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company. Após escrever Crepúsculo (Twilight), Stephenie ganhou 3 prêmios: um do NY Times e dois da Associação das Bibliotecas Americanas.
.
Meyer atualmente vive em Cave Creek, Arizona, e possui também uma casa em Marrowstone Island, Washington. A escritora já veio ao Brasil, em novembro de 2010, juntamente da equipe de filmagem de Amanhecer, longa-metragem de que foi produtora oficial.
.
TÍTULO:  Vida e Morte
TÍTULO ORIGINAL: Life and Death
SÉRIE: Crepúsculo
PÁGINAS: 391
AUTOR(A):  Stephenie Meyer
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 4 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...