sábado, 19 de maio de 2012

Resenha: A Invenção de Hugo Cabret

''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.
.
O que eu achei?
.
Ler ''Hugo Cabret'', para mim, foi apaixonante. Ponto Final. Se eu pudesse resumir a minha resenha, ela seria assim. Mas não se preocupem, a review não vai ser só isto - por mais que eu esteja lutando até agora para conseguir transmitir em palavras tudo o que eu senti ao ler este livro.
.
Acho que o que mais me conquistou em ''A Invenção de Hugo Cabret'' foi a forma como ele foi escrito. A história  não é contada apenas com palavras e, muitas vezes, um capítulo inteiro é narrado apenas através de desenhos. Desde pequeno, sempre fui louco por ilustrações, mas nunca - nem em meus sonhos mais loucos - eu poderia imaginar que elas poderiam contar tão bem, e de maneira tão rica em detalhes, uma passagem de um livro. E, por incrível que pareça, é mais do que possível.
.
Mesmo sendo narrado deste jeito bastante peculiar, toda a história e seus personagens foram muito bem construídos. É possível sentir toda a magia e o deslumbramento presente no livro em cada palavra e em cada rabisco feito por Brian Selznick. O que, por si só, é bastante engraçado, já que a ''mágica'' presente no livro não é exatamente a mesma daquele tipo que encontramos em obras sobe magos, feiticeiras, fadas e outras coisas do tipo. Na verdade, a ''mágica'' de Hugo Cabret é criada em máquinas e está presente na cidade de Paris do século XX, em estações de trem, pequenas lojas de brinquedos, relógios, autômatos, em livrarias e nas origens do cinema.
.
E por falar em cinema, uma coisa que eu tive certeza depois que terminei de ler o livro foi que nem tão cedo eu quero ver a recente adaptação da história para as telonas. Não me entendam mal. É que, o livro me impressionou de tal maneira que, na minha opinião, nem mesmo Martin Scorcese conseguiria transportar toda a fantasia arraigada nas páginas do romance para a película em 3D. Sei que posso estar enganado, mas prefiro não me arriscar com uma decepção deste porte.
.
Tendo dito isto, acho que não consigo continuar esta resenha sem começar à parecer piegas e sentimentaloide. Tudo o que eu posso dizer é: LEIA. Com certeza você vai se apaixonar tanto quanto eu pela incrível história presente nas páginas rebuscadas de ''A Invenção de Hugo Cabret''.
.
Meu Quote Favorito:
.
'' - Às vezes eu venho aqui, de noite, mesmo quando não estou cuidando dos relógios, só para olhar para a cidade. Sabe, as máquinas nunca têm peças sobrando.  Elas tem o número e o tipo exato de peças que precisam. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso quer dizer que você, também, deve estar aqui por algum motivo.'' 
Página 378
.
Sobre o Autor:
.
Brian Selznick é um autor e ilustrador de livros infantis, vencedor da Medalha Caldecott, nascido em 14 de Julho de 1966 em East Brunswick Township, Nova Jérsei. Ele se graduou na Escola de Design Rhode Island e trabalho por três anos no Eeyore's Books for Children, em Manhattan, enquanto trabalhava no seu primeiro livro, The Houdini Box.
.
A Invenção de Hugo Cabret, livro lançado por ele no ano de 2007 pela Scholastic Plublishing, recentemente ganhou uma adaptação cinematográfica, que concorreu ao Oscar e foi dirigida pelo renomado Martin Scorcese.
.
TÍTULO:  A Invenção de Hugo Cabret
TÍTULO ORIGINAL: The Invention of Hugo Cabret
PÁGINAS: 534
AUTOR(A):  Brian Selznick
EDITORA: Edições SM
NOTA: 5 Estrelas

12 comentários:

  1. Eu tenho esse livro a um tempinho... Quando ganhei, nem sabia que ia virar filme... Vou ler em breve... Acho incrível as gravuras em grafite!
    Quanto ao filme, não vi ninguem comparando ao livro, mas vi muita gente que é um filme para agradar crianças e adultos e tá tudo muito bonito e feito com bastante capricho, mas não posso afirmar, já que também não assisti ao filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu NÃO acredito que você já tem ''A Invenção de Hugo Cabret'' e ainda não leu... Tipo, vá ler agora!

      Já foi??? Rsrsrsrs

      Excluir
  2. Resenha contagiante essa sua hein? Bom, não li o livro,nem vi o filme, mas você é "Expert" em mudar minhas ideias, agora estou muuuuito curiosa pra ler esse livro, a história me pareceu diferente do que eu costumo ver, mas o que mais me chamou atenção foi a "mágica" que você se referiu, o interessante é que de acordo com você é uma mágica diferente, é algo real e tão simples: Máquinas. Bom, Henri está de parabéns, cada dia mais amo seu blog, a forma como você escreve é apaixonante, confio muito na sua opinião, e sim, assim que der, darei oportunidade a esse livro, sem falar que ele tem muitas páginas, o que me deixa com mais vontade ainda de ler...
    Parabéns pela resenha!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio... E, sim, leia ''Hugo Cabret''. Garanto que você NÃO vai se arrepender! '')

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nao assisti o filme ainda!!! Quero ver e ninguem quer ver comigo... =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Minha prima temo DVD do filme, mas eu não tô querendo assistir não, sabe? Como falei na resenha, o livro me impressionou demais - não quero perder este encanto!

      Excluir
  5. ACho mesmo que o livro é original em sua narrativa por essa coisa de mesclar texto e imagens.. Quando folheei naquele dia achei muito bonito e tudo mais e sua resenha acendeu um pequeno vaga-lume dentro do meu ser, mas ainda sim, não é um livro que tenho vontade ler _ só que ai lembro q tem tanta imagem... rs E nem ver o filme... Sei lá, só acho que não faz meu estilo - é a coisa da 'magya' estou certa! rs

    Ah eu gosto tanto do Martin (lembro de ter visto nada dele, mas vou com a cara).. e vc anda numa pinimba com os filmes hein.. Melhor começar a adotar a pratica da Lisse, ver pra depois ler! Aí a surpresa será até melhor e agradavel!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dá para fazer do jeito que a Lisse faz, por que eu me conheço... Eu sei que vou fazer de tudo pra ler o livro ANTES do filme sair, aí você já viu tudo! Rsrsrs

      Excluir
  6. Esse livro parece ser fantástico! Realmente muito original. Quando eu soube do tamanho dele desanimei um pouco - síndrome da falta de tempo - mas pela sua empolgação eu fiquei com muita vontade mesmo de ler!
    Ainda não vi o filme, mas espero ler antes de vê-lo. :x

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tamanho nem conta muito, já que mais da metade das páginas são ilustrações... É sério, dá para ler o livro em um dia, totalmente de boa! '')

      Excluir
  7. Eu quero Muito Ler Hugo Cabret ! Minha amiga levou para a escola e eu enlouqueci, é muito LINDO !
    (:

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...