domingo, 26 de janeiro de 2014

Resenha: Semanário de Leituras #1 - The First

.
''Na Minha Estante'' Assegura: As resenhas a seguir estão completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Atenção pessoal: THE HIATUS IS OVER!
.
.
Como eu anunciei na página do Facebook - no começo do ano - eu precisei colocar o blog/canal ''Na Minha Estante'' em estado de pausa durante um tempo para poder acertar algumas coisas da minha vida em Off. Quando eu fiz o anúncio, eu realmente não sabia por quanto tempo teria que deixar tudo parado. Mas, ''para nossa alegria'' (wow, desenterrando meme do fundo do baú), eu consegui arrumar tudo em pouco tempo e - THE BI**CH IS BACK! (Eu realmente me chamei de ''Bitch''?! Really?! Prefiro nem comentar nada... =X).
.
Enfim, com o final do Hiatus, eu comecei a repensar em várias coisas do blog - como a existência do próprio. Querendo ou não, ele é a mídia do NME que é menos acessado, onde tem menos interação e é o que eu menos atualizo. Para falar a verdade, por um momento, eu até fiquei tentado a desativar as atividades por aqui e ficar apenas com a Fanpage e o Canal no Youtube. Mas eu sou muito apegado a este espaço, afinal são mais de 3 anos de blogagem por aqui. Então, pensei em uma repaginação estrutural. 
.
Na verdade, nem é nada muito chocante. As postagens do Canal vão continuar a aparecer por aqui. As novidades vão continuar no Facebook (e pretendo aumentar também a interação no G+). Mas as resenhas vão mudar. Quero deixar elas menos cansativas e mais dinâmicas e objetivas. O que me fez criar o ''Semanário de Leituras''. Neste post, ao invés de falarmos apenas sobre um livro só e de forma mais extensa, eu faria um comentário sobre vários e de forma mais enxuta. Tal como o ''Diários de Leitura'', só que por escrito. (Deixando claro que os vídeos do Diários não vai acabar, ok?!).
.
.
Esta ideia não é nova, eu sei (tipo, tem vários exemplos deste tipo de post na blogosfera, como o ''Poison Quicks'' do Mon Petit Poison, e as ''Mini Resenhas'' do Toc Por Leitura), mas achei legal para dar uma refrescada nos ares por aqui. Vou tentar fazer eles de formas temáticas, como comentar sobre todos os livros de uma série, ou de um mesmo gênero. Para o nosso primeiro ''Semanário'', eu resolvi deixar como tema ''Os Primeiros Livros do Ano'' - pois,  além do título auto-explicativo, eu poderia mostrar para vocês mais ou menos como seria a ideia do post e ver se valeria a pena ou não.
.
Bom, era isto o que eu tinha para falar. Espero de verdade que o ''Na Minha Estante'' continue firme e forte, sem mais nenhum susto. E também espero que gostem desta nossa ''nova'' coluna. Agora, vamos falar de LIVROS!
.

.
Sinopse:
.

Neste quarto volume da série de Heather Wells, a protagonista vai precisar resolver mais um dos mistérios que parecem a perseguir. Tania Trace, a mais nova celebridade teen, está noiva do ex-namorado de Heather, Jordan Cartwright, e os dois ganham um reality show só para eles. O problema é que Tania resolveu gravar o programa em um dos alojamentos da faculdade de Nova York, mais especificamente aquele onde Heather trabalha, e acidentes suspeitos começam a acontecer. Agora Heather vai precisar descobrir quem está por trás disso antes que algo pior aconteça.

.

O que eu achei?
.
Apesar da leitura continuar super fluída, da Heather manter o seu jeito completamente louco e engraçado (que eu amo), da relação dela com o Cooper não ter nenhum drama desnecessário e de ter adorado a metade final do livro, que é quando o mistério finalmente se desenrola, fiquei meio frustrado com as primeiras 150 páginas (já que, tudo o que tem na sinopse, é o que acontece por ali, então não temos nenhuma surpresa...).
.
Não se tornou o meu favorito da série (os dois primeiros são), mas manteve o nível - o que é mais importante. Adorei conhecer melhor a Tania Trace, a tão citada ''rival'' da Heather. E agora que temos uma descrição decente dela (e do seu passado), por algum motivo o meu cérebro achou legal dar para ela a aparência da Rihanna (já que, desde o primeiro, a minha Heather é a Britney no dia a dia. Yeap). 
.
TÍTULO: Tamanho 42 e Pronta para Arrasar
TÍTULO ORIGINAL: Size 12 and Ready to Rock
SÉRIE: Os Mistérios de Heather Wells
PÁGINAS: 4oo
AUTOR(A): Meg Cabot
EDITORA: Galera
NOTA: 4 estrelas
.
.
Sinopse:
.
No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.
.
O que eu achei?
.
E o prêmio de ''Primeira Decepção do Ano'' vai para... Bruxos e Bruxas!
.
Peguei este livro emprestado no final do ano passado e, apesar de ver várias críticas negativas contra ele, eu achava que a história poderia ter algo que fosse me agradar. Mas não teve, e realmente não acredito que perdi o meu tempo lendo isto.
.
Já fazem semanas desde que li, mas ainda não sei se o livro é uma fantasia, ou uma distopia, ou uma PARÓDIA disto tudo. Pois simplesmente não dá para levar ele a sério. E, mesmo não levando ele a sério, o livro conseguiu me irritar profundamente ao subestimar o meu cérebro à cada parágrafo.
.
Se eu pudesse resumir toda esta minha experiência de leitura em uma única palavra, esta seria ''Forçado''. Forçado em ser um livro legal. Forçado em ser um livro engraçado. Forçado em seus protagonistas f#dões. Forçado em sua história. Forçado em sua fantasia. Forçado em seu vilão... FORÇADO EM TUDO!
.
TÍTULO: Bruxos & Bruxas
TÍTULO ORIGINAL: Witch & Wizard
SÉRIE: Bruxos & Bruxas
PÁGINAS: 288
AUTOR(A): James Patterson e Gabrielle Charbonnet
EDITORA: Novo Conceito
NOTA: 1,5 estrelas
.
.
Sinopse:
.
Mateus está recuperando-se de ter sua vida exposta de forma muito mal intencionada na internet e quando muda de cidade para fugir do passado, tudo o que esperava era o mínimo de tranquilidade. Mas esses planos se abalam quando ele se vê apaixonado de forma arrebatadora pelo seu mais novo amigo, Alexandre.
.
Com uma narrativa simples e introspectiva, M. S. Goulart estreia no mundo literário com o pé direito com a novela jovem ''Garotos Não Choram''.
.
O que eu achei?
.
Eu sou um blogueiro chato com parcerias - seja com autores, seja com editoras. Sou mesmo, e sei disto. Mas, por incrível que pareça, quando o autor de ''Garotos Não Choram'' me procurou através do meu blog pessoal, para que eu pudesse dar um feedback sobra a sua novela de estreia, eu disse sim sem pensar duas vezes. Apesar de breve, a sinopse era interessante - sem falar que o tema ''polêmico'' poderia ser um trunfo para a história ou poderia matá-la completamente.
.
Para a minha alegria, eu me surpreendi bastante com o livro. A narrativa de M. S. Goulart é fluída e te cativa. Eu comecei a trama pensando em só dar uma olhada no primeiro capítulo mas, no fim, tinha lido tudo em uma única sentada. A história é um jovem adulto contemporâneo, narrado em primeira pessoa por Mateus - personagem que, apesar de ser um adolescente, é gay assumido - o que o fez passar por maus bocados em sua antiga escola/cidade, e que acabou deixando marcas profundas em sua personalidade.
.
Mesmo tendo este pano de fundo complexo para um texto de estreia, o autor acertou a mão na hora de conduzir a trama - deixando tudo muito crível e sem exageros, com toques de introspecção e melancolia. Tudo bem, eu confesso que esperava um final ''feliz'' para tudo (é o meu lado de leitor YA que espera que tudo sempre vai acabar bem), mas entendi a situação retratada e percebi que não seria coerente com a trama se ela não seguisse o caminho que seguiu. Apesar do final ''agridoce'', recomendo de verdade a leitura - que já está disponível na Amazon.
.
NOME: Garotos Não Choram
AUTOR(A): M.S. Goulart
EDITORA: Independente
PÁGINAS: 51
NOTA: 4 Estrelas

Um comentário:

  1. Henri! Muito obrigado de verdade pela resenha e pela divulgação. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro e espero que com essa resenha, mais pessoas venham a ler o livro. E to pra ler Bruxas e Bruxos e sério que é ruim? Já tinha tentado começar a ler e não tinha gostado muito, mas achei que era só porque não estava no mood... Mais uma vez obrigado, adorei! :)

    Matheus.
    www.bobagenselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...