domingo, 26 de julho de 2015

Resenha: A Traição de Natalie Hargrove

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
O romance "A traição de Natalie Hargrove" é um drama contemporâneo, inspirado no clássico de Shakespeare, Macbeth. Natalie mataria por uma chance de ser coroada a rainha do baile de Palmetto High. Mas Mike King, seu namorado, não parece tão empolgado para ser rei, e pode perder essa honra para o maior inimigo de Natalie, o irritante Justin Balmer. 
.
Determinada a impedir que isso aconteça, ela tem uma ideia de um trote perfeito para colocar Justin em seu devido lugar, e convence Mike a ajudá-la. Aproveitando que Justin estava bêbado e vestido de mulher após uma festa à fantasia, eles o amarram inconsciente no presépio da igreja. Tudo parece muito engraçado, até a manhã seguinte, quando percebem que Justin está morto. E a partir daí, eles se envolvem numa perigosa trama para esconder seu segredo.
.
O que eu achei?
.
Arrebatado. Por mais incrível que pareça (e acreditem em mim, estou realmente surpreso com isto), é este o sentimento que consigo canalizar e externar ao finalizar a minha leitura de "A Traição de Natalie Hargrove". Este foi o primeiro livro escrito e publicado por Lauren Kate, e quem me conhece sabe que não sou um fã de sua saga mais famosa (muito pelo contrário). Entretanto, algo me impeliu a dar uma segunda chance para a autora... Foi como um ímpeto. Mesmo que, no momento em que fiz a solicitação do romance para a Galera, eu já estivesse lendo o último livro de "Fallen" (e tendo infinitos problemas com ele, como disse na resenha), acabei solicitando o lançamento para a Galera. E, neste exato momento, estou muito feliz por ter sido iluminado pelo impulso naquele instante.
.

Diferente de sua popular história sobre anjos e demônios, "Natalie Hargrove" é um Jovem Adulto contemporâneo - inspirado na tragédia "Macbeth", de William Shakespeare. E é isto que o romance de estreia da autora é: Uma tragédia adolescente. Aqui não há espaço para momentos melosos e declarações de amor pretensiosamente poéticas. Não mesmo. Em meio ao "High Society" do Sul dos EUA, conhecemos jovens mimados e irresponsáveis, criados sobre a estigma de que "O Dinheiro te define/compra tudo", e onde a maior preocupação de todos é saber quem será coroado o Príncipe e a Princesa de Palmetto High. O mais irônico disto tudo é que, com estes elementos, o romance tinha tudo para ser fútil e vazio, mas ele não é. O leitor mais atento facilmente conseguirá enxergar através da casca brilhante e ostensiva da vidinha nada ostensiva de seus personagens.
.
Talvez, este meu contentamento com a história se deva justamente pelo meu fraco por tragédias, e por quanto a leitura me lembrou de "O Morro dos Ventos Uivantes" (que é justamente o meu clássico favorito de todos os tempos). Não que eu queria traçar um paralelo entre Lauren Kate e Brontë, podem ficar tranquilos, mas é que é notável que tanto os protagonistas do romance britânico quanto a personagem título deste livro são abertamente anti-heróis. E você precisa ter consciência disto ao começar a história, se não tudo irá por água abaixo. Natalie Hargrove é o oposto da doce (e irritantemente insossa Luce). A garota mais popular de Palmetto, obcecada com a coroa de Princesa da Escola, dissimulada de forma profissional e com uma atitude repugnante. Em sua visão, qualquer pessoa está abaixo dela, seus amigos são meros peões no jogo da popularidade e - mesmo gostando de verdade (ou algo assim) do seu namorado - até mesmo Mike King tem sua quota de "objeto de valor" na vida da garota. A grande diferença dela para outros personagens odiosos é que - com o tempo - você começa a entender por qual motivo a garota construiu esta armadura impiedosa ao redor de si (e tudo tem a ver com as suas origens, assim como o vilanesco Heathcliff).
.
Entretanto, mesmo amando odiar a personagem título do livro, o que mais me chamou a atenção na história foi justamente a narrativa de Lauren Kate. Eu sempre tive muitos problemas com o estilo pomposo e pretensiosamente poético que a autora apresentou no decorrer da série "Fallen", mas aqui - em "Natalie Hargrove" - é o oposto. O texto é tão diferente, que em um primeiro momento eu me peguei me perguntando se era mesmo a mesma autora. Na minha cabeça, eu só conseguia pensar: "Quem é esta Lauren Kate, e onde ela foi parar?!". Se não fosse pelos títulos dos capítulos e pelo prólogo/epílogo (um vislumbre do rumo que a autora daria para a sua escrita) eu não acreditaria que esta poderia ser a mesma criadora de Luce, e Daniel e Cam e todos os outros. O texto foi extremamente fluído, e ácido e sem papas na língua. Uma combinação que, para mim, foi deliciosa.
.
Por isso entendo tão bem o quanto a recepção do romance foi dúbia, até mesmo nos EUA. Para quem é fã da autora através da saga "Fallen", é como um choque entre mundo. Muitos podem gostar, mas outros tantos - sem sombra de dúvidas - vão odiar. Em "Natalie Hargrove" não há espaço para juras de amor eterno. O que temos aqui é culpa, e soberba, e falta de escrúpulos, e fofocas e intrigas... E uma tragédia, preciso frisar. E foi justamente por este motivo que fiquei completamente apaixonado por esta leitura! Então, se você - assim como eu - teve problemas com os outros livros da autora, eu recomendo a leitura de "A Traição de Natalie Hargrove". Pois, por mais que o estilo de Lauren Kate tenha mudado (bastante!) com o passar do tempo, este é uma a prova que ela pode fazer diferente. Que ela pode fazer mais!
.
.
Sobre a autora:
.
Lauren Kate cresceu em Dallas, foi para uma escola em Atlanta, e começou a escrever em Nova York. Ela é autora da série Fallen e de A Traição de Natalie Hargrove. Ela vive com o marido em Laurel Canyon, e sonha em trabalhar na cozinha de um restaurante, ter um cachorro e aprender a surfar. Atualmente, a autora trabalha nos livros da série Teardrop.
.
TÍTULO: Rapture
TÍTULO ORIGINAL: The Betrayal of Natalie Hargrove
PÁGINAS: 240
AUTOR(A): Lauren Kate
EDITORA: Galera
NOTA: 4 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...