sábado, 30 de novembro de 2013

Lista: Continuações Desnecessárias

.
Hoje em dia, fica cada vez mais difícil ler um livro ''jovem adulto'', ou mesmo ''novo adulto'', que não faça parte de uma série. 
.
A situação é sempre a mesma: Você pega ele para ler, acha que a história foi contada completamente no volume, e - quando vai cadastrar o romance no Skoob, ou até mesmo no Goodreads - descobre que ele é o primeiro de uma saga milenar e gigantesca, divida em mais de 1.846 partes, que conta com contos, novelas e afins. Aí você se descabela e começa à ficar desesperado, por já ter mais de 2.000 séries inacabadas na estante e, mesmo quando não acha a trama aquilo tudo, a curiosidade é maior e você se vê na necessidade de continuar e acompanhar, pois precisa ver onde tudo aquilo vai dar.
.
Mesmo parecendo um fato exagerado, é bem verdade que TODOS nós já passamos por isto. Mais de uma vez. E, não me entendam mal, eu adoro séries - de verdade (pois assim, nós podemos acompanhar aquele personagem que te conquistou por muito mais tempo do que um volume único). Mas a questão é: Será que todo livro voltado para o público jovem precisa ser parte de uma série?
.
.
É claro que eu vejo o lado mercadológico da coisa. E, vamos ser bem sinceros, acho que todos nós conseguimos ver. Mas a coisa toda é que nem todos os livros merecem continuações. Alguns simplesmente por serem perfeitos demais, e o fato de ter uma continuação poderia estragar a imagem que aquele primeiro livro trabalhou em você. Outros realmente não precisam de uma continuação, pois tudo que era preciso ser contado foi dito no livro um - ou até mesmo o primeiro livro não foi estas coisas todas, mas fez sucesso, então... É, nós sabemos final.
.
Foi por esta razão que eu decidi gravar o vídeo de ''Lista'' deste mês abordando este tema tão polêmico e divergente. Eu consigo claramente ver quando um livro necessita (ou merece) uma continuação... Mas e vocês?! O que pensam sobre o assunto?
.

Clique no Player abaixo para Assistir:
.
     
.
Livros citados no vídeo:
.
- Métrica/Pausa, de Collen Hoover
- A Garota Americana: Quase Pronta, de Meg Cabot
- Entre o Agora e o Nunca/The Edge of Always, de J.A. Redemerski
- A Hospedeira, de Stephenie Meyer

5 comentários:

  1. Eu passei por isso quando fui ler o bendito A Canção de Um Súcubo, eu tinha comprado uns quatro livros e encontrei esse por dez reais, a vendedora me garantiu que era um livro avulso, quando fui ler não achei essas coisas toda e o final foi satisfatório, mas quando fui procurar ele no Skoob e registra-lo como lido, descubro que o bendito tem ainda mais três continuações e cada livro custa 39,90. Da pra acreditar?

    O livro nem é bom! fiquei revoltada

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Leia The Edge of Always (e minha opinião é que a conta mais #soudessas)
    Adorei a TAG, acho que vou copiar ... =p
    Também tenho medo da continuação de A Hospedeira, espero que ela desista. Medo de Pausa e de The Edge of Always também.
    Quase Pronta eu gostei, assim é OK, mas realmente não era necessário.
    Eu também acho que várioosss livros deveriam ficar no primeiro, e estou desesperada pela quantidade de séries inacabadas na estante (mas você já sabe disso) rs

    ResponderExcluir
  3. Dos livros que você citou, eu só li A Hospedeira. Tipo, quero muito ler Métrica, mas a galera fala tão bem, que me preocupo se não vou me decepcionar. Eu acho a continuação de A Hospedeira totalmente necessária, porque (SPOILER) um mundo distópico não pode terminar sem uma grande rebelião!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. No meu caso estou com medo de ler a continuão de Easy, pois, ele livro é bem desenvolvido, e pelo que ouvi a Tamara Webber vai contar a mesma história mas com a versão contada pelo outro protagonista que é o Lucas.
    ASs: Alexandra

    ResponderExcluir
  5. Ain que medo dessa continuação de Métrica...
    Eu na verdade nem me empolguei com o proprio Méwtrica e só vou ler por conta da começão geral... Preciso saber se é essa coca-cola toda!
    A continuação de Garota Americana sempre tive medo pq adoro o 1º livro, mas TODOS acham desnecessária... E vc já me fez aquela propaganda e nem sinto vontade.
    Surpreendentemente, ainda não li The edge (pq esse eu estava mesmo ansiando), mas a verdd é que fiquei bem desanimada com uma continuação pq todos falavam q ele fechava bem...
    E essa continuação de The Host sempre foi prometida e eu realmente fiquei com mt vontade de ler desde q terminei a leitura... Sei q ele termina bem e tal, mas eu gostei tanto que queria mais deles... Mesmo com os riscos!

    Bem, entendo todo o lance mercadológico, mas meu maior desespero é realmente aumentar minha lista de leituras, mesmo com livros que eu AMO e leria varias versões com povs diferente, tipo Bd ou Fallen Too Far - esse por exemplo tem spin-offs de todos os personagens e eu fico tipo gimme gimme gimme more Abbi!

    Resta depositar fé nos escritores e orar para que não estraguem nossos personagens! Adorei o video!
    bjbjb

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...