domingo, 3 de janeiro de 2016

Resenha: Me Abrace Mais Forte

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Do universo de Will & Will: Um nome, um destino, conheça a história de Tiny Cooper em um fabuloso musical. Uma novela musical do universo criado por David Levithan, escrito em parceria com John Green e o primeiro livro juvenil com protagonista gay a figurar na lista do New York Times. 
.
Em Me abrace mais forte, o personagem Tiny Cooper, um dos mais carismáticos da trama, disponibiliza o roteiro do musical que acompanha sua trajetória: do berçário até o ensino médio. Com participação especial do fantasma de Oscar Wilde, o roteiro revela os detalhes da vida amorosa de Tiny, seu relacionamento com seus vários ex-namorados, a amizade com a babá lésbica, a relação com os pais e o encontro com o amigo Will Grayson.
.
Will & Will: Um nome, um destino já chegou a 19ª edição e vendeu mais de 150 mil exemplares. 
.
O que eu achei?
.
Vamos começar este breve comentário deixando claro, eu NÃO gosto de musical. Não tenho paciência nenhuma para este gênero, e posso contar nos dedos da mão direita quais são os únicos que se salvam. Não entendo a cantoria, sempre fico enfadado quando uma cena é interrompida para dar a vez a um número musical, e se a história INTEIRA for cantada... Não vou aguentar nem os primeiros quinze minutos (cofcof Caminhos da Floresta cofcof). Para mim, história é história, show é show. Um pensamento quadrado, eu sei, mas muito maior do que eu.
.

Dito isto, acho que dá para entender um pouco melhor como eu estava um tanto quanto receoso a ler este "companion book" de Will Grayson Will Grayson, de John Green e David Levithan. Sim, "Will & Will" se tornou um dos meu Bookcrushes de 2014, tudo bem que Tiny Cooper é a grande estrela do original, e tudo bem que entre o Verde e o Levithan, eu sou TeamDavid sem pensar duas vezes... Mas, um livro musical? Minha mente gritava "fuja para as colinas!". Mas eu não fugi. Eu precisava ver com os meus próprios olhos o resultado final desta empreitada. E o mais hilário disto tudo, é que - depois que li - não imagino a história de Tiny sendo contada de outra forma além de um Musical.
.
Teoricamente, este é o roteiro da peça homônima (que aparece no outro livro) mas em momento nenhum o livro é uma releitura de "Will & Will" sob o ponto de vista de Tiny. Aqui, os dois Wills [ou Will e Phill] são meros coadjuvantes para as estripulias espalhafatosas do protagonista de ossos largos. Nós conhecemos a vida dele desde que nasceu (literalmente) até o momento em que conhece o segundo Will Grayson de sua vida - tudo com muita música repleta de duplos sentidos, coreografias e troca de cenários. A primeira vista, a leitura do roteiro pode parecer meio bizarra... Mas funciona completamente. Pois ao mesmo tempo em que temos o texto da produção, também temos várias anotações do próprio Tiny - dando dicas de como montarmos a peça e, lógico, apresentando seu ponto de vista sobre o que acontece nas cenas.
.
Com sua escrita esperta, as milhares de referências à cultura pop, e a incrível capacidade de escrever como um estivador - e mesmo assim não parecer grosseiro ou agressivo nem por um minuto - David Levithan conseguiu mais uma vez. Assim como ele me convenceu a me apaixonar por um garoto egoísta, narcisista e cujo maior sonho era criar uma produção sobre A PRÓPRIA vida, o autor me convenceu a gostar de um Musical! Eu realmente não sei como ele consegue fazer isto, mas ele faz. É incrível ver como cada livro dele é completamente diferente do anterior, e como cada um é escrito de uma maneira única. Desta vez, podemos ter a oportunidade de conhecer mais sobre Tiny - e o personagem me revelou facetas e inseguranças e medos que eu realmente não imaginava (e que também não esperava que este livro pudesse nos trazer).
.
Assim como a maioria dos livros do Levithan, devorei ''Me Abrace Mais Forte'' em uma sentada. E foi uma ótima forma de encontrar este personagem tão carismático e terminar o meu ano de leituras de 2015.
.
.
Sobre o autor:
.
David Levithan (nascido em 07 de setembro de 1972, Short Hills, New Jersey) é um editor de ficção gay jovem americano adulto e autor premiado. Ele teve seu primeiro livro, Garoto encontra Garoto, publicado em 2003. Ele tem escrito inúmeras obras com personagens gays do sexo masculino, principalmente Garoto encontra Garoto e Nick and Norah. Aos 19 anos, Levithan recebeu um estágio na Scholastic Corporation, onde começou a trabalhar na série The Baby-sitters Club. Dezessete anos depois, Levithan ainda está trabalhando para Scholastic como diretor editorial. Levithan é também o editor-fundador do PUSH, uma marca jovem-adulto da Scholastic Press enfocando novas vozes e novos autores.
.
TÍTULO: Me Abrace Mais Forte: O Musical - A História de Tiny Cooper
TÍTULO ORIGINAL: Hold Me Closer: The Tiny Cooper History
AUTORA: David Levithan
EDITORA: Galera
PÁGINAS: 224
NOTA: 4 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...