terça-feira, 21 de novembro de 2017

Resenha: Mônica & Enzo e Todos os Dias

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada.
.
Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela?
.
De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Mônica e Enzo e Todos os Dias é a história de um amor surpreendente e cheio de possibilidades. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?
.
O que eu achei?
.
Faz praticamente uma semana que terminei este livro, e eu não sabia como chegar aqui e falar toda a minha experiência com o ele de uma forma coerente, pois da maneira mais simples possível, eu simplesmente estou encantado com esta história da Denise Flaiban.
.
Era está a palavra que me faltava e somente ela pode ter explicar quão gostoso e apaixonante foi a minha experiência com Mônica & Enzo. Fazia muito tempo que eu não torcia TANTO para um casal de livro Jovem Adulto - da maneira mais visceral possível - e isto me lembrou muito das minhas primeiras experiências com o gênero. O mais legal talvez tenha sido que tudo ali era uma surpresa para mim... Eu não esperava nada da história, não sabia nada sobre ela, mas cada detalhe novo - por mais simples que parecesse - me cativava por completo.
.
Olhando de uma forma objetiva, o livro é uma receita de bolo de cenoura com chocolate que deu muito certo. É conhecido e gostoso, mas o toque da confeiteira faz toda a diferença.
.
Por isso, por mais que um romance jovem, em uma cidade pequena, com uma escola de Mônica & Enzo traz muita representatividade, não só pelo fato do interesse amoroso da protagonista ser negro, mas também por toda a gama de personagens que o livro traz - sem parecer um big deal. A autora sabe tratar assuntos delicados no decorrer da trama, falando sobre a pressão das escolhas e misoginia, usando de pessoas próximas da Mônica e dando um arco próprio para cada uma delas. Isto para não dizer também da referência óbvia de Friends no título dos capítulos, o quê foi um detalhe que como fã da série logo reconheci e adorei.
.
Mesmo tendo me arrebatado, eu sei que o texto tem os seus deslizes. A ansiedade da Mônica, mesmo que não declarada, poderia ter sido abordada de forma mais direta na história. E, claro, algumas coisas são sim clichés. Mas não teve como: Me apaixonei completamente pelos protagonistas, e pelos amigos deles, e pela família de ambos, e pela escola... E me despedir de todos era algo que não queria fazer. Mesmo assim, foi uma jornada maravilhosa. E fico muito feliz de saber que vai ter um spin off com outra personagem. E também feliz em dizer que este foi sim um Bookcrush.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Jedi, escritora e fangirl nas horas vagas. Viciada em séries, videogame e tão cinéfila quanto se pode imaginar. Apaixonada por lobos, por chocolate, por atores que destroem corações e pelo cheiro de livros. Já navegou por mares desconhecidos, se aventurou em terras fantásticas e participou de um apocalipse zumbi; com o coração aventureiro e a mente cheia de ideias, seus livros contam sobre histórias que gostaria de viver e sobre personagens que gostaria de conhecer.
.
TÍTULO: Mônica & Enzo e Todos os Dias
PÁGINAS: 281
AUTOR(A): Denise Flaibam
EDITORA: KDP
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrushes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...