terça-feira, 21 de novembro de 2017

Resenha: Ninguém Nasce Herói

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. 
.
Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.
.
O que eu achei?
.
Falar que Ninguém Nasce Herói se tornou um Bookcrush de 2017 parece ser uma forma errada de começar a falar sobre ele. Geralmente, quando pensamos em livro favorito, temos está ideia de que nos divertimos, ou nos apaixonamos, ou que fomos transportados para outra dimensão distante... Mas não foi o que aconteceu aqui. Na verdade, esta foi uma leitura tão real e dolorosa e assustadora que eu de fato me perguntava se estava lendo uma distopia.
.
Pois é isto que o livro de Eric Novello é: Uma distopia. Mas o "futuro" presente no livro do autor se mostra tão presente em nossas notícias, em nossa política, que não conseguia ler várias páginas de uma vez - arrastando a minha leitura durante todo o mês de outubro.
.
O que não significa que a escrita seja arrastada, muito pelo contrário. Mas a forma como o autor escolheu narrar sua história - sem a figura mítica do "líder da revolução", mas pelos olhos de só mais alguém na multidão - não deu um sentido mais profundo para o título como também nos aproxima ainda mais dos personagens e da violência que eles vivem. Pois, mesmo que tenhamos Chuvisco como narrador e os seus amigos como fios condutores, poderia ser eu ali... Ou um dos meus amigos. Ou até mesmo você.
.
Não espere que a história de Ninguém nasce herói seja repleta de ação, explosões e momentos de aventura. O foco nem passa perto disto. Aqui, o importante é justamente em como a política - aliada ao fanatismo - pode ser ainda mais tóxica. Em como ela não escolhe alvos, e qualquer um pode ser sua vítima. Que precisamos abrir os olhos, e não deixar que o ódio nos cegue, nos divide ainda mais. Pois nos tempos em que vivemos, esta é uma leitura extremamente necessária. Mas, assim como eu disse daquela vez sobre o livro do David Levithan, eu sei que quem precisa ler este livro não vai chegar nem perto... E se chegar, vai repudiar a sua mensagem logo no primeiro capítulo.
.
     
.
Sobre o autor:
.
Eric Novello é autor e tradutor, e de vez em quando se arrisca a criar letras de música. Escreve livros contemporâneos para jovens e livros de fantasia para adultos, só assim, pra complicar. Todos têm um pé na realidade e o outro no meu mundo insólito, em proporções variadas. Magos e gatos de fumaça? Bonecos falantes aprisionados em garrafas? Amigos lutando contra um governo fundamentalista? É com ele mesmo. Já trabalhou em tanta coisa que você começaria a bocejar se fosse contar agora. 
.
Então vamos à parte que interessa: Nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para São Paulo em 2007. Achou o feminismo importante, que a homofobia deve ser criminalizada e que o mundo pode ser menos babaca e careta. Lê compulsivamente, adora filmes e seriados e vive inventando playlists por aí. Coleciona Funkos  compulsivamente, cultiva cactos e suculentas, e é o humano de estimação de um maine coon chamado Odin. 
.
TÍTULO: Ninguém Nasce Herói
PÁGINAS: 46
AUTOR(A): Eric Novello
EDITORA: Seguinte
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrushes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...