domingo, 27 de maio de 2018

Resenha: Antes do Agora

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
As primeiras experiências marcam. Elas são únicas. Não precisam ser perfeitas.
.
ANTES. O primeiro beijo. O primeiro porre. A primeira transa. Júlia e Gustavo vivenciaram muitas de suas primeiras experiências juntos. Amigos desde crianças, compartilharam medos e anseios, alegrias e desilusões... E também algumas marcas que tentaram disfarçar até o agora.
.
AGORA. Quase três anos após o último contato, eles se reencontram na faculdade. Tentando lidar com o presente, mas sem conseguir se desvencilhar por completo do passado, Júlia e Gustavo serão capazes de viver uma nova primeira vez?
.
Antes do Agora é uma novela Novo Adulta de Gleice Couto, primeira obra do projeto Contar e Criar.
.
O que eu achei?
.
Eu estou já a bastante tempo refletindo sobre as emoções que esta história me passou, pois - de verdade - eu não acredito que estava preparado para elas... Pois, sendo bem sincero, a minha maior motivação para ler Antes do Agora, de Gleice Couto, era que eu precisava de uma leitura rápida e leve para me ajudar a recuperar o meu ritmo de leitura. Só que, apesar de ser sim uma narrativa breve, nem de longe posso classificar esta trama como algo tranquilo de se ler.
.
Assim como a sinopse promete, o conto é um romance Novo Adulto focado nas "idas e vindas" de um casal (foco nas aspas, pois usei esta expressão apenas por falta de uma palavra melhor). Entretanto, a fórmula básica do gênero morre aqui. O foco da autora é muito maior no psicológico frágil da protagonista do que de fato na atração que Júlia parece sentir por Gustavo ser tão grande quanto a repulsa que ela parece sentir por ele. Desde o primeiro momento, sentimos no ar as características de um relacionamento que chegou ao viés tóxico - só que a construção da trama ganha um viés inesperado e muito louvável, não só ao fugir do óbvio como também por trazer uma mensagem importante. 
.
Isto acontece por meio das consultas que Júlia faz com sua psicóloga e também através dos capítulos divididos e ntre passado e presente. Geralmente não sou muito fã de flashbacks, mas aqui o recurso foi imprescindível. Cada novo fragmento do passado é uma parte do quebra cabeça - ou, como a personagem fala para si mesma, uma chave para o esconderijo que ela mesma construiu. Em falar em construção, a própria narração em primeira pessoa já esclarece para o leitor como Júlia está fragilizada. E, sem saber do que aconteceu, nós apenas seguimos página à pagina para tentar entender como tudo aconteceu e o que vai acontecer a partir de agora. 
.
Enfim, como disse no começo, não esperava ser dilacerado por Antes do Agora - e foi o que aconteceu. Poucos contos possuem o poder de me levar às lágrimas pelo o que os personagens, e a autora conseguiu fazer isto comigo. Uma mistura perfeita de um sabor visceral com delicadeza, esta história merecia ser narrada em um romance maior. Pois, em conto, já é brutal.
.
     
.
TÍTULO: Antes do Agora
PÁGINAS: 104
AUTOR(A): Gleice Couto
EDITORA: Contar e Criar
NOTA: 5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...