quinta-feira, 24 de maio de 2018

Resenha: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban Ilustrado

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Depois de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, o terceiro volume da série do bruxo mais adorado do mundo, ganha edição ilustrada pela Rocco. 
.
Com projeto gráfico sofisticado – capa dura, sobrecapa e miolo em papel cuchê – o livro traz o texto integral de J.K. Rowling acompanhado dos incríveis desenhos do premiado ilustrador britânico Jim Kay, escolhido para recriar em imagens os sete livros da série. 
.
Novamente, Kay apresenta um mundo encantado e repleto de detalhes a cada página, agora para acompanhar o terceiro ano de Harry Potter na Escola de Magia de Hogwarts.
.
O que eu achei?
.
Eu confesso: Após A Câmera Secreta e o festival das aranhas, a minha animação com as edições ilustradas por Jim Kay abaixou um pouco. Depois do espetáculo visual que foi Pedra Filosofal, eu esperava que o trabalho ganhasse uma crescente com o decorrer da série - no que acabei encontrando uma arte muito mais contida em sua segunda empreitada com o universo mágico de Harry Potter. Por isso, ao comprar Prisioneiro de Azkaban, meu inconsciente já estava trabalhado para me decepcionar outra vez... Mas não foi isto que aconteceu.
.
O ilustrador, já na folha de guarda, parece querer se redimir com o leitor pelo o que apresentou no volume anterior, e ao menos para mim ele conseguiu. As entradas de capítulo voltaram a ganhar cor e tomar conta das páginas, cenas emblemáticas ganham a devida atenção e até mesmo páginas simples contém pequenos detalhes que fizeram toda a diferença. O mais legal é que, nesta edição, Jim Kay explora novos lugares do cenário, novos ângulos de Hogwarts, e isto afasta aquela sensação de deja vu que ocorreu em Câmara Secreta.
.
Sinceramente, estou MUITO satisfeito com o novo trabalho do ilustrador. É isto que ele é capaz de fazer, e é isto que a série Harry Potter merece. Agora, estou com boas expectativas para a edição ilustrada de Cálice de Fogo - onde os livros começam a se tornar calhamaços e com certeza onde o artista deve estar encontrando a sua prova de fogo.
.
     
.
Sobre a autora:
.
A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
.
Foi uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que realizar um ‘tour’ por diversas editoras, e em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até a Bloomsbury decidir lançar sua primeira obra como mais uma na galeria da literatura infantil. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, Joanne ministrava aulas de francês. O sucesso foi instantâneo, vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards.
.
TÍTULO: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Ilustrado
SÉRIE: Harry Potter
PÁGINAS: 336
AUTOR(A): JK Rowling
EDITORA: Rocco
NOTA: 5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...