sábado, 26 de maio de 2018

Resenha: Formas Reais de Amar

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Que soem os sinos da Abadia, pois uma nova princesa surgirá no nosso mundo em maio deste ano! E, no universo da Agência Página 7, outras quatro princesas chegam para conquistar a literatura nacional. Nesta nova coletânea, reunimos quatro escritoras para contar as virtudes e desventuras de futuras herdeiras ao trono que, com muita sutileza, inteligência e solidariedade, foram criadas para serem grandes líderes. Mas será que é possível governar uma nação e ainda assim controlar o próprio coração? Continuando a valorizar a perspectiva “own voices”, em que o autor escreve sobre algum aspecto de sua vivência, “Formas Reais de Amar” dá espaço para protagonistas não brancas alcançarem a imaginação dos leitores e cativarem seus corações. 
.
Nessa coleção, Lavínia Rocha traz a rivalidade dos reinos Minas e Gerais, onde seus herdeiros têm que trabalhar juntos para amenizar os problemas sociais e políticos e acabam descobrindo que a parceria deles vai além do simples dever com a Coroa. Já Solaine Chioro conta a história da futura governante de Sídera, uma jovem que fez de tudo para fugir e esconder seus sentimentos, mas que agora tem que enfrentar não só o compromisso com seu reino, como lidar com suas inseguranças e se abrir para o amor. Olívia Pilar mostra como nem sempre conseguimos fugir do nosso destino, mas podemos nos adaptar a ele, narrando a trajetória da herdeira do Reino das Marés, que decide passar um tempo bem longe de casa, e o que era apenas um momento para descanso e reflexão acaba se mostrando um divisor de águas na vida dela. Agora, se a vida de uma princesa parece ser puro glamour, Valéria Alves revela que não é bem assim com a história de Catarina, que só queria comer pão de queijo durante o coffee break de uma simulação da ONU e acaba no meio da multidão em frente à Abadia de Santa Rita de Cássia, no evento mais importante do ano, e descobre que seu príncipe está mais perto do que ela imagina.
.
O que achei?
.
Ok, então talvez eu tenha um certo fraco por histórias que se passam na realeza, não nego. Mas o que posso fazer? É maior do que eu. Dito isto, não é nenhuma surpresa que eu tenha ficado simplesmente enlouquecido por Formas Reais de Amar desde que minha amiga Lisse Cunha me avisou do lançamento da antologia. Afinal, tinham muitos detalhes que me fizeram gostar da proposta antes mesmo de ler os contos - e tudo funcionou MUITO quando de fato li.
.
Para começar, temos o fato de ser um compilado de contos nacionais, protagonizado por Princesas Negras. Só este detalhe já faz com que o livro seja completamente diferente dos demais - e isto deu muito material positivo para as autoras trabalharem, e cada uma soube trazer um olhar único, abusando de conceitos históricos e culturais que só enriqueceram as narrativas. 
.
No conto de Val Alvez, temos uma protagonista hilária, que acaba caindo de paraquedas no evento de uma família Real bem abrasileirada. Eu me diverti muito com esta história, a falta de foco de Catarina e o seu crush adorável por Frederico. Eu shippei tanto estes dois que eles acabaram se tornando meu segundo casal favorito do livro. Sim, pois o primeiro lugar pertence aos protagonistas da história da Solaine Chioro, Kayla e Thando. 
.
Kayla não é só negra como também gorda. Toda a construção do reino de Sídera foi simplesmente fascinante em todos os seus aspectos. E, pra completar, temos o relacionamento dela com Thando - que, mesmo com todos os obstáculos que ela mesmo colocava entre os dois, não tinha como não ser arrebatado pelos 2. 
.
Depois de histórias para acalentar o coração, Lavínea Rocha chega para brincar com a razão, em um conto com uma princesa que sabe o que quer, e faria de tudo pelo seu reino de Minas, até mesmo se aliar aos "inimigos" das terras de Gerais. Mesmo trazendo uma narrativa mais sóbria sobre o relacionamento de Lorena e Raul, ainda assim a química entre eles é inegável. 
.
Fechando a antologia, Olivia Pilar traz uma Princesa bissexual em uma história poética e um tanto agridoce. Conhecer a Bahia pelos olhos de Amara foi uma experiência única. E o final inesperado, além de belo, traz uma mensagem maravilhosa.
.
Enfim, eu realmente fiquei investido nestas histórias. Comprei cada ideia, me encantei pelas personagens e AMEI cada minuto que passei lendo o livro. Por isso, não é surpresa que esta antologia acabou se tornando bookcrush. Pois resistir à uma princesa já é uma tarefa difícil. Imagine resistir à quatro.
.
      
.
TÍTULO: Formas Reais de Amar
PÁGINAS: 262
AUTOR(A): Oliviar Pilar, Solaine Chioro, Lavínea Rocha e Val Alves.
EDITORA: Página 7
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...