quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Resenha: Selva de Gafanhotos

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Na pequena cidade de Ealing, Iowa, Austin e seu melhor amigo, Robby, libertam acidentalmente um exército incontrolável. São louva-a-deus de um metro e oitenta de altura, completamente tarados e famintos. Essa é a verdade. Essa é a história. É o fim do mundo e ninguém sabe o que fazer
.
Com todos os elementos obrigatórios de um romance apocalíptico, Selva de gafanhotos mistura insetos gigantes, um cientista louco, um fabuloso bunker subterrâneo, um mal resolvido triângulo amoroso-sexual e muita, muita confusão, e está longe de tratar apenas do fim do mundo.
.
Engraçado, intenso e complexo, o livro fala de um jeito inovador de adolescência, relacionamentos, amizade e, claro, de temas um tanto mais inusitados, como testículos dissolvidos e milho modificado geneticamente. Um romance surpreendente sobre a odisseia hormonal, amorosa e intelectual que é essa fase da vida.
.
O que eu achei?
.
Se existe alguma coisa positiva para dizer sobre a minha experiência em ler Selva de Gafanhotos, esta é que eu consegui terminar ele. Depois de meses me arrastando através de páginas e páginas, em um livro que não tem mais de 350, este é um resultado acalentador e gratificante... O que é bem diferente de tudo o que senti lendo este scifi/trash horror de Andrew Smith. E isto é uma droga.
.
A parte mais interessante da história é justamente a infestação de insetos gigantes e carnívoros em uma pequena cidade dos EUA. As cenas protagonizadas por estas criaturas pavorosas imbatíveis são impactantes e extremamente visuais - e isto realmente me prendia na trama. O problema é que o romance não era só sobre isto... E, enquanto estes monstros tocavam o terror em Ealing, nós tínhamos que acompanhar os dilemas insuportáveis de Austin Szerba.
.
Eu geralmente sou bastante condescendente com protagonistas adolescentes - mas Austin abusou de toda a minha boa vontade. Eu odiei ele como adulto e odiaria ele como adolescente - pois ele é o típico garoto que sempre preferi me manter afastado. Egoísta, com uma visão de mundo babaca, e comportamentos idiotas, não consegui me apegar a ele de forma alguma. Sinceramente, não sei o que Shann ou Robby viram neste garoto - pois ambos são infinitamente superiores a ele. Até agora me pergunto se estas características do personagem foram intencionais ou não... Mas, mesmo que sejam, isto não muda nada.
.
E o livro é narrado INTEIRO por ele. E mesmo com capítulos muito curtos - o que ajudou um pouco - o texto repetitivo, tanto em palavras, informações e expressões, deixava o ritmo truncado e nem um pouco charmoso.
.
Como se isto tudo não fosse o bastante... O livro é problemático. Principalmente na tocante da dinâmica entre Austin e Shann e Robby. Eu tenho plena convicção que Andrew queria soar moderno - mas ele seguiu tantos caminhos errados e rasos que as coisas saíram mais como um desserviço do que outra coisa. Ainda mais a considerando a "confusão" de Austin, que ele nem tem a pachorra de sanar no epílogo da história.
.
Enfim, como disse antes, fico feliz em ter terminado este livro. Esta é a coisa mais positiva que posso dizer no momento
.
     
.
TÍTULO: Selva de Gafanhotos
TÍTULO ORIGINAL: Grasshopper Jungle
PÁGINAS: 352
AUTOR(A): Andrew Smith
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 2 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...