quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Resenha: Você tem a Vida Inteira

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Um livro sensível sobre o amor após um diagnostico de HIV. O livro de estreia de Lucas Rocha é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu 
.
As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três.
.
Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, e sim sobre como podemos formar nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.
.
O que eu achei?
.
Existem livros que nos marcam por nos deixarem felizes. Outros, por nos deixarem tristes. Obviamente, existem aqueles que tocam tão profundamente em nós que parecem que foram simplesmente escritos para a gente... Mas, também existe aquele livro que nos marca de uma forma diferente. Não só por nos cativar, ou nos fazer rir e chorar, mas por nos ensinar. Aquela história que abre os seus olhos e a sua mente, e que muda por completo a sua visão do mundo de uma maneira tão arrebatadora que não existe explicação. E, um exemplo deste último grupo, Você Tem A Vida Inteira é este tipo de livro.
.
Não é todo autor que escolhe um assunto tão difícil quanto HIV para abordar em seu romance de estreia, mas Lucas Rocha não apenas fez isto como também escolhe uma maneira tão singela e honesta de contar a sua história que não apenas é diferente mas encantadora.
.
Obviamente, houve MUITA pesquisa para que esta narrativa existisse... Mas ele não apenas nos dá vários tapas na cara sobre preconceitos que a gente nem imagina que tem como aborda tudo de uma forma didática, simples e sem soar pedante em nenhum momento.
.
Conhecer Ian, Henrique e Victor é uma experiência única. Não apenas por terem vidas e personalidades tão diferentes, ou por mostrarem que o vírus não escolhe etnia ou classe social - mas por estarem ali para mostrar um outro lado de pessoas soropositivas que nós ainda não conhecemos, em pleno ano de 2018.
.
Eu não vou mentir, tive muito medo que a história fosse nos levar em uma espiral de tristeza e dor proporcionada pelo diagnóstico, mas o caminho escolhido por Lucas Rocha aqui é outro. Em Você Tem A Vida Inteira, o autor se agarra à esperança, à amizade e em como "o tempo não para". Tudo leva seu tempo para acontecer, a angústia, os medos e os preconceitos estão ali... Mas nós vemos mais. Muito mais. E é isto que fez toda a diferença. E por isto eu digo aqui, com todas as letras, que este foi um dos choques de realidade mais incríveis que eu tive.
.
     
.
TÍTULO: Você tem a vida inteira
PÁGINAS: 288
AUTOR(A): Lucas Rocha
EDITORA: Galera
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...