quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Resenha: Um Milhão de Finais Felizes

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.
.
Mas é quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.
.
O que eu achei?
.
Depois de ter me apaixonado por Quinze Dias, eu estava muito empolgado pelo segundo livro do Vitor Martins... E com muito medo também. Pois, sabe como é, a expectativa sempre vai ser uma droga - e muitas vezes ela mais atrapalha do que ajuda. Por isso, quando Um Milhão De Finais Felizes saiu, eu fiquei tão dividido entre estes dois sentimentos que começar a leitura em si foi quase cômico. Mas, a partir do primeiro capítulo, logo eu percebi que todos os meus temores foram infundados - pois sabe as expectativas? Elas foram superadas.
.
Assim como no livro antecessor, a escrita do autor continua fluída, divertida e totalmente despretensiosa. Mas sabe o que é mais legal? Dá para perceber uma evolução notável no texto, assim como na própria história. Apesar de manter as características marcantes de Quinze Dias, a história de Jonas parece ter mais corpo, com um Vitor mais seguro do que está fazendo. Esta é uma história que fala sobre muitos assuntos sérios, como relacionamentos familiares tóxicos e também sobre dúvidas religiosas, mas que são tratadas de uma forma tão honesta e sincera que não tem como não se relacionar com os dilemas do personagem.
.
Conhecer Arthur, Danilo, a Isa e a Karina é maravilhoso e apaixonante. De fato, o amor e a amizade destes personagens é o que nos leva através das páginas, e quando chegamos ao final e percebemos o que o autor queria fazer ao nos apresentar a estes personagens tão únicos é simplesmente belo e emocionante. E, sim, talvez tenha chorado no final.
.
Quanto aos piratas que Jonas escreve? Bem... Você também se apaixona por eles. Meu maior medo era que estas intervenções com o "livro dentro do livro" acabasse atrapalhando o ritmo da história, mas o que acontece é justamente o oposto. Sim, talvez eu queira que as aventuras de Tod e Bart continuem. E olho que nem gosto muito de histórias no mar.
.
Enfim, quando comecei este livro, nunca imaginaria que pudesse superar o meu xodó por Quinze Dias. Mas superou. E estou muito feliz com isto.
.
     
.
Sobre o autor:
.
Vitor Martins é apaixonado por livros, filmes, séries e pizza. Ele mora em São Paulo com seu namorado e seus dois gatos insubordinados e acredita que, dentro de cada um, há um milhão de finais felizes esperando para acontecer. Vitor é o autor de Quinze dias, também publicado pela Globo Alt.
.
TÍTULO: Um Milhão de Finais Felizes
PÁGINAS: 352
AUTOR(A): Vitor Martins
EDITORA: Globo Alt
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...