sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resenha: Belo Desastre

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. 
.
Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. 
.
O que eu achei?
.
Eu tinha todos os motivos do mundo para odiar ''Belo Desastre''. Em primeiro lugar, ele chegou por aqui sendo vendido como uma espécie de ''50 Tons de Cinza'' para Jovens Adultos*, e todos sabem o quanto tive problemas com este livro. Além disto, todo o borborinho causado na blogosfera literária meio que me assustou (Sempre que isto acontece, eu já me preparo para o pior). E, para completar, eu meio que achei a sinopse bem clichê, do tipo: Menina ''boazinha'' com ossos no porão + bad boy buscando redenção... É, nós já vimos esta história antes, e achava MUITO difícil o mesmo raio cair três vezes no mesmo lugar.
.
Mas ele caiu.
.
Para começar, a escrita da Jamie McGuire é viciante, visceral e muito fácil de ser lida. Já nas primeiras linhas, do primeiro capítulo, ela já começa a história à 200 km/h, te fisgando e te fazendo mergulhar na narrativa logo de cara. Eu consegui ler as mais de 300 páginas do livro em menos de 24 horas, de tão hipnotizado que eu estava. E isto foi um recorde para mim...
.
O livro também é cheio de cenas de sexo sem camisinha (o que eu não recomendo para ninguém!), violência, bebedeiras e palavrões... O que a princípio poderia ficar hiper vulgar, mas a Jamie consegue te levar na maior naturalidade e sem tratar estes assuntos de forma paternalista - o que eu sempre acho ótimo e ganha muitos pontos comigo (no quesito ''livro'', não que eu seja uma pessoa boêmia, muito pelo contrário), pois sempre que me deparo com algum destes assuntos em um romance para jovens, quase que imediatamente encontramos um sinal de alerta piscando em cima deles, e isto não acontece em ''Belo Desastre''.
.
Pelo contrário, o leitor sabe MUITO BEM que aquilo tudo é reprovável, está quase que implícito, mas na trama funciona muito bem.
.
Mas, entretanto, a grande estrela do livro é o relacionamento conturbado da Abbs com o Travis. Como eu disse no começo, ela é a ''falsa careta'' cheia de segredos obscuros no passado e ele o típico Bad Boy com temperamento difícil, que fuma, bebe, ganha dinheiro em lutas clandestinas e transa todo dia com uma mulher diferente. Até que os dois se conhecem, e as fagulhas voam. Desde o começo você percebe que a relação deles é um carro desgovernado, mas - por incrível que pareça, você torce para que tudo dê certo. 
.
Travis tem um sério transtorno compulsivo obsessivo, e quando ele começa à sair com a Abbs, ela percebe que o cara pode dar muito problemas. E ele dá! E acho que este é o ponto - o do controle doentio - em que comparam o livro com ''50 Tons'' ( o que eu não concordo, pois neste você claramente enxerga uma psicopatia, não apenas um fetiche como na história do Christian Grey). E mesmo com ele agindo desta forma extremamente doentia, que com certeza geraria vários processos e ordens de restrições na vida real, o leitor acaba entendendo o lado dele também - o que, sem sombra de dúvidas, deixa tudo mais doentio!
.
Como disse no ''Diários de Leitura'', isto nunca funcionaria fora das páginas. Este comportamento inegavelmente controlador do Travis é uma característica assustadora e que sempre acaba da pior forma (acreditem, conheço alguns casos), mas - na história - ela acaba se transformando em um atrativo à mais, o que te leva à pensar que talvez quem tenha problemas seja você, por comprar um relacionamento destes e esperar que dê certo como em um conto de fadas.
.
O livro todo é uma montanha-russa emocional, e mexe com você de verdade. Tudo acontece de uma forma que  te prende às páginas, e você não consegue largá-lo até chegar ao final. A história é um tanto nociva, perturbadora e cheia de mal exemplos... Mas te conquista. Como um verdadeiro Guilt-Pleasure. E sem sombra de dúvidas, se tornou um dos meus livros favoritos da estante, do jeito mais inesperado possível.
.
ps: Sim, eu sei que todos estão classificando este livro como ''New Adult'', mas eu simplesmente não suporto esta classificação... Acho desnecessária e modinha, e cria uma espécie de ''inferiorização'' dos Jovens Adultos. Enfim, é a minha opinião.
.
ps2: Atualmente, a autora trabalha em ''Walking Disaster'', e versão da história pelo ponto de vista do Travis... Nem preciso dizer que talvez este consiga ser ainda mais intenso do que o ponto de vista da Abbs, não é mesmo?!
.
Meu quote favorito:
.
''- É perigoso precisar tanto assim de alguém. Você está tentando salvar o Travis, e ele espera que você consiga. Vocês dois são um desastre.
  Sorrio para o teto.
  - Não me importa o que seja ou o porquê. Quando é bom, Kara... é lindo.
  Ela revira os olhos.
  - Você está ferrada.''
.
Para ler escutando:
.
Música: We Found Love - Artista: Rihanna
Música: Please Don't Leave Me - Artista: P!nk
.
Sobre o autor:
.
Jamie McGuire nasceu em Tulsa, Oklahoma. Ela foi criada por sua mãe Brenda em Blackwell, Oklahoma, onde ela se formou no colegial em 1997. 
.
Jamie assistiu à Northern Oklahoma College, da University of Central Oklahoma, e Autry Centro de Tecnologia, onde se graduou com uma licenciatura em Radiologia. Jamie vive agora em Enid, Oklahoma, com seus três filhos e marido Jeff, que é um cowboy de verdade. Eles compartilham seus 10 hectares, com quatro cavalos, quatro cães e Galo o gato. 
.
Livros publicados por Jamie incluem a trilogia Providence, e o ''The New York Times best-seller'' Beautiful Disaster, um romance contemporâneo. Quando ela não está escrevendo, Jamie passa seus dias deixando seus quatro cães dentro e fora de casa.
.
TÍTULO:  Belo Desastre
TÍTULO ORIGINAL: Beautiful Disaster
SÉRIE: Belo Desastre
PÁGINAS: 392
AUTOR(A):  Jamie McGuire
EDITORA: Verus
NOTA: 4,5 Estrelas

6 comentários:

  1. Eu já li resenhas muito positivas e muito negativas sobre esse livro. PAra ter uma opinião,só lendo, mas infelizmente a história não me chama muita atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei à ler ''Belo Desastre'' cheio de preconceitos, mas no final não consegui resistir ao Vodu que a autora lançou sobre as páginas do livro... Pois só isto para explicar! Rsrrs

      Excluir
  2. Gente, eu me apaixonei pelo seu jeito de escrever, SHUAHUSA.
    Já comprei Belo desastra que está na minha estante apenas esperando a vez dele de ser degustado e meu Deus, quero gostar tanto quanto você haha.
    Muita gente comentou sobre a versão pelo ponto de vista do Travis e a maioria acha que o livro vai ser ainda mais emocionante, espero que seja. Pretendo lê-lo também, rs.
    Já estou seguindo aqui, adorei o blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube que a editora vai fazer uma série tipo ''Química Perfeita'', com um livro para cada irmão do Travis - e que no novo livro, Walking Desaster (que é sob o POV do Travis) a história vai um pouco além do final do primeiro.

      Esta última notícia me deixou um pouco apreensivo! Rsrrss

      ps: Muito obrigado pelo elogio! '')

      Excluir
  3. Olha! Mesmo ouvindo toda a sua opinião no clube, tive que comentar aqui. A gente é sempre parceiro de opinião, sempre! kkkk

    Você faz críticas muito boas.

    Eu estou muito ansiosa e apreensiva com esse novo livro. Por que bem, não acho que a mesma história sobre um novo POV vá funcionar. Sei lá, é difícil de escrever, e tem tanta expectativa em cima desse livro que eu acho que ele vai berar a decepção.
    Se eu pudesse entrar na cabeça da Jamie, eu trabalharia uma nova história. O final de BD dá muito pano pra manga, afinal eles passam a um outro nível de relação, e como é um 'preciso de você mais que tudo' dos dois lados é fácil imaginar o que mais poderia sair dali.

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente AMO a sua positividade! Porque vc é justamente o que eu tento não ser! Huahuahua
    Mas é verdade que qnd a coisa gera mts ohs e ahs, eu fico meio (O.o) Hahah Mas sempre sou a Suíça entende? Mantenho minhas expectativas acorrentadas para não me decepcionar!
    O fato é que adoro como vc escreve suas impressões!

    Agora como assim vc leu tanto em menos de 24 hrs? Uau, se ela conseguiu isso contigo é capaz de também acontecer comigo! Sabe que sou sua parceira de tartaruguisse...

    Mas amei sua resenha! O meu ta na fila e acho que lerei já! Eu tb concordo que a coisa toda do controle é otima e excitante nos livros e talvez na Tv mas na vida-real não rola.. Quer dizer, tem essas coisas que em livro a gente torce pra dar certo, mesmo quando ta errado e na vida a gente só quer se livrar!

    O paragrafo final, antes dos ps ta tão intenso! Amei! E esse quote? Céus, é tão EU! agagaahuahuhauhau
    Tb amo a escolha musical! Found Love é vidaaaaaloka

    bjbj
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...