segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Resenha: Nicola e o Visconde

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Meg Cabot explora o mundo dos romances de época, neste Orgulho e preconceito para adolescentes. 
.
Nicola Sparks, uma órfã de 16 anos, está prestes a mergulhar de cabeça em sua primeira temporada na alta sociedade londrina. Seu maior sonho – ser pedida em casamento pelo charmoso visconde Sebastian Bartholomew — também está prestes a se realizar! 
.
Portanto, naturalmente, ela fica muito irritada com as insinuações de Nathaniel Sheridan a respeito do caráter duvidoso de seu noivo. Tomada pela curiosidade, Nicola começa a juntar algumas peças dessa história. Para sua surpresa, ela percebe que estava atrás do visconde errado desde o começo. Será que é tarde demais para fazer a coisa certa?
.
O que eu achei?
.
Depois de Victoria e o Patife, finalmente (e graças à minha amiga Lisse Cunha) eu peguei para ler Nicola e o Visconde - o segundo e último romance de época Jovem Adulto escrito pela Meg Cabot. Ao terminar este volume, percebi o que a autora fez com esta série - que não é série - e achei interessantíssima a ideia de se trabalhar os mesmos arquétipos mas com situações e características em um espelho invertido.
.
Tanto Nicola quanto Victoria são órfãs, idealizadoras e conhecidas pelo temperamento difícil. Mas as semelhanças terminam por aí. Mais abastada financeiramente, Victoria muitas vezes era mais "pra frentex" (em parte por ter crescido na Índia). Já Nicola é uma mocinha romântica bem menos ousada, estudada em um colégio de moças e com muito menos grana. Durante muito tempo, a garota se orgulha de deixar-se ir ao sabor do vento, e este talvez seja o seu maior problema.
.
Este comportamento frívolo da mocinha não me cativou muito, e durante boa parte da história, me fez sentir saudades da narradora do outro livro. E por falar em trama... Dividida em duas partes, a introdução desta me pareceu mais cansativa e arrastada - o que não precisava ser, considerando todo o plot que se desenvolveu na segunda metade do texto e que deu uma outra cara para os personagens.
.
Mesmo assim, como um bom livro da Meg Cabot, este também é extremamente bem humorado - e é fácil reconhecer o estilo narrativo da autora, mesmo mascarado sob a prosa em terceira pessoa. E este é o trunfo que nos leva através das páginas, até o ponto em que a história finalmente começa a empolgar. E, de fato, a segunda parte empolga. Só que, sem sombra de dúvidas, o espírito petulante e expansivo de Victoria fez falta à doce Nicola.
.
     
.
Sobre a Autora:
.
Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense. 
.
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
.
Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária.
.
TÍTULO: Nicola e o Visconde
TÍTULO ORIGINAL: Nicola and the Viscount
PÁGINAS: 272
AUTOR(A): Meg Cabot
EDITORA: Galera
NOTA: 4 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...