segunda-feira, 17 de junho de 2019

Opinião: Amizades, Cacatuas & Outras Coisas

.
''Bookcrushes'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Antônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. 
.
No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se autodescobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.
.
O que eu achei?
.
Eu estava SUPER empolgado para ler esta história da Mareska Cruz, pois simplesmente o conto dela em "Todas as Cores do Natal" foi um dos meus favoritos da antologia, e queria MUITO saber como ela desenvolveria a sua narrativa em um texto maior - sem falar que, assim como o título deixa bem claro, esta novela é focada em um relacionamento de AMIZADE, e eu sou um completo vendido quando se trata do assunto em livros do gênero Jovem Adulto. Ah... E também temos esta capa linda, é claro. E sou um vendido neste campo também, o que significava que, sim, "Amizades e Cacatuas" já estava no meu radar desde que saiu.
.
Dividido entre os pontos de vista de Helena e Antônia, duas garotas bem diferentes, mas que até pouco tempo eram extremamente amigas, a trama parte da motivação do leitor em descobrir por qual razão as duas pararam de se falar - pois é óbvio o quanto uma sente falta da outra, e que ambas não sabem como dar o primeiro passo para colocar as coisas em pratos limpos. O mais legal é que tanto uma quanto a outra trazem um background bastante distinto para a história - a primeira tendo que lidar com a sua ansiedade e questões revoltantes como uma relação racistas no qual ela sem querer está inserida, e a segunda precisando avaliar o seu temperamento explosivo, fruto de um mecanismo criado pela mesma para enfrentar a gordofobia.
.
O ritmo do texto é bem gostoso de se acompanhar, e o clima de cidade pequena permeia a novela. Aliás, esta é uma história muito mais de situações do que de acontecimentos propriamente ditos. O que me fazia ler era justamente os detalhes cotidianos das protagonistas, o círculo de personagens que as rodeavam, e como elas resolveriam todas as questões não explicadas entre ambas. Ainda assim, mesmo sendo uma linha narrativa bastante simples, as mensagens que a autora traz sobre saúde mental, amizades sinceras e auto aceitação são muito boas. 
.
Meu único porém foi como a situação de Helena com duas colegas de escola se resolveram. Eu achei a questão grande demais para ter um desfecho tão simples e "fofo", e acho que - nesta situação - não caberia um tratamento tão condescende sobre o assunto. E foi o único ponto da novela que me fez tirar uma estrela da leitura. Entretanto, todo o restante ainda me cativou muito - e foi isto que fez toda a diferença no final.
.
     
.
TÍTULO: Amizades, Cacatuas & Outras Coisas Fora de Controle
PÁGINAS: 142
AUTOR(A): Mareska Cruz
EDITORA: KDP
NOTA: 4 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...