sábado, 29 de junho de 2019

Opinião: Querido Ex

.
''Bookcrushes'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Este livro reúne as cartas Dele, um jovem gay, cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país. 
.
Por mais que tente, de todas as formas, fugir da memória e imagem do seu (não tão querido) ex, ele continua sendo perseguido por ela onde quer que vá. Nos outdoors? Ele está lá. Na televisão? Ele está lá. No Instagram? Ele está lá também. Como se livrar de um passado que insiste em ser seu presente?
.
"Querido ex," é um registro do luto, caos e poder que vem com o fim de um relacionamento abusivo. As dificuldades da vida acadêmica, a solidão, os encontros entre o racismo e a homofobia e a dor e libertação do descobrir a si mesmo são colocados no papel, enquanto Ele refaz os caminhos pelos quais se perdeu, enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores.
.
O que eu achei?
.
Eu confesso que ainda estou digerindo o final de Querido Ex. Dizer que eu não estava preparado para a verdadeira avalanche de emoções que me tomaram no decorrer da narrativa não chega nem perto de expressar TUDO o que estou sentindo no momento. Pois, sim, pela sinopse, eu já esperava que a história de Juan Jullian fosse recheada de momentos catárticos - mas a sinceridade sem pudores e quase que brutal de seu protagonista me pegou de surpresa por completo.
.
É engraçado perceber agora como eu reagia às ações do narrador. Nem sempre eu concordava ou mesmo passava a mão na cabeça do que ele fazia, mas - do começo ao fim - eu fui 100% empático com ele. Boa parte desta conexão pode ser explicada pelo próprio texto do livro, construído de forma epistolar, em verdadeiros desabafos cheios de dor, impotência, incredulidade, amargura e até um pouco de deboche. Na verdade, o deboche dele ajuda e muito a equilibrar os momentos mais tensos da trama, que podem envolver alguns gatilhos relacionados à ansiedade e também abuso (em todas as suas formas e definições).
.
Como esperado, toda a história é pautada no relacionamento abusivo que o protagonista vivenciou ao lado do agora ex-participante de reality show e subcelebridade do momento. Esta é uma pessoa tão odiosa, e reprovável, e repugnante que, mesmo quando o narrador fazia coisas totalmente reprováveis como uma reação do conflito psicológico que era namorar com ele, o leitor consegue entender os motivos que o levaram a fazer aquilo. Mas sabe que o que é mais engraçado? O ex possui características realmente inspiradoras... Mas como logo percebemos, tudo não passa de fachada.
.
Para quem espera uma história engraçadinha com final feliz, já aviso, não é isto o que vai encontrar por aqui. Tudo em Querido Ex é muito cru, e visceral, e com um pé no lado mais cretino da realidade, e Juan Jullian faz questão de deixar isto bem explícito até o derradeiro fim. Como disse lá no começo, a conclusão me deixou sem palavras. Pois, além de ser um desfecho por completo inesperado, ele consegue ser capaz de mostrar que algumas coisas NUNCA mudam. E mesmo dilacerado pela conclusão nem um pouco paternalista, é inegável o quanto esta história me prendeu e brincou com os meus sentimentos. Com toda a certeza, um inesperado favorito do ano.
.

.
TÍTULO: Querido Ex, 
(que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)
PÁGINAS: 262
AUTOR(A): Juan Jullian
EDITORA: Transversal
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrushes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...