quarta-feira, 5 de junho de 2019

Opinião: Sabor da Maré

.
''Bookcrushes'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
"Sentada na pedra do Arpoador, Diana conversou com a morte pela primeira vez." 
.
Depois da morte do pai, afogado em um acidente no mar do Rio de Janeiro, Diana passou a frequentar a praia do Arpoador para tentar resgatar alguns momentos com ele. De tanto chamar pelo pai neste lugar, uma mulher acaba ouvindo, mas as respostas que ela traz para Diana podem não ser o que ela esperava
.
Sabor da Maré é um conto de realismo fantástico escrito por Eric Novello, autor de Ninguém Nasce Herói e Neon Azul. 
.
O que eu achei?
.
A sensibilidade que Eric Novello mostrou ter ao escrever este conto é simplesmente magnífica. Falar sobre temas tão pesados como o luto, a depressão e o suicídio, mas de uma maneira completamente respeitosa e com uma poesia enorme, é algo a ser aplaudido de pé - e aqui o autor faz isto com maestria. Mesmo já tendo conhecido o seu texto através da "distopia" (foco nas aspas) Ninguém Nasce Herói, em Sabor da Maré é como se estivéssemos encontrando um outro narrador, com uma prosa bem específica, em um ritmo constante e tranquilo - quase como o balanço do mar. 
.
A parte em que o realismo fantástico é inserido na história, sem sombra de dúvidas, foi a minha favorita. Ela rende momentos interessantíssimos, é refrescante, e traz algumas referências maravilhosas - como a relação de um dos personagens ligados à protagonista com uma conhecida entidade da natureza, que me deixou salivando para que houvesse ao menos mais um conto protagonizado por ele, só para que mais deste folclore fosse abordado.
.
Apesar de ser um conto bem rapidinho de se ler, Sabor da Maré consegue deixar a sua impressão. Existe um elo com a dor e a negação da protagonista acerca dos mistérios que rondam a morte de seu pai, e de fato eu me importei muito com ela - mesmo sabendo apenas alguns fragmentos de sua vida. Tudo é muito bem construído e costurado, e as cenas finais possuem uma carga dramática que foi muito bem conduzida ao longo de toda a cena. Enfim, uma ótima história para ler na hora do almoço, em uma viagem de ônibus ou mesmo em alguma fila. Bela e poética, sem igual. 
.
.
Sobre o autor:
.
Eric Novello é autor e tradutor, e de vez em quando se arrisca a criar letras de música. Escreve livros contemporâneos para jovens, e livros de fantasia para adultos, só assim, pra complicar. Todos têm um pé na realidade e o outro no seu estranho mundo, em proporções variadas. Magos e gatos de fumaça? Bonecos falantes aprisionados em garrafas? Amigos lutando contra um governo fundamentalista? É com ele mesmo. Já trabalhou em tanta coisa que você começaria a bocejar se fosse contar agora. 
.
Nas horas vagas, constrói impérios no Civilization e esfria a cabeça no seu PlayStation, não dispensando uma boa luta de Mortal Kombat nem um rolezinho em Arkham.
.
TÍTULO: Sabor da Maré
PÁGINAS: 14
AUTOR(A): Eric Novello
EDITORA: KDP/ Agência Página 7
NOTA: 5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...