sábado, 18 de dezembro de 2010

Resenha: A Decepção do Ano

''Na Minha Estante'' adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers ocasionais da trama abordada... Não que vá interferir em alguma coisa, mas é só para não falarem que eu não avisei!
.
Sinopse:
.
''Cidade dos Ossos'' nos apresenta Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos, mora com a mãe - uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube chamado ''Pandemoniun'', a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos.
.
Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.
.
O que eu achei?
.
Quem assistiu ao último post do ''Meu Carrinho'' já deve ter sentido qual foi a impressão que este livro deixou em mim... Para algumas pessoas, Cidade dos Ossos é brilhante? Sim. Eu recomendaria? Não.
.
Vejam bem, esta foi a impressão que EU tive ao ler a história. Possa ser que você, ou qualquer outra pessoa, venha a gostar e ser fã da narrativa da Cassandra Clare... Mas, novamente digo, para mim não funcioinou.
.
Talvez o principal problema tenha sido a minha falta de simpatia para com os personagens da trama. Muitos, ao me falarem de Cidade dos Ossos, me diziam que Clary e Jace eram um casal ao estilo Nora e Patch, da série Sussurro. Quem me dera se eu tivesse percebido isto também. Ao contrário da segunda dupla, que me conquistou desde o primeiro capítulo, os protagonistas da saga de ''Os Instrumentos Mortais'' me irritaram o máximo que podiam. A carência de carisma dos dois chegou à tal ponto que, em um determinado ponto do livro, eu torci para que um deles morresse - só para eu poder sentir ALGUMA COISA, nem que fosse pena.
.
Outro também que não me fez sentir NADA - nem medo, ou repulssa, ou raiva, ou qualquer coisa - foi o vilão da trama, Valentim. Algumas de suas ações no passado realmente foram revoltantes. O que me fez acreditar que, quando ele finalmente surgisse, a história daria tal guinada que me faria desejar continuar a ler a série... Ledo Engano. Assim que Valentim finalmente aparceu em carne e osso nas páginas de Cidade dos Ossos, e começou a falar, todas as minhas esperamças se desmancharam como um baralho de cartas.
.
Na maioria dos livros, sempre se cria um clima para apresentar o antagonista. Em qualquer narrativa, o vilão é a encarnação da maldade, com uma aura quase sobrenatural, inumana. E foi exatamente isto o que faltou à Valentim. A Encarnação da Maldade. O sinal de perigo em suas falas. O que foi uma pena.
.
Estes dois fatos, e muitos outros pequenos detalhes, trouxe como resultado a minha total apatia com a história. Quando acontecia alguma coisa ''grande'' (ênfase nas aspas), eu não me importava nem um pouco. Quem vencia, ou quem perdia era o de menos. Tudo o que eu queria era chegar no final do livro.
.
E isto eu consegui.
.
O Ponto Alto
.
A cena do confronto com o Abbadon. Mas foi mais pela idéia do Abbadon, que é uma espécie de ''demônio ancestral'', do que pela cena em si. Também foi neste momento em que eu torci - inutilmente - para que alguém morresse, mas isto não aconteceu. Mais alguma coisa?... Não. Acho que é só isto o que eu tenho a dizer.
.
Momento Desnecessário
.
Acho que poderia dizer ''O Livro Todo'', mas estaria sendo mesquinho. Então eu fico com três: A visita à Cidade dos Ossos, que dá título ao livro, toda a sequência do Hotel Dumort, desde a festa de Magnus Bane até a fuga da Batalha entre Vampiros e Lobisomens, e a cena com a Última Revelação do livro. As duas primeiras, por parecerem promissoras, mas no final se revelaram ser apenas uma forma de aumentar as páginas do volume, e a terceira por não passar a emoção no mínimo NECESSÁRIA para o momento e pela reação de ''Argh, que nojo!'' que ela nos deixa ao terminarmos de ler a história (o que me deixou com mais raiva, pois eu li já vários spoilers sobre as continuações, e descobri que todo o barulho provocado por esta ''revelação'' termina em... er... nada - o que já era ULTRA esperado).
.
Quem me conquistou?
.
Ninguém. Se nem os protagonistas + o vilão me conveceram, imaginem o resto?!
.
Quem eu odiei?
.
Ninguém³ x 2. Pois, para você ''odiar'' alguém, é necessário que se tenha - no mínimo - ALGUM sentimento por ele. E eu não senti nada, por nenhum personagem. Então, eu não posso odiar Ninguém...
.
ps: Sim, sei que estou sendo cruel. Mas é o que EU senti.
.
A Capa
.
Er, o que dizer sobre a capa? Ela é impressa em um tipo de papel estranho - que parece reciclado. O garoto da capa exibe os peitorais no melhor - e mais desnecessário, impossível - estilo ''Oi, sou um livro de banca... Venha ver como sou gostoso!''. Sem falar do brilho ''Edward Wannabe'' - e incontestávelmente vergonhoso - que salta do corpo do próprio Garoto-''Livro de Banca de Jornal Teen''. Bom, acho que dois ''Mundanos com o dom da Visão'' é o máximo que eu posso dar para esse povo que criou o design do livro.
.
Minha Playlist
.
Música: Don't Forget - Artista: Demi Lovato
.
Sei que devem estar se perguntando ''Como assim, Don't Forget''... Mas foi essa a música que os personagens cantaram para mim quando terminei de ler o livro. E sabe qual foi a minha resposta? ''Sorry... I try''.
.
TÍTULO: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos
TÍTULO ORIGINAL: The Mortal Instruments, book I - City of Bones
AUTOR(A): Cassandra Clare
EDITORA: Galera
NOTA: 5,0 (Só por que estou bonzinho)

4 comentários:

  1. Nossa. Eu gosto TANTO dessa série. Enfim, entendi seu ponto de vista, mas não desista ainda. A série é muito boa e o último livro (que não é mais último) é surpreendente.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Essa é uma das minhas séries preferidas...
    Quanto ao Valentim, ele fica pior nos outros livros...
    Quanto a capa, ela só quer mostrar as tatuagens de proteção dos caçadores...!
    Mas bem, cada um tem sua opnião certo?

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tudo bem.. eu concordo com você! simplesmente não senti emoção em nenhum momento do livro. Pra mim foi terrível a experiência de ler Cidade dos Ossos, porque, deixa eu te dizer, que quando peguei ele pra ler, tava super excitada, sabe? Super pensava que ia ser bom.. mas a leitura foi se tornando cada vez mais entediante.. Como eu não gosto de começar uma série sem terminar, um dia eu leio o restante dos livros. Então essa é a minha opinião.
    Aliás, de todo o livro, o que mais me decepcionou foi o final. Em absoluto!!

    Não entendi muito bem o porquê da música da Demi (que eu adoro) como playlist.. mas tudo bem.

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por que a letra pede para a pessoa ''não esqueer'' sobre tal coisa, e eu faço QUESTÃO de esquecer a minha leitura de Cidade dos Ossos. Rrsrs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...