terça-feira, 1 de março de 2011

Resenha: Crescendo Rocks!

''Na Minha Estante'' adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers ocasionais da trama abordada... Não que vá interferir em alguma coisa, mas é só para não falarem que eu não avisei!
.
Sinopse:
.
A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso… e está com ela. O problema é que ele sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar.
.
Não fosse isso, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo.
.
Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas — do contrário, podem destruir tudo em que você acredita.
.
O que eu achei?
.
Eu sou muito suspeito para falar qualquer coisa sobre a série Hush Hush. Até por que eu acompanho a saga criada por Becca Fitzpatrick desde antes de ser lançada nos EUA. Tudo bem, reconheço que a história de Nora e Patch não é a mais perfeita do Mundo - muito menos é uma do tipo que agrade todos - mas eu tenho um carinho muito especial por ela.
.
Por isso, para mim, ''Crescendo'' era um dos livros mais esperados deste ano. Minha ansiedade era tão grande que, assim que vi o volume exposto na vitrine da livraria, entrei sem pensar duas vezes e o comprei. Acho que nem preciso falar que ''Crescendo'' acabou furando a minha fila de leitura descaradamente e que devorei o livro em menos de dois dias - o que (se tratando do meu caso) já é muita coisa, considerando que este contém mais páginas que ''Sussurro'', além de toda a minha falta de tempo e blábláblá.
.
Mas eu não posso dizer que me arrependi de ter feito isto nem um minuto sequer, já que esta nova história da Becca me surpreendeu positivamente.
.
Para falar a verdade, uma coisa que me surpreendeu mais do que a pópria história contada no livro foi a opinião de boa parte da blogosfera sobre o mesmo. Entre tantos comentários como ''Morno'', ''Lua Nova: parte 2'' e ''Nora tem que Morrer!'', eu fiquei me perguntando se tinha lido realmente o mesmo exemplar que todo mundo. ''Crescendo'' pode ser tudo, menos ''morno'' ou até mesmo ''arrastado'' como ''Lua Nova'' foi. E uma personagem que sempre eu vou defender vai ser a Nora. Ela pode não ser nenhuma ''Bad-Ass'' nem nada do tipo... Mas ela é tridimensional, diferente de muitas proagonistas que temos aos baldes por aí.
.
Se me deixarem, eu fico defendendo a Nora por horas à fio. Até por que, se ela fica ''um tantinho'' paranóica neste volume, toda a culpa disto se resuma à uma única pessoa: Patch. Sim, o ''todo poderoso, amado e idolatrado'' Patch. Pois muitas das enrascadas enfrentadas pela Nora em ''Crescendo'' se devem unicamente à sua cabeça dura aliada à total falta de comunicação entre ela e o seu anjo-da-guarda - que parece que prefere ver as coisas desmoronando ao redor dos dois à ter que falar alguma coisa.
.
Só que, acima do relacionamento conturbado de Nora & Patch, nós temos o desmambramento de várias pontas soltas que foram deixadas em ''Sussurro''. A trama ganha nuances mais profundas e urgentes - sem falar da rivalidade entre os Anjos Caídos e os Nefílins, que deixam de lado o âmbito pessoal e ganha ares de uma verdadeira guerra oculta.
.
Apesar de muitos segredos serem revelados logo em ''Crescendo'' (o principal deles eu diria que que é uma verdadeira BOMBA!), mais mistérios são adicionados ao caldeirão da saga. Quando finalmente chegamos ao final do livro, foram tantas coisas que se sucederam durante o clímax que, ao lermos a última linha, não dá para acreditar em como a Becca (ou seus editores, como eu suspeito) deixou que o volume terminasse daquele jeito.
.
São por estes motivos que eu não recomendo ''Crescendo'' para todo mundo...
.
NÃO, você não leu errado a frase acima. E sim, eu AMEI o livro. Mas se você não estiver preparado para uma verdaeira Montanha-Russa de emoções, ou até mesmo para finais angustiantes, com toda a certeza ''Crescendo: Hush Hush'' não foi um livro feito para você.
.
O Ponto Alto
.
Sem dúvida alguma, o clímax do livro É o Ponto Alto de ''Crescendo''. A Becca sabe como envolver o leitor nos momentos de maior tensão, e o final deste segundo volume consegue superar em disparada o encerramento de ''Sussurro''. Eu não quero dizer muita coisa - justamente para não dar muitos Spoilers - mas o que eu posso revelar é que toda a cena se passa no Parque de Diversões Deplhic (e eu já disse para vocês que eu AMO Parque de Diversões?! *-*).
.
Momento Desnecessário
.
Como eu disse logo no começo da resenha, é um tanto difícil ser imparcial com a série ''Hush Hush''. Por isso, me esforcei um pouquinho mais, e logo me lembrei da festa na casa da Marcie Millar. Tudo bem, foi uma cena divertida e engraçada de se ler - principalmente devido à interação entre os personagens - mas perto do que ela prometia, o momento foi meio decepcionante.
.
Quem me conquistou?
.
Por incrível que pareça, uma das personagens que mais me irritaram em ''Sussurro'' foi justamente quem mais me conquistou em ''Crescendo''... Eu não sei o que dizer, mas a Vee Sky (é, aquela chatinha do primeiro livro) está FANTÁSTICA neste livro. Ela está divertida de se ler, suas tiradas são engraçadas e mordazes - sem falar que ela finalmente se porta como uma verdadeira amiga. Acho que, neste período de três meses q ue separa uma história da outra, a Vee procurou um psicólogo e começou a tratar a sua chatura.
.
Quem eu odiei?
.
NÃO tem como. Podem me dar todos os motivos do mundo para me falar porquê ela é assim. Mas eu vou continuar odiando a ''bitch'' da Marcie Millar. Se eu já fazia isto quando ela aparecia pouco em ''Sussurro'', imagine agora que ela ganhou destaque na trama? E o pior... mais cruel e fútil do que antes.
.
Esta sim é uma personagem que eu digo com todas as minhas forças: MORRA Marcie Millar!
.
A Capa
.
Falar sobre a capa de ''Crescendo'' é até algo desleal, em comparação com outros livros. A arte gráfica continua com o mesmo primor que foi estabelecido por seu antecessor - sem falar que a diagramação feita pela Intrínseca deu um charme à mais para a imagem PEFEITA criada pelo gênio James Porto. Por isso dou ''Dez Anjos Apaixoandos Invadindo os Sonhos de Suas Ex Namoradas Raivosas Sem Concentimento'' para todos eles.
.
Minha Playlist
.
Música: That's What You Get - Artista: Paramore
.
A canção conta a história de um casal que não sabe o que quer, e acabam indo e vindo, se magoando cada vez mais... Ela é uma das minhas músicas preferidas da banda Paramore, e tem tudo a ver com os idiotas da Nora e o Patch em ''Crescendo''. Então, por quê não?!
.
TÍTULO: Crescendo
SÉRIE: Hush Hush
AUTOR(A): Becca Fitzpatrick
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 9,0

2 comentários:

  1. FINALMENTE achei uma resenha sensata de crescendo e em que concordo em absolutamente tudo! que bom que encontrei seu blog pelo do Garotait, pois pela resenha de Crescendo posso ver que encontrarei aqui resenhas verdadeiras com város olhares sobre um livro. e um olhar de forma sensata.
    Adorei, concordo, e assim como vc ñ consigo entender uma pessoa classificar um livro desse como MORNO ou como Nora a mais chata ever! realmente pode não ser O livro, mas é melhor que muitos livrinhos aí defendidos nestes blogs q aliás jogam pedra na Becca.
    e como já disse no Garotait, é imaturidade a pessoa ficar com raiva da nora. Pq se uma pessoa dessas me disser que ñ ligaria para o namorado andar com sua inimiga mais que declarada, eu vou rir, muito. a pessoa então é MUITO evoluída. ainda mais em um relacionamento como o deles. a Nora tem motivos, se justifica. em certos momentos foi irritante? foi! mas chegar ao ponto de dizer que parecia a Bella, ou q foi mais irritante quanto ou até q lua nova é melhor, meu deus. caso de estudo uma blogueira assim. aliás só comparo com bella e twilight pq esse pessoal comparou, pq ñ acho igual em nada!
    Bom, parabéns pelo blog e pela resenha. é muito melhor que muitos blogs por aí ".com" q ñ faz a menor diferença em NADA, pois além de ñ ter resenhas descentes em q vc procura e só acha BLABLABLA de gente louca, ñ tem nada de diferente e é imitação de muitos por aí! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Henri.Sou a Dani e é a primeira vez que venho ao seu blog e de cara gostei!
    Amei sua resenha,muito legal isso de vc destacar os pontos altos e nem tão altos assim dos livros.
    Li o seu comentário no blog da Pâm e preciso dizer,virei sua fã.
    Porque um homem que reconheçe que toda garota tem direito a seus momentos de insegurança,merece ser respeitado.Ainda mais tendo os motivos que a Nora teve,maldito Patch!!!Mesmo sendo louca por ele,que ele agiu como um CANALHA foi.Porque se ele tivesse aberto a boca teria evitado da Nora ficar em perigo.Outra vez!Não posso acreditar no que ando lendo por aí,na forma que estão julgando a Nora.Compará-la a BELLA,como assim???
    Tô com raiva desse pessoal por me deixar com o pé atras pra ler Crescendo.
    Vou morrer um pouco a cada dia até a chegada de Silence.Como não amar a série Hush Hush?
    Vc acredita que possa haver um quarto livro?Eu tenho esperanças,mas quem sabe!Beijos,Dani.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...