domingo, 20 de novembro de 2011

Resenha: Reino de Ferro

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa. Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna estranhamente superprotetor, Meghan sente que tudo que ela conhece está para mudar. 
.
Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade - que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo.  
.
O que eu achei?
.
Antes de ''O Rei de Ferro'', eu nunca tinha lido uma única página sequer de qualquer livro cujo o tema fosse fadas. Apesar de sempre ter tido um pouquinho de curiosidade acerca destas criaturas, toda vez que eu pensava em procurar por algum volume do gênero me vinham à mente imagens daqueles filmes esquisitões que passam na Sessão da Tarde, e logo a minha vontade passava. E esta espécie de bloqueio durou um bom tempo, até que  - depois de ver tantas resenhas positivas sobre o tema - eu decidi parar com aquele melodrama digno da Televisa e me arrisacar em uma leitura.
.
A minha primeira aposta foi ''O Rei do Ferro'', de Julie Kagawa, e logo de cara eu exalto que esta minha decisão foi um grande acerto. Se eu pudesse descrever o primeiro volume da série dos ''Encantados de Ferro'' em uma só palavra, eu diria que ele é ''Frenético''... Não no sentido da gíria carioca (ou talvez sim, também), mas pelo ritmo da história. Este é um livro em que acontece tanta coisa que, ao menos durante um minuto, você precisará parar a leitura para poder respirar um pouco. Ele literalmente arranca o seu fôlego, e os seus batimentos cardíacos só voltam ao normal depois que você ler umas três vezes o último parágrafo e fechar o volume de vez.
.
Outra coisa que me fez gostar bastante do romance de estréia de Julie Kagawa foi a mitologia que ela adaptou para a sua trama. Além de contar com uma gama de elementos do Folclore Irlandês e dos Contos de Fadas, a autora me conquistou de vez ao ambientar o seu unieso no mesmo cenário de um dos meus clássicos favoritos de todos os tempos: ''Sonho de Uma Noite de Verão'', do William Shakespeare.
.
Entretanto, um ponto que também chamou bastante a minha atenção foi a escrita da própria autora. Mesmo sendo contado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Meghan Chase, durante vários momentos, a leitura me fez relembrar de Harry Potter e As Crônicas de Nárnia - dois livros incríveis da literatura Fantástica juvenil, e da qual sou orgulhosamente fã. Como se não bastasse isso tudo, ainda temos a belíssima diagramação e o cuidado gráfico apresentado pela editora, com direito a marca d'água na ponta de todas as páginas e auto-relevo pela capa inteira. Para mim, estes já seriam motivos suficientes para ler o livro um da série ''Os Encantados de Ferro''. Mas, se você quiser mais, eu te dou: o livro também tem romance, no melhor estilo ''amor proibido''.
.
Com isto, acho que já falei demais... Se você tiver a oportunidade de ler este livro, não deixe ela passar! ''O Rei do Ferro'' é aquele tipo de fantasia que faz falta nos dias de hoje, e que poucos conseguem fazer com tanta naturalidade. Com certeza, é bem diferente de tudo que temos visto aos montes por aí.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''- Alguém já disse que você tem a maturidade de uma criança de quatro anos?
    Ele ria com entusiasmo.
    - Olha quem fala! Não fui eu quem passou a noite toda com a luz acesa depois de assistir ao Massacre da Serra Elétrica. Eu tentei avisar. (...)''
Página 17
.
''- Pare com isso. (...) Por que está agindo assim? Já lhe dei a minha palavra; por que isso agora?
   - Só queria saber a sua posição, princesa. (...) Gosto de conhecer os meus inimigos antes de começar o combate. Descobrir pontos fortes e fraquezas.
   - Não estamos em um combate...
   - Nem todo combate é travado com espadas. (...)''
Página 224
.
''- Ninguém toca nela - Ash anunciou com tom gelado. - Se encostarem nela, congelo seus testículos e os ponho em um pote. Fui claro?''
Página 266
.
Curiosidade:
.
Eu sei bem que isto não é bem uma curiosidade, mas foi algo que me chamou bastante atenção durante a leitura. Mesmo tendo uma noção bem mediana de algumas lendas devido à minha bagagem com a série Harry Potter, uma coisa que me ajudou muito foram as Notas de Rodapé que a edição brasileira do livro apresenta. Sempre quando aparecia alguma criatura nova, a nota estava lá embaixo para explicar a sua origem, e acho que isto realmente é uma grande ajuda para os leitores que não estão tão acostumados com este tipo de fantasia.
.
TÍTULO: O Rei do Ferro
TÍTULO ORIGINAL: The Iron King
SÉRIE: Os Encantados do Ferro
PÁGINAS: 352
AUTOR(A): Julie Kagawa
EDITORA: Underworld
NOTA: 8,5

4 comentários:

  1. Já quero, já quero, já quero! Estou esperando sair em HC pra comprar... Mas se demorar muito não vai ter jeito... Vou comprar em paperback mesmo! Notas no rodapé ajudam muito quando se tratam de criaturas de que vc nunca ouviu falar!

    ResponderExcluir
  2. @Marcinhow

    Eu não consegui me segurar... Ainda mais estando na Bienal, e os livros da Under super em conta. Mas se bobaer, eu compro o livro de novo em HC e dou o meu paperback para a minha irmã (ou faço uma promoção aqui no blog, eu não sei... Rsrsrs).

    ResponderExcluir
  3. Vc fala tanto dessa série aqui no blog que fico curiosa para saber mais sobre ela e ler, é claro, os livros.
    A história parece ser boa. Nunca li nada de fadas, como vc antes, e acho que seria bom começar por esse livro.
    Só não entendi uma coisa: Porque deu 8,5? o.O

    ResponderExcluir
  4. @Suzana Sabino

    Eu não expliquei este detalhe na resenha né?! Mas eu vou falar o pq da nota 8,5 de ''O Rei do Ferro'' na resenha de ''A Filha do Ferro''... Rsrsrs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...