sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Coluna: Da Estante Para as Telonas #6

.
''Na Minha Estante'' adverte: A resenha a seguir pode conter Spoilers ocasionais da trama abordada... Não que vá interferir em alguma coisa, mas é só para não falarem que eu não avisei!
.
.
Sinopse do Filme:
.
Em ''A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, O Final'', a felicidade dos recém-casados Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles. Após dar a luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella desperta já vampira. Ela descobre que Jacob (Taylor Lautner), seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha e passa a acompanhar seu rápido desenvolvimento. Bella não aceita esse fato no início, mas depois compreende e eles convivem em harmonia. Paralelamente, Aro (Michael Sheen), líder dos temido clã dos Volturi, elabora um plano para ter a garota em seu poder, graças aos dons especiais que ela possui.
.
Trailer:
.
       
.
O que eu achei?
.
Finalmente, depois de quase um ano, ontem à noite fui assistir ao esperado último filme da Saga Crepúsculo, e o que posso dizer sobre ele é que a película foi bem mais do que esperava.
.
Mesmo reconhecendo que - entre todos os longas que aderiram à moda da divisão de filmes - ele realmente era o único com duas histórias distintas à serem contadas na telona, eu tinha um certo receio de como iria ficar o resultado. Mas, para a minha surpresa, foi incrível. E digo com todas as letras: este foi a adaptação mais emocionante da Saga.
.
Para começar, a produção apostou bastante na nostalgia. Desta vez, o filme conta com dois créditos: o primeiro, na abertura do filme, que conta com todas as paisagens aéreas de Forks já registradas nas adaptações anteriores, e outro no final, com um revival de todo o elenco que participou dos cinco filmes, embalados ao som da belíssima canção ''A Thousand Years - Part 2'' e direito à trechos dos livros de Stephenie Meyer estampados na tela grande... Sem sombra de dúvidas, dois momentos de arrepiar.
.
.
Outro ponto que me fez dar pulinhos na cadeira foi como o filme em si se distancia dos outros e cria uma história por si só que consegue falar sobre família, amizade e lealdade de um jeito que os outros não conseguiam. Veja bem, eu gosto muito da série, e tenho os outros filmes aqui com muito carinho, mas neste nós vemos que tudo deixa de ser só ''Bella & Edward'' e passa à ser algo maior e mais orgânico, que conecta não só quem é fã como também aqueles que só acompanham.
.
Deu muito gosto ver como as pessoas estavam presas ao que acontecia na tela. Não há mais tempo para ser gasto com gritinhos histéricos e cenas aleatórias com takes do Jacob fazendo topless. Nós precisamos ver como é esta nova vida de Bella como vampira, e como está sendo o crescimento anormal de Renesmee. Para isso, muitos efeitos visuais foram usados, mas enquanto nas cenas da Bella - onde ela corria, saltava, e reparava o mundo ao seu redor milimetricamente - em muito superavam de longe as tentativas anteriores, o CGI que reproduziu a filha do casal na primeira metade do filme era muito perceptível e acabou deixando a personagem bizarra durante boa parte do longa.
.
Mas fora este detalhe, este é o filme com mais cenas gráficas, justamente por ser - de longe - a adaptação com mais cenas de ação. A primeira caçada da Bella, o flashback chocante sobre as Crianças Imortai, a viagem pelo mundo do clã Cullen e a chegada de vários novos vampiros com dons diferentes, entre outras coisas, contribuem para cenas muito bonitas visualmente. Mas, o grande trunfo do filme, onde tudo se une para um verdadeiro espetáculo, é - sem sombra de dúvidas - o clímax da história.
.
.
Eu não vou me alongar muito, mas só posso dizer uma coisa: Se você já leu o livro, com certeza vai se surpreender. E se você só vê os filmes, também vai ficar de queixo caído. Este é um momento em que deixa com à adrenalina à mil, e a forma como a roteirista Melissa Rosemberg e  o diretor Bill Condom acharam uma solução tão gráfica e visceral para o desfecho extremamente político criado pela Stephenie Meyer com certeza foi genial. A cena é incrivelmente violenta, causa tensão, repulsa, lágrimas, fascínio, choque e muita revolta - tudo isto em mais ou menos quinze minutos.
.
Devo também destacar a atuação de Kristen Stewart, muito mais segura como a Bella vampira do que ela já foi este tempo todo como a Bella humana, o frescor e a jovialidade nunca vista antes do Edward de Robert Pattinson, e na atuação simplesmente perfeita e divertida de Michael Sheen como Aro Volturi. Com certeza, ele foi um ator que simplesmente roubou todas as cenas em que aparecia.
.
Eu poderia me estender mais, mas vou ficando por aqui. Ainda estou meio letárgico com toda a experiência e acho que vou começar á divagar. O que eu achei deste filme, para resumir? Bom, com certeza ''Amanhecer Parte 2'' foi um filme feito para os fãs em todos os sentidos... e, para nossa alegria, ele é o melhor de toda a série cinematográfica. 
.
Ficha Técnica:
Nome: A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, O final.
Diração: Bill Condom
Roteiro: Melissa Rosemberg, baseado no romance de Stephenie Meyer
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Michael Sheen (...)
Nome Original: The Twilight Saga: Breaking Danw - Part 2
Gênero: Aventura, Drama, Romance
Distribuidora: Summit/ Lionsgate/ Paris Filmes
Lançamento: 2012
Idioma: Inglês
Nota: 4,0 Estrelas

6 comentários:

  1. Aquele momento em que você percebe que nunca vai conseguir passar tão bem suas impressões sobre um filme como o seu melhor amigo virtual.

    Eu iria no cinema, assisti todos os filmes mesmo não sendo fã, e tipo, uma ou duas semanas depois da estréia para evitar histerias. Então iria assistir esse também. Me empolguei, pois tinha a promessa de que iria passar o Teaser de Em Chamas, mas ai descobri que no Brasil não ¬¬" (Mas já vi pela internet e ficou muito lindo a mudança dos emblemas do tordo de Jogos Vorazes para o tordo de Em Chamas). Mas ai a minha namorada foi na estreia de Baba das primas e amiga das primas dela. Acredite eu não ia mesmo no cinema com um bando de meninas de 13 anos histéricas, e larguei ela com a bomba sozinha! kkkk... Como ela já assistiu, desisti de assistir no cinema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Marcio, ainda estou flutuando aqui pelo elogio...

      E, sabe de uma coisa? Acho que até você iria gostar deste... É um filme mais focado em uma história do que em um romance - diferente dos outros.

      Excluir
  2. Eu não gostei muito do trailer, me desanimou para ver o filme em si. Assim que eu conseguir arrumar tempo, eu vou assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei este o filme mais diferente da série... Ele é bem fiel ao texto do livro, mas você sente que é como se fosse uma história fechadinha, e não muito focada no romance.

      Excluir
  3. Esse filme foi fantástico mesmo, recomendo a todos ... RsRs.

    #SPOILER ON

    E aquele final, henri? Aquela Guerra,gritei MUitoooooo, Não consigo tirar a ideia de Carlisle morto até agr. Graças a Deus, foi só uma visão da nossa amada ALICE.

    #SPOILER OFF

    Muito Bom.
    Abraços,
    Pedro Magno
    ~Extraordinary Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei em estado de êxtase durante o clímax... Sem sombra de dúvidas, foi a melhor cena da série inteira - ainda mais depois, quando se revela o que era na verdade...

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...