quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Resenha: Além do Deserto

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
O mundo de Fatum é iluminado por dois sóis, mas a luz que o aquece durante o dia não espanta as sombras que se arrastam no crepúsculo. As sombras cortam a noite com os seus urros de destruição e terror. Nada parece deter sua fúria que afoga o planeta em desertos. O Chanceler Tami, nobre da última grande fortaleza, procura o Rei Fada, sábio que lhe dará a resposta à sua pergunta, a única que importa: como deter as sombras, como restaurar a vida.
.
Mas o destino tem os seus caprichos e escolheu se revelar a uma pessoa, Thera. E aí há um problema - Thera não se importa com as sombras, ou Fatum, e mesmo assim será arrastada em uma caravana pelo jovem Mikail, o felino Oberon, o menino Fada Lumi e o velho Fada Nadar. Juntos, eles traçarão seus passos em busca de um destino muito maior que o deserto.
.
O que eu achei?
.
Quando finalmente peguei este livro para ler, eu estava  bastante cauteloso. Eu sou uma pessoa que tem muitos problemas com Fantasia Épica/Medieval, e são poucas que me conquistam e me prendem até o final. Ao começar as primeiras páginas, achei que iria demorar ao menos uma semana lendo o romance, pois ele era em 3ª pessoa e parecia intercalar vários núcleos diferentes, mas - para minha surpresa - não foi isto o que aconteceu.
.
Justamente pelo narrador observador e onipresente, eu acabei me inserindo de verdade no universo. A escrita da Érica Bombardi, apesar de seguir a linha mais rebuscada do gênero, flui muito rápido e de forma gostosa. As cenas são intercaladas pelo ponto de vista de personagens diferentes, e isto acabou deixando a leitura mais ágil e nos apresentando o universo criado pela autora de uma forma mais ampla, seguindo mais de uma linha narrativa, acrescentando tramas e subtramas que culminam juntos na história principal.
.
Eu gostei bastante dos protagonistas. Thera e Mikail são jovens visivelmente opostos (ela a típica garota durona e mal humorada de terras distantes, ele o cara nobre e sonhador com alma de herói), mas a química dos dois juntos é muito boa. Além deles, temos personagens secundários bastante carismáticos, como a forte Vivian, governanta do Grande Reino e o felino Oberon, um gato enorme, falante e sarcástico (ou seja, não tem como não amá-lo!).
.
Outra coisa que me conquistou bastante durante a leitura foi o universo épico moldado pela autora. Aqui, sai os clichês de sempre - como magos, elfos, orcs e toda a linha e tipo de seres que vemos atrelados à alta fantasia - e somos agraciados pelo fascinante do Reino das Fadas, Felinos e as divindades Devas - quatro sábios elementais anciões - que dão uma proposta diferente e única para a história.
.
Toda a jornada do livro é uma grande alegoria para a auto-descoberta dos protagonistas muito bem amarrada e completa, e a história trás também nas entrelinhas e de maneira discreta uma mensagem de respeito pela diversidade e solidariedade bastante oportuna nos tempos atuais. A diagramação do texto é confortável e a revisão do livro impecável. Sem sombra de dúvidas, ''Além do Deserto'' foi uma grata surpresa, e estou bastante curioso por quais novos caminhos seremos levados nos próximos volumes.
.
Meus Quotes Favoritos:
.
''O Conhecimento é a única coisa que em excesso não pesa, mas torna a nossa caminhada mais leve.''
Página 123
.
''- Não se engane, eu sou o que sou - disse Thera, com lágrimas nos olhos.
- Não deixa de ser verdade. Mas meu tio Tami me ensinou que um homem verdadeiramente nobre somente sabe o que realmente é pelos olhos dos outros.
- Quê?
- Você é o que os outros veem que você seja. (...)''
Página 175
.
''Ser bom não tem a ver com quanto se viveu, mas sim em como se vive o tempo que se tem.''
Página 186
.
''- O Caminho... o que conta, menina, não é o fim, mas o meio. É daí que tudo se torna mais poderoso e belo.''
Página 208
.
''- Ótimo... o que poderia dar errado agora que estou com uma mulher furiosa e outra louca?''
Página 217
.
Booktrailer do livro:
.
                
.
Sobre a Autora:
.
Érica Bombardi graduou-se, em 2000, com Láurea de Excelência Acadêmica, como bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Editoração, na ECA-USP. Desde a faculdade, trabalha com edição de livros. ''Além do Deserto'' é o seu primeiro livro, e levou três anos para ser escrito.
.
TÍTULO:  Além do Deserto
SÉRIE: Fatum
PÁGINAS: 272
AUTOR(A):  Érica Bombardi
EDITORA: Independente/Progama de Ação Cultural do Estado de SP
NOTA: 4,5 estrelas

3 comentários:

  1. Ótima resenha, traduziu a grandeza do livro, e deixou uma certa ansiedade em poder ler logo. Fato que não se atribui a mim, pois eu já li hehe. Mas quem não leu, sei não....deve estar doido pra ler.

    ResponderExcluir
  2. Henri, eu comentei no seu último vídeo que livros sobrenaturais não estão mais me atraindo tanto quanto antigamente, mas este me deu uma super vontade!

    Amei a resenha e a forma como você à conduziu - sim, foi a primeira vez que eu li uma resenha escrita por você - não me julgue!

    XOXOX

    ResponderExcluir
  3. Cara, que resenha maneira! Sério, me deixou com inveja e com a sensação de que não consigo juntar ''a'' com ''b''. (Risos Eternos) Me deu vontade de verdade de ler o livro... Parece um daqueles livros incríveis e que quase ninguém conhece!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...