sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resenha: The Edge Of Never

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Camryn Bennett é uma jovem de 20 anos que desistiu do amor desde que Ian, seu namorado, morreu num acidente de carro há um ano. Sua melhor amiga, Natalie, é a única capaz de animá-la. Mas a relação entre as duas fica abalada quando o namorado de Nat revela à Camryn que está apaixonado por ela. Perdida, sem saber o que fazer, Camryn vai para rodoviária e pega o primeiro ônibus interestadual, sem se importar com o destino.
.
Com uma carteira, um celular e uma pequena bolsa com alguns itens indispensáveis, Camryn embarca para Idaho. Mas o que ela não esperava era conhecer Andrew Parrish, um jovem sedutor e misterioso, a caminho para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois.
.
Camryn tenta lutar contra o sentimento, já que jurou nunca mais se apaixonar desde a morte de Ian. Andrew também tenta resistir, motivado pelos próprios segredos. Narrado em capítulos que alternam as vozes de Andrew e Camryn, Entre O Agora e O Nunca é uma história de amor e sexo, na qual os personagens testam seus limites, exploram seus desejos e buscam o caminho que os levará à felicidade.
.
O que eu achei?
.
Depois de muito postergar, finalmente acabei me rendendo e fui ler o tão comentado ''The Edge of Never'', de J. A. Redmerski. Eu tinha o livro digital dele no meu e-reader desde o começo do ano, mas as críticas entusiastas acabaram me distanciando da leitura por um bom tempo. Eu já disse aqui várias vezes: quanto mais um livro é falado, seja no sentido positivo ou no negativo, mais eu fico com medo de o ler. Eu tenho sérios problemas com expectativas, e sei muito bem disto, então sempre prefiro esperar a poeira abaixar para tirar as minhas próprias conclusões. Só que, quanto mais tempo passava, mais instigado eu era à ler o livro. Até que chegou ao ponto de não conseguir resistir mais - e isto aconteceu na semana passada.
.

''Entre o Agora e o Nunca'' (título nacional, e que para mim não faz tanto sentido na história quanto ''No Limite do Nunca'') é mais um romance New Adult que chega por aqui já fazendo barulho. Eu fui uma das pessoas que mais relutou com relação à este ''novo gênero'' literário, mas agora reconheço que começo à entender as suas particularidades (vide o meu vídeo de ''Eu Recomendo'' sobre NA's). O estilo narrativo é sempre muito desbocado, e ele lida com assuntos como sexo, bebidas e outras coisas de uma forma que - querendo ou não - em um Jovem Adulto pode soar um pouco leviana (o que não significa que YA's não possam tratar destes assuntos, muito pelo contrário, temos vários exemplos bastantes conhecidos neste nicho... Mas, sim, o peso da ''classificação etária'' acaba pesando aqui). Enfim, ''The Edge'' é um ótimo exemplo disto.
.
Com relação às cenas de sexo, este foi - sem sombra de dúvidas - o que mais ''erotizou'' a coisa toda. Sabe, acho que estou me expressando mal... Mas como eu poderia dizer?! Em New Adults, existe sim a descrição mais detalhada das cenas ''quentes'' e tal. Mas todos que eu li até então ainda mantinham uma áurea mais romântica, que não soava tão agressiva (ou pornográfica) para o leitor. Já no caso da história de Cam e Andrew, as coisas são mais escrachadas, se é que estou me fazendo entender (Acreditem, estou tentando colocar em palavras a minha linha de raciocínio! Rsrs). Eles literalmente não possuem freios na hora da narração, e confesso que até um marmanjo como eu fiquei um pouco ruborizado (imaginem só!) no início, com todos os pingos nos is que estão presentes no texto.
.
Já que estamos falando da narrativa,  apesar da escrita de J.A. Redmerski ser super fluída e divertida e direta, ela não me conquistou logo de cara. Isto só foi acontecendo com o tempo, conforme eu ia conhecendo os protagonistas e a forma de pensar de cada um. Os dois me cativaram bem lentamente, mas de uma maneira tão gradual e tranquila e natural, que eu me sentia a terceira pessoa da relação. A autora soube caracterizar o casal muito bem, de uma forma que o leitor consegue entender todos os dilemas e as dúvidas que cada um enfrenta - sem falar que podemos ver o crescimento pessoal deles através das páginas, principalmente da Camryn.
.
Quanto ao tão comentado (e odiado) final inesperado, eu realmente não consegui sentir a surpresa que muitos relataram. Durante todo o livro, eu consegui antever e captar algumas dicas que a própria Redmerski liberava. Apesar de não ter adivinhado o que de fato acontece, eu já tinha dezenas de dúvidas e teorias do que poderia estar para ser revelado, pois no decorrer da própria narrativa nós podemos visualizar isto nas entrelinhas. Sem sombra de dúvidas, quando chegamos neste ponto, toda a trama ganha um giro de 360º... Mas, justamente por estar bastante atento, eu meio que já estava preparado para o clímax do história.
.
Em suma, ''The Edge of Never'' foi uma leitura que me fisgou. Agora eu posso dizer que consigo entender o por que de tanto falatório e adoração sobre ele, pois quando eu o terminei, já estava completamente fascinado por tudo. Literalmente, eu fiz uma verdadeira road trip com Cam e Andrew, sem sair do lugar. A trilha sonora que embala vários momentos do livro é simplesmente incrível - e mais incrível ainda foi o fato de eu conhecer mais da metade das músicas (obrigado pai e mãe!). A trama possui um começo, um meio e fim que se encaixam perfeitamente em  tudo - o que me fez pensar se uma continuação era realmente necessária... Mas, já que ela vai sair mesmo, vamos apenas aguardar, não é mesmo? Enfim, nem preciso dizer que mais do que recomendo a leitura dele. Agora, vamos ver o que o futuro nos espera em ''The Edge of Always''.
.
Meu Quote Favorito:
.
''- Dor é dor, gata - (...) - Só por que o problema de uma pessoa é menos traumático do que o de outra, não significa que deva doer menos.''
.
Para ler escutando:
.
Música: Dream On - Artista: Aerosmith
Música: Hotel California - Artista: The Eagles
Música: Dust in The Wind - Artista: Kansas
.
Apenas as minhas favoritas da playlist! ;)
.
Sobra a autora:
.
J. A. Redmerski é a autora de The Edge of Never, da trilogia Darkwoods e Dirty Eden. Ela é fã de lobisomens e zumbis, viciada em livros e obcecada pelo universo de The Walking Dead. Ela mora em North Little Rock, Arkansas, com seus três filhos e um maltês.
.
TÍTULO:  The Edge of Never
PÁGINAS: 426
AUTOR(A):  J. A. Redmerski
EDITORA: CreateSpace
NOTA: 5 Estrelas

8 comentários:

  1. Vou começar escrevendo algo que vc já sabe, mas ainda assim: vc é um implicante! huhuh

    Onde já se viu, protelar a leitura só pq todos parecem mt apaixonados pela historia!

    Bem, eu tb acho que 'No Limite do Nunca' ficaria um nome legal, mas a verdade é que não ha mt sentido nessas palavras dessa forma (nem em ingles, nem em pt, mas em ingles fica sei lá.. aceitavel)

    Estou contigo na birra NA - ainda acho bobagem.. chamo tudo de literatura para jovem.. Acho que uma vez jovem/adulto vc pode ler sobre sexo, drogas e palavrões, só que... Bem, entendo a coisa da 'censura' rs

    Eu já li alguem comentando que nesse livro as cenas hot são mesmo mais liberadas.. pq assim, em Easy, ate agora, to achando bem discreto. Mas na verdade, não sei como me sinto em relação a isso... Acho que entendo, mas não curto, sabe?

    Mas to mt certa que vou gostar pq é jovem, tem rt e bem.. Eu sinto isso! huahuahua E acho tão legal qnd a gente conhece as coisas citadas!!!

    Seu quote favorito é ótimo. Bem o que eu penso.

    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é implicância... Muito pelo contrário, é medo de me decepcionar! u.u Hahahaha

      Agora eu entendo os NA's apenas como uma classificação etária indicativa... Nada daquela baboseira que o povo falava no começo de ''OH, que revolucionário''. É apenas mais direto que um YA, só isto.

      E ''Easy'' é um dos NA's com as cenas hots mais leves que eu já li. A autora escreve a cena, mas não coloca todos os pingos nos is. O ''The Edge of Never'' me chocou pq, sério, é tudo direto demais... Hahahaha

      E, olha, acho que ele tem tudo para te agradar...

      Excluir
  2. Sim, esse livro já me vem rondando faz tempo, mas já decidi que quero ler Belo Desastre primeiro, não me pergunte o motivo, simplesmente quero ler Belo Desastre antes desse!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro! Embora no início não estivesse gostando, talvez por ter passado vários capítulos sem a presença do Andrew. Realmente fiquei chocada com algumas coisas que foram narradas ( não sou puritana, leio livros hot), mas nenhum NEw Adult que li até hoje teve uma descrição de certos momentos como esse. O final, foi o final que estava se desenhando desde a metade do livro. Tenho medo de uma continuação, mas, confesso que estou louca pra ler o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, eu também estou com medo desta continuação... A história finalizou muito bem, no meu ponto de vista, não precisava ter sequencia. Mas eu li a sinopse do segundo, e suspeito que algo que começou à acontecer no final do primeiro não vai acontecer mais - para que eles possam fazer uma road trip pelo mundo e tal - mas se isto realmente acontecer, vou ficar muito chateado com a autora. É.

      Excluir
    2. Acho que suspeitamos da mesma coisa. Seremos dois chateados então. É.

      Excluir
    3. Se ela fizer isto que eu estou pensando (e que acho que você também suspeita), eu vou considerar a Redmerski uma das autoras mais cruéis do mundo... Sério! Rsrsrs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...