quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Debate: Sobre ''Renegar as Origens''...

.
Faz muito tempo que eu não escrevo um post ''debate'' aqui no blog, mas vocês sabem que só me sinto à vontade para fazer isto quando um assunto realmente me instiga. Nos últimos tempos, até que surgiram alguns temas no universo literário que me deram aquela ''coceirinha'' de argumentar, mas logo ela passou e eu achei melhor deixar para lá. Mas eis que hoje eu abro o meu navegador da Internet, e encontro a seguinte nota:
.
"Já superei a saga Crepúsculo'', diz escritora Stephenie Meyer.
.
Para mim, que acompanho a autora desde o primeiro livro da série, a declaração não foi surpresa nenhuma. Não é de hoje que vejo ela reforçar em tudo quanto é lugar que não pretende mais escrever livros sobre vampiros, que Midnight Sun não vai sair e que ela nunca mais tocou nele desde o seu vazamento, que não vai ter uma série sobre Jacob e Nessie (sorry se isto for um spoiler para você, mas acho que todos os interessados já sabem disto né?!), que ela está focada em outros projetos e etc. Só que parece que só eu levei este simples comentário na normalidade.
.

Por mais incrível que possa parecer, o anúncio de que Stephenie Meyer tinha ''superado'' Crepúsculo revoltou muita gente... Até quem diz abertamente que também superou sua ''fase Crepúsculo''. Comentários do tipo ''ela poderia ter sido mais ponderada em suas palavras'', ou os típicos ''Está cuspindo no prato que comeu'' e ''Renegando as Origens'' surgiram aos montes em todos os lugares onde a nota foi vinculada.
.
.
Pela forma que disseram, parecia que a mulher tinha dito que achava os livros que tinha escrito  e que a tornaram famosa uma bosta, assim como 80% das pessoas (e dos trolls da internet) acham, e que ninguém mais deveria ler aquilo - quando na verdade, tudo o que ela fez foi responder à uma pergunta (que até eu já estou cansado de ler em qualquer entrevista que ela dê) da seguinte forma:
.
"Eu me afasto a cada dia. Já superei e muito. Para mim, não é mais um lugar feliz para estar. O que eu poderia fazer é preparar três parágrafos no meu blog dizendo quais personagens morreram."
.
Um comentário chocante? Para muitos, sim. Mas ela foi sincera, e só isto já me faz tirar o chapéu para ela. Vejam bem, em nenhum momento ela pediu para os fãs crescerem e deixarem a série em paz, em nenhum momento ela disse que se arrependeu de ter escrito os livros... Tudo o que ela disse foi ''não é mais um lugar feliz para estar''.
.
E não deve ser mesmo. Imagine você escrever uma série durante anos da sua vida, e a cada novo volume, o número de críticas só aumentarem. No começo, até te elogiaram, mas agora apenas o seu nome e os seus personagens já são associados à livros ruins e sem nenhuma qualidade. Imagine o seu filho mais velho ser rechaçado pelos colegas da mesma idade, à ponto do rapaz fingir ter outro nome e sobrenome só para não o ligarem à própria mãe, e a sua obra. Imagine viver constantemente sendo ''trollada'' mundo afora não só por anônimos, mas por também alguns autores nem um pouco polidos e/ou políticos em suas palavras (cofcof King cofcof Riordan). Imagine ser criticada por suas mensagens (em muitos dos casos, bastante distorcidas pelas pessoas, convenhamos), e até mesmo pelas suas crenças...
.
Agora responda: Este é um lugar feliz para se estar?
.
.
Confesso que, se eu fosse a Stephenie Meyer, já teria surtado à muito tempo. Já teria respondido e revidado e acabado com as gracinhas. Só que, ao contrário de mim, ela sempre deu a outra face. Quantas vezes ela mesmo já se auto declarou uma ''escritora mediana'' e que ''tinha muito o que aprender''? Quantas vezes a mulher deu a cara à tapa? Mais isto não ganha destaque, não é mesmo?! Nunca gostaria de trabalhar neste tipo de pressão, vivendo sob este estigma. E não vejo mau nenhum em ela falar que ''superou'' a sua fase Crepúsculo... Afinal, metade das pessoas que leram a série até o final também já superaram - e não vejo ninguém fazendo mimimi quanto à isto (o que é engraçado, pois muita gente começou à gostar de ler com estes livros... E, hoje em dia, vejo muitas dessas mesmas pessoas dizerem que eles são um lixo).
.
Por favor, pessoal, vamos parar um pouquinho de sermos hipócritas. Se a mulher tivesse anunciando mais um livro da série ao invés de dizer que já superou, garanto que as mesmas pessoas que a estão chamando de ''ingrata'' estariam chamando ela de ''mercenária''. A autora tem o direito sim de seguir em frente. Buscar novos projetos. Entrar em uma nova fase. 
.
E nem pensem que estou falando isto pois curto os livros dela. Vejam, sei muito bem separar as obras de seus autores. Se fosse desta maneira, eu odiaria ''A Culpa é das Estrelas'', ou nunca chegaria perto da série Percy Jackson (sim, tenho sérios problemas com o Green e com o Rick, nunca escondi isto de ninguém). 
.
Mas, para exemplificar a situação, vamos tirar por nós mesmos... Quantas coisas nós já fizemos na vida, que na época achamos o máximo, mas hoje vemos o quão mediana elas eram? Algo que nos marcou em uma determinada idade, mas que ficou para trás? Isto se chama ''vida'', minha gente. Como disse antes, em nenhum momento ela disse que se arrependeu de ter escrito os livros. Em nenhum momento ela falou para as pessoas pararem de ler. O que ela simplesmente disse foi que ''o que está feito, está feito''. Ela não vai escrever mais nenhum livro sobre A Saga Crepúsculo. Ponto Final. 
.
Não foi um arrependimento. Apenas a conclusão de um assunto que já está mais batido do que a virgindade da Sandy.
.
.
Vamos tocar o barco, meu povo... Como uma amiga minha disse para mim, uma certa vez: ''Olha, o objetivo da internet é fazer mimimi desnecessário sobre assuntos bobos''. E esta é a mais pura verdade. Não importa o tema, seja no universo literário ou não. O que eu acho mesmo sobre isto tudo é que, não importa o que ela dissesse, a mulher seria criticada de qualquer forma. ''Malhar Stephenie Meyer'' parece nunca sair de moda. E à cada dia ganha novos adeptos. 

12 comentários:

  1. Esse primeiro gif da Kristen... nunca achei que ela seria capaz de tanta expressão facial shauihsuahsu. Ok, parei.

    Concordo com tudo o que disse. Não vi nada demais na declaração. Ela apenas quis dizer que fase de escrever Crepúsculo passou :)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o que ela quis dizer também tem a ver com o fato de que o ciclo fechou e não tem porque continuar. Acho que o máximo que daria pra aproveitar de Crepúsculo seria somente ela escrever um conto, apenas isso, com o Jacob e a Nessie. Não necessitaria nem de um livro inteiro. Fora que ela ja ganhou e ainda ganha muito com crepúsculo.
    Concordo com você, ela está em outra fase, normal isso.
    O povo fala demais e faz de menos, por isso tanta reclamação.
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Henri, as pessoas são muito hipócritas e seguem a modinha do momento, eu não tenho vergonha nenhuma de assumir que amei a saga e que foi ela que me impulsionou a ler mais, mas também sei reconhecer que existem outros livros muito melhores, o que não me faz descer o pau na saga e nem na autora.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!
    Adoro a Saga, mas respeito a autora, pois, temos é que seguir em frente...

    ResponderExcluir
  5. Hm...

    eu só acho que 'get over something' é um jeito meio forte de por as coisas. Todos sabem que ela não aguenta mais falarem de Twilight, mas sei lá, acho que 'a polemica' aconteceu pq ou ela disse de uma forma chocante, ou mt gente viu, ou alguém quis ressuscitar alguma coisas... Enfim né. Eu sempre fiquei chateada qnd ela falava essas coisas pq parece mesmo que ela esta 'nem ai' pra algo que a transformou no que ela é. Veja bem, nem é pessoal.. se JK ou JRR falassem o mesmo sobre 'suas sagas' tb aconteceria essa comoção - ainda mais pq o JRR esta morto, seria bem chocante.
    Acho que titia devia mesmo escrever. E se parassem de perguntar a ela sobre Twi já ajudaria. Aposto que ela so falou assim pq ta de saco cheio. É isso, entendo que ela deve estar cansada de sempre perguntarem 'pretende escrever algo mais sobre Twi' mas acho que tb não precisa chocar o mundo! rs

    bjbj

    ResponderExcluir
  6. Oi Henri (irmão)!
    Adorei o post. Eu fico me perguntando porque algumas pessoas são tão reacionárias. Pense pelo seguinte: a Saga Crepúsculo é seu trabalho, emprego. Você passa anos se dedicando a ele, encarando todos os obstáculos, cobranças, críticas... Chega um dia que acaba. Neste caso, a saga, mas pela analogia você troca de emprego, encara desafios novos. A Hospedeira é um ótimo livro, que quase ninguém leu, porque é da Meyer, Crepúsculo é uma bosta e deu. COMO ASSIM POVO? Sei lá, ela nem falou nada de tão polêmico. Pior se ela contasse que se arrependeu de escrever Amanhecer (bem que podia, eu super apoio), hahahahaha! É isso, minha contribuição para o debate!

    Beijos!
    >> Nine

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto Henri!

    Concordo com você, a comunidade hater da Meyer é muito grande, apesar de não ser fã eu li todos o 4 livros da série. Quando eu li, não achei de tudo ruim, tirando o fato do romance blah e os vampiros brilharem( ainda acho que se ela tivesse colocado outro nome teria sido melhor). Os filmes em si foram ruins.
    ACho super válido os autores se renovarem e sairem da mesmice.
    O bafafá que deu por ela ter falado de Tolkien é bobeira.

    ResponderExcluir
  8. Oi Henri, acho que o choque foi a forma que ela colocou (tipo, falar que mataria seus personagens), mas concordo com muito coisa do que você disse. Entrei no mundo literário por causa de Crepúsculo e não escondo de ninguém, hoje, depois de ler muitas outras coisas, não considero ele tão bom quanto achava naquela época, mas não saio falando por aí que é horrível só para não "pagar mico". Eu tenho até um pouco de respeito pelo impacto que a série teve no universo literário, fazendo nascer muitos novos leitores e inspirando outros escritores pelo seu sucesso.
    Nunca tinha parado para pensar no impacto que tantos comentários negativos devem ter gerado nela e acho que chegou a hora de por um ponto final e virar a página mesmo. Mas talvez ela deveria ter feito isso com palavras mais delicadas?
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ISSO AÍ HENRI, BOTO FÉ EM TU, MENINO!!!!

    ResponderExcluir
  10. Escrevi praticamente a mesma coisa em meu blog. Acho que as pessoas que falam isso não tem a mínima noção do que é ser taxada eternamente por uma simples história que escreveu. Tenho medo de autores que escrevem quatro, cinco, seis, sete sagas em um só mundo, com uma mesma temática e coisas assim.
    Acredito que com todas as críticas, Meyer fará um trabalho novo e melhor. Afinal, todos tem o direito de errar nos primeiros livros e ela já deve ter aprendido muito com as críticas de Crepúsculo.
    As pessoas só acham que é válido xingar em toda santa notícia que a mulher saia. Até falar (sdds 2009) que a J. K não saiu nos filmes de HP e a Meyer "precisou" fazer isso no de Twilight.
    E falar sobre "os personagens que morreram", meu deus, todo autor mata personagens e ninguém nunca reclamou muito disso.
    Não entendo as pessoas.
    Talvez quisessem que ela desse uma entrevista dizendo que é vampira, para as pessoas rirem e perguntarem se ela brilha no sol como suas criações.
    Entendo essa gente não, viu, Henri!
    http://withbooksand.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...