segunda-feira, 16 de abril de 2018

Resenha: Elevador 16

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Estamos em 2017. Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, os astrônomos asseguram que o planeta passaria a uma distância segura e todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer... Mas não podiam estar mais enganados. 
.
No dia em que o planeta estaria mais visível a olho nu, enquanto todo o mundo se preparava para observar o fenômeno, um grupo seguia para um compromisso chato: fazer hora extra num sábado, pois todos os projetos estavam muito atrasados. Na hora do almoço, 16 pessoas entram no elevador... mas ele para entre dois andares. 
.
As comunicações não funcionam, nem alarmes ou celulares, ninguém aparece para ajudar. E eles não sabem que, em todo o mundo, algo muito estranho aconteceu. Em poucos segundos, 10 pessoas caem num surto coletivo, como que desmaiadas. Entre o desespero e tentativas de busca por ajuda, um deles começa a abrir os olhos. Mas eram olhos vazios, olhos do mal...
.
Este livro conta uma história que ocorre no exato momento em que o nosso mundo se transforma. Traz personagens que vivem o intenso evento cósmico que mudaria a Terra para sempre. 
.
Leia, comente, discuta, conheça uma história paralela da série As Crônicas dos Mortos. O primeiro dos cinco livros é O Vale dos Mortos
.
O que eu achei?
.
Eu não sou exatamente um assíduo leitor de histórias de horror. O pouco contato que tive geralmente envolviam mais a ação humana do que de fato o sobrenatural, então, por si só, Elevador 16 foi o meu primeiro contato com uma trama cujo o motor parece estar além da capacidade de seus personagens, assim como foi com o conto Efeito Borboleta de Barbara Herdy.
.
A diferença aqui é que saem as aparições e entram os zumbis. O espaço claustrofóbico de uma sala de cinema se reduz ainda mais, para um cubículo de elevador. E, talvez o fator principal e mais desesperador: A narrativa tem bem mais páginas. 
.
Então, a primeira coisa que preciso dizer sobre esta novela é que ela realmente me deixou aflito durante a sua leitura. Eu não imaginava que poderia me importar tanto com o que acontecia com Mariana e seus colegas de trabalho... Mas eu me importei. Muito. Ainda mais levando-se em consideração tudo o que a protagonista já estava tendo que enfrentar desde antes do evento cósmico começar e o mundo virar de pernas para o ar. 
.
E aqui, eu preciso chamar a atenção pela forma cono o autor escolheu para criar o seu apocalipse. Pela sinopse, na minha cabeça, não fazia o menor sentido. No texto, ele não só me convenceu como também fez todo o sentido. Mesmo respeitando a mitologia básica e mais do que difundida sobre os mortos vivos, Rodrigo de Oliveira conseguiu ser original e dar todo um contexto diferente ao seu universo. 
.
Enfim, como uma boa novela de horror, Elevador 16 cumpriu o seu papel e me deu medo. Fiquei apreensivo a cada reviravolta dada, e mesmo sendo uma prequel de uma série maior, a história teve um final digno que a trama pedia. Eu realmente não sei o que pode acontecer com o mundo retratado nesta novela de As Crônicas dos Mortos... Mas só por esta pequena amostra, já devo me preparar para o pior. Com toda a certeza.
.
     
.
Sobre o autor:
.
Rodrigo de Oliveira nasceu em 1976 em São Paulo, capital. Reside em São José dos Campos, interior de São Paulo. É casado e tem dois filhos. Técnico em publicidade e propaganda, cursou Publicidade na Universidade Metodista e é graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista. Além de escritor também atua como Arquiteto de Sistemas Sênior em São Paulo e é certificado especialista em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute sediado na Filadélfia/Pensilvânia.
.
TÍTULO: Elevador 16
SÉRIE: As Crônicas dos Mortos
PÁGINAS: 60
AUTOR(A): Rodrigo de Oliveira
EDITORA: Faro Editorial
NOTA: 5 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...