segunda-feira, 16 de abril de 2018

Resenha: Sem Vestígio

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Quando, em plenas séries escolares, a jovem Cléo encontra o cadáver de um homem, todo mundo acha que foi David Mitchell quem o matou. Afinal, fora ele quem jurara defender as terras pertencentes aos índios por quaisquer meios. E duas testemunhas tinham visto Mitchell perto do local do crime. 
.
Mas por que Cléo não está convencida de que ele é o culpado? O problema é que não há nenhuma evidência que aponte outro culpado. Nem um único vestígio. E agora, a garota também pode estar correndo perigo. Em pensar que tudo o que a jovem esperava deste verão era trabalhar como babá e sair com Adam, o novo garoto da cidade.
.
"Sem Vestígios" é o último volume da série Os Mistérios de Cléo & Levesque, da aclamada autora de livros policiais Jovem-adulto Norah McClintock.
.
O que eu achei?
.
Ler um livro de um autor que gostamos é sempre uma experiência aconchegante. Mesmo tendo a conhecido apenas no ano passado, os livros da Norah McClintock sempre são para mim como um passeio de bicicleta - o que é uma comparação engraçada para se fazer de um romance policial jovem adulto, mas sensorialmente fidedigno.
.
Neste volume das aventuras da canadense Cléo e seu padrasto, o delegado Levesque, as coisas são bem mais agitadas do que em tramas passadas. A protagonista já está com 16 anos, e talvez isto tenha dado à autora para colocá-la em mais perigos e situações de riscos - o que foi uma mudança de tom muito bem vinda para a série.
.
Diferente de histórias anteriores, onde a personagem tinha que lidar mais com erros de julgamentos e crimes passados, em Sem Vestígios os acontecimentos estão acontecendo no presente - e de uma maneira terrível, Cléo está sempre envolvida ou por perto. A gama de suspeitos se torna maior, e todos parecem ter um motivo plausível para fazerem o que supõem-se que eles fizeram. 
.
Mas, além de precisar fugir do olho do furacão, a protagonista - pela primeira vez - ganha um real interesse amoroso. Não que eu ache o Adam o melhor personagem que já tenha surgido, ele não é. E em um momento ele perdeu a minha afeição por completo. Mas, a sua presença na história é importante para mostrar que os interesses de Cléo estão mudando, mesmo que o romance nunca seja o foco da trama.
.
Assim como nos outros volumes, Sem Vestígios fala abertamente sobre questões ambientais e a tensão étnica entre brancos e nativos canadenses. A forma como a autora estes assuntos mais delicados é sempre respeitosa e esclarecedora. E, aliada a narrativa fluida e detalhista ao necessário, são características que me cativam na série, e que Norah McClintock sabe como explorar em suas páginas.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Norah McClintock (Montreal, 11 de março de 1952/6 de fevereiro de 2017)​ foi uma escritora canadense de literatura infantil e juvenil. Ela foi a única pessoa a obter em cinco ocasiões o prêmio Arthur Ellis por a melhor novela juvenil de mistério do ano no Canadá, sendo considerada a 'rainha do gênero' no país. ​
.
TÍTULO: Sem Vestígios
TÍTULO ORIGINAL: Not a Trace, A Chloe & Levesque Novel
PÁGINAS: 294
AUTOR(A): Norah McClintock
EDITORA: Melhoramentos
NOTA: 4,5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...