domingo, 8 de abril de 2018

Resenha:Tudo & Todas as Coisas

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
.
Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça, jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
.
Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.
.
O que eu achei?
.
Tudo e Todas as Coisas foi um livro que, apesar de chamar bastante a minha atenção, eu sempre o evitei de forma inconsciente. Faz muito tempo que não leio nada que já pela sinopse pode ser considerado um sick lit, e se eu dissesse que a história de uma menina que é simplesmente alérgica à tudo não me passava a sensação de que as coisas terminariam mal, eu com certeza estaria mentindo.
.
Mas então, a Amazon fez uma promoção imperdível com o hardcover... E, quando o livro chegou, sem que percebesse, já estava virando páginas e páginas sobre a vida enclausurada de Madeline e a sua fome quase que inocente de querer conhecer o mundo.
.
E falando da Maddie, sem sombra de dúvidas, foi a sua visão de mundo que me fisgou em primeiro lugar. Ela é uma menina de 18 anos que simplesmente não vivia - apenas sobrevivia. Foi assustador entender alguns de seus questionamentos, e também foi engraçado perceber que algumas decisões impulsivas tomada por ela não me causaram tanta revolta quanto causaria com qualquer outro personagem de livro Jovem Adulto.
.
Talvez, este poder de convencimento tenha vindo da própria narrativa da Nicole Yoon. A forma como ela montou a sua história e como ela escolheu explorar o texto realmente deixaram o livro dinâmico e ajudaram a criar uma narradora tão tridimensional quanto a sua protagonista. Com emails, postagens de blog, chats com o deu vizinho Ollie, prontuários médicos, verbetes e ilustrações, a narrativa em primeira pessoa de Madeleine é crível e cativante.
.
Então, temos a grande pegadinha que a autora traz. E, sendo bem sincero, eu meio que já desconfiava. Mas, ainda sim, a forma como ela escolheu lidar com as consequências que seu plot twist traz realmente me convenceu. Sem vilões, apenas pessoas machucadas. E talvez seja por isso que tenha gostado tanto do tom agridoce.
.
Enfim, Tudo e Todas as Coisas se tornou um bookcrush improvável. Eu poderia facilmente ter me decepcionado com o livro, mas justamente a forma como a Nicola Yoon escolheu para contar o seu romance que realmente me comprou. Isto, e o fato de ter percebido que a autora meio que sempre recria a sua própria família em seus livros. Sou um molenga.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Nicola Yoon nasceu na Jamaica e cresceu em Brooklin. Mora em Los Angeles com o marido e a filha. Adora karaokes e é uma romântica incurável! Tudo, Tudo... e Nós é o seu primeiro romance, tornou-se bestseller do New York Times e os direitos de tradução encontram-se já vendidos para mais de 30 países.
.
TÍTULO: Everything, Everything
PÁGINAS: 352
AUTOR(A): Nicola Yoon
EDITORA: Delacort Press
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...