quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. 
.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. 
.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir? 
.
O que eu achei?
.
Depois dos conflitos que eu tive ao longo da leitura de PS: Ainda Amo Você, a minha expectativa com relação à Agora e Para Sempre, Lara Jean estava meio balançada. Eu precisava que este livro fosse mais parecido com o clima do primeiro, ansiava por fazer as pazes com os personagens e tinha medo que - por não ter sido planejado - esta história não soasse genuína... Mas, para minha sorte, o terceiro livro me entregou exatamente tudo aquilo que precisava, como uma boa reconciliação.
.
Se posso resumir toda a história de uma maneira rápida, eu diria que Agora e Para Sempre é um livro sobre despedidas. Não só pelo momento em que os personagens estão passando, mas do próprio leitor com a série. Achei simplesmente brilhante como Jenny Han se apoiou nesta temática ao longo de todo o volume, o que obviamente produz aquele aperto forte no coração de quando sabemos que algo está se acabando - conectando os sentimentos da protagonista com quem está lendo.
.
Mesmo se passando um ano depois dos dois primeiros, achei este muito mais uma continuação digna de Para Todos Os Garotos que Já Amei do que o segundo - que é uma continuação direta. O clima tranquilo e cotidiano volta, mas os personagens já não estão mais no ponto em que os conhecemos no começo de tudo. E, sim, este foi um desfecho que foi muito melhor trabalhado do que em PS: Ainda Amo Você.
.
Obviamente, o ranço que senti com o final do antecessor acabou passando... E isto foi maravilhoso. Pois voltei a me importar com o momento em que cada um estava passando. E era importante que este sentimento passasse, pois o livro só funcionaria deste jeito. E ele funcionou perfeitamente.
.
Enfim, mesmo tendo uma linha do tempo simples e direta, Agora e Para Sempre trouxe o encerramento necessário para a série. Ele é doce e amargo, de uma forma completamente natural. Ver Lara Jean dando adeus à infância e começando a confrontar a vida adulta foi muito especial - e necessário, para mim. Por isso, fico imensamente feliz pela autora ter reconsiderado os seus planos e acrescentado mais um livro para sua história... Pois este era o fim que seus personagens mereciam.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Han nasceu e foi criada em Richmond, Virginia e tem uma irmã mais nova. Após o ensino médio, Han foi para a faculdade, na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e, mais tarde, obteve o seu mestrado em escrita criativa na Nova Escola, onde ela se reuniu companheiros Jovens Adultos romancistas, Morgan Matson e Siobhan Vivian, que co-escreveu com ela a série Olho Por Olho. Han atualmente vive em Brooklyn, Nova York.
.
TÍTULO: Agora e Para Sempre, Lara Jean
TÍTULO ORIGINAL: Forever and Always, Lara Jean
PÁGINAS: 304
AUTOR(A): Jenny Han
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 3,5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...