sábado, 18 de agosto de 2018

Resenha: Para Todos os Garotos que Já Amei

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
.
Para todos os garotos que já amei entrou na lista de mais vendidos do The New York Times em 2014 e foi considerado um dos 15 melhores livros do ano pela Teen Vogue. 

.
O que eu achei?
.
Depois de quase um ano enrolando para ler a história mais famosa da Jenny Han - que eu queria conhecer desde que fui com a minha amiga Mah no bate papo com ela lá na Bienal - finalmente me debrucei sobre Para Todos os Garotos que Já Amei. Tudo bem, eu meio que tive que correr pois a adaptação do livro estava para estrear na Netflix, mas quando comecei e não consegui largar o meu Kindle, simplesmente fiquei me perguntando por qual motivo demorei tanto para conhecer a Lara Jean.
.
Com capítulos curtos e uma narrativa fluida, totalmente focada nos pequenos detalhes cotidianos de seus personagens, o texto da autora é simples e viciante. Em qualquer outro livro, observar um personagem mexer em um scrapbook ou mesmo assar biscoitos poderia ser algo maçante, mas aqui - por mais incrível que pareça - funciona. É como se o leitor fosse mais um amigo da protagonista, observando tudo de perto e percebendo os mínimos detalhes.
.
Mesclando o relacionamento familiar de Lara Jean (com ênfase em sua vivência com Margot - a irmã mais velha), ao fato de suas cartas de amor confessionais serem misteriosamente enviadas, este primeiro livro é uma doce mistura de momentos engraçados e de auto descobertas. Para minha alegria, fui totalmente cativado "pelo garoto certo" da história... Mas não tive a mesma sorte em deduzir quem foi o responsável pela confusão na vida da garota - e era tão óbvio que me senti meio burro por não ter me ligado.
.
Mesmo com um gancho claro para sua sequência, ainda assim fiquei bastante satisfeito com o ciclo contado neste volume. Ok, neste ponto, eu sei que sou uma bela de exceção. Mas é a verdade. Entendi que, em "Para Todos os Garotos", o foco da história era mostrar Lara Jean abrindo o seu mundo e saindo da sombra de sua irmã - e este foi um aspecto da narrativa que eu senti que foi muito bem trabalhado. É o tipo de história que acho que vai conquistar a todos em unanimidade? Com toda a certeza, não. Ainda mais considerando o problema de comunicação óbvio dos adolescentes presentes neste livro. Mas... Ele me cativou. E esta leitura foi como um charmoso passeio em um Carrossel. Tranquilo mas ainda assim divertido.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Han nasceu e foi criada em Richmond, Virginia e tem uma irmã mais nova. Após o ensino médio, Han foi para a faculdade, na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e, mais tarde, obteve o seu mestrado em escrita criativa na Nova Escola, onde ela se reuniu companheiros Jovens Adultos romancistas, Morgan Matson e Siobhan Vivian, que co-escreveu com ela a série Olho Por Olho. Han atualmente vive em Brooklyn, Nova York.
.
TÍTULO: Para Todos os Garotos que Já Amei
TÍTULO ORIGINAL: To All The Boys I've Loved Before
PÁGINAS: 320
AUTOR(A): Jenny Han
EDITORA: Intrínseca
NOTA: 4,5 Estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...