quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Resenha: De Volta para Casa

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente.
.
Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.
.
A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.
.
Não importa o custo.
.
O que eu achei?
.
É tão difícil explicar por qual motivos nos apaixonamos por uma história, pois nem sempre é uma matemática precisa. Às vezes, é a história - pura e simples. Outra vezes, são os personagens, tão críveis ou carismáticos ou identificáveis, que a conexão é imediata. Outras vezes, o cenário e universo construído fazem todo o trabalho... E, definitivamente, acho que De Volta Para Casa se encaixa com tranquilidade nesta categoria.
.
Esta é uma história sobre outras histórias, e Seanan McGuire tem plena consciência disto. Mesmo assim, o livro não é só uma homenagem às grandes aventuras em mundos desconhecidos - e foi este detalhe que me comprou por completo. Ao amarrar referências e novidades em uma enorme colcha de retalhos fantásticos, o trabalho da autora foi tão cuidadoso e tão inventivo que nos vemos diante de um mundo tão nostálgico - e, ao mesmo tempo, tão NOVO - que foi impossível não ficar tão investido à cada página.
.
Não foi o caso de apenas superar expectativas, e sim o caso de mostrar que o desafio é fugir do que o leitor espera - e como isto pode ser fascinante. Tendo em mãos uma narrativa quase que encantada e personagens extremamente diversos, Seanan não tem medo de misturar a crueldade do mundo real, o horror, a inocência deslumbrada e visões de paisagens fantásticas e/ou coloridas em uma única história. E, aqui, estas disparariedades coexistem e funcionam juntas.
.
Mesmo sendo uma novela, e o primeiro capítulo de uma série, De Volta Para Casa trás uma história que se encerra em si mesma. Talvez eu tenha decifrado o mistério antes mesmo da resposta? Talvez sim. Ainda assim, a explicação de por qual motivo as coisas aconteceram aplacou qualquer sensação de "não surpresa" que poderia me acometer. Sem falar que... Sim, eu preciso da continuação. Preciso saber para qual caminho a serie irá nos levar à partir de agora. E eu só espero que a editora Morro Branco traga o mais rápido possível para a gente, em uma edição tão bonita quanto esta.
.
     
.
Sobre a autora:
.
Seanan McGuire nasceu em Martinez, na Califórnia, e foi criada em uma ampla variedade de locais, a maioria deles dotada de algum tipo de vida selvagem perigosa. É autora das fantasias urbanas de October Daye e InCryptid, e de vários outros trabalhos, tanto em livros únicos quanto trilogias ou duologias. Caso isso não seja o bastante, ela também escreve sob o pseudônimo Mira Grant.
.
Em seu tempo livre, Seanan grava CDs de suas músicas de fã originais, ligadas à ficção científica e à fantasia. Também é cartunista, e desenha uma webcomic autobiográfica com postagens irregulares chamada “With Friends Like These...” [Com amigos assim...], além de gerar um número verdadeiramente ridículo de cartões artísticos. Por incrível que pareça, ela encontra tempo para fazer caminhadas que duram várias horas e postagens regulares em seu blog, assistir a uma quantidade doentia de programas de TV, manter seu website e ver praticamente qualquer filme que tenha as palavras “sangue”, “noite”, “terror” ou “ataque” no título. A maior parte das pessoas acredita que ela não durma.
.
Seanan vive em uma antiga casa de fazenda cheia de rangidos no norte da Califórnia, que ela divide com seus gatos, Alice e Thomas, uma vasta coleção de bonecas sinistras e filmes de terror, além de livros em quantidade suficiente para qualificá-la como um risco de incêndios. Ela tem crenças firmes e frequentemente expressas sobre as origens da Peste Negra, dos X-Men e da necessidade de motosserras no dia a dia.
.
TÍTULO: De Volta Para Casa
TÍTULO ORIGINAL: Every Heart A Doorway
PÁGINAS: 184
AUTOR(A): Seanan McGuire
EDITORA: Morro Branco
NOTA: 5 Estrelas + Bookcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...