sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lista: As Melhores Capas da Minha Estante

''Nunca Julgue um Livro Pela Capa!''... Todo mundo conhece este ditado, mas falando francamente, um bom designer gráfico estampando a cobertura de uma obra - qualquer seja - faz toda a diferença. Foi pensando nisto que (enquanto eu arrumava os meus livros ontem à noite) resolvi criar uma lista com as cinco melhores capas presentes na ''Minha Estante'' - a real, não o blog! (Por que eu sempre tenho que fazer este trocadilho #FAIL?!).
.
.
5º Lugar: Amanhecer, de Stephenie Meyer
.
Vou dizer uma coisa pela qual não me orgulho nem um pouco... Mas eu só comprei ''Crepúsculo'' - à dois anos e meio atrás - depois que eu vi a capa do então ''Breaking Dawn'' em uma matéria falando sobre o lançamento do livro lá fora. Antes disto, eu não era muito chegado à romances, mas quando eu vi o tabuleiro de xadrez criado em vermelho e branco, eu simplesmente pirei. Foi paixão à 1ª vista! Passei uma semana pesquisando sobre a série até me decidir à comprar o 1° volume. Tudo bem, também acho as outras capas lindíssimas, mas ''Amanhecer'' é simplesmente imbatível.
.
.
4° Lugar:  Os 13 Porquês, de Jay Asher
.
Uma das capas mais lindas e simples que já vi na minha vida. Na verdade, acho que a capa brasileira dá de 10 à zero, humilha e ainda samba por cima da cobertura americana. Me lembro que, no dia em que eu comprei o livro, passei todo o caminho da livraria até a minha casa admirando a arte gráfica de ''Os 13 Porquês''... Acho que não tem nem o que falar mais. A imagem, ao mesmo tempo que diz tudo sobre a história, não fala nada! Só tenho que agradecer ao pessoal da editora Àtica por terem trago este livro para o Brasil e feito um trabalho extraordinário com ele.
.
.
3° Lugar: Cabeça de Vento, de Meg Cabot
.
Eu adoro os livros da Mega Cabot (*-*), mas confesso que não acho as capas deles a Oitava Maravilha do Mundo... Graças à Deus, contrariando o costume, chegou ''Cabeça de Vento'' (da série ''Airhead'') e quebrou este paradigma. Com uma arte perfeita, ele me conquistou MUITO antes de pensar em chegar por aqui. Valeu Galera, por - além de manterem a capa com a Nikki - também terem deixado a Emmerson no verso.
.
.
2° Lugar: Sussurro, de Becca Fitzpatrick
.
Este sim é um romance YA cuja capa é digna de nota. Idealizada pelo fotógrafo James Porto, a ilustração de ''Sussurro - Hush, Hush'' com o anjo caindo do céu  me incitou a ler o livro antes mesmo dele ser lançado nos EUA (sem eu ter lido um parágrafo sequer da trama). E não é só a imagem que chama a atenção. A textura da capa - tanto a versão americana quanto a brasileira - são de um material incrível, e que faz toda a diferença.
.
.
1° Lugar: Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling
.
Eu tenho uma verdadeira PAIXÃO pelas ilustrações da Mary Grand'Pré. Meu sonho, quando era mais novo, era que ela ilustrasse um livro meu quando eu escrevesse um. Voltando ao assunto, de todas as capas criadas por ela para a série Harry Potter, sem sombra de dúvidas, a de ''Cálice de Fogo'' é a minha preferida. Repleta de detalhes da história - como o labirinto, a carruagem de Beauxbatom, os olhos de Voldemort, o rabo do ''Rabo-Cóneo Húngaro''... - não tem como não se encantar e encher os olhos com ela.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...