sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Debate: Em defesa de Nora Gray

.
O post de hoje era para ser uma resenha sobre o filme de Battle Royale, que eu vi durante a minha leitura de Em Chamas e que continuaria mantendo o clima de ''distopia'' por aqui... Mas, quem me segue no Twitter, sabe que eu tive outra ideia para um outro post ao mesmo tempo, e isto simplesmente me impedia de continuar a escrever sobre o primeiro. Enfim...
.
Quem me conhece, sabe que eu tenho uma certa pré-dileção para defender os mais ''fracos'', não é mesmo? Sei lá, acho que meio que herdei isto da minha família... Mas o que importa aqui é que eu não consigo simplesmente ver alguém ou algo atacar alguém ou algo que não pode se defender, que o meu sangue começa a ferver. E isto é em tudo: no mundo real. No mundo dos filmes. No mundo da música. E no mundo dos livros, é claro.
.
Eu já dei ''piti'' por causa de briga de fãs de Harry Potter versus Crepúsculo, já desabafei sobre o que eu acho de quem gosta de curtir com a cara do Nicholas Sparks para dar uma de cool, entre várias outras coisas. Mas eu nunca fiz isto oficialmente. Quero dizer, teve aquela resenha de Amanhecer nos primórdios do blog. Porém, acima de tudo, era uma resenha, não debate.
Foi por isto que eu decidi criar este post. Para debatermos sobre as ''discussões'' que estão em voga na blogosfera literária. E, neste nosso primeiro encontro aqui, eu decidi levantar a minha plaquinha de advogado de defesa em prol de uma das personagens que eu mais tenho visto sendo injustiçada nos últimos tempos. E o nome dela é Nora Gray.
.
.
Acho que todos aqui devem conhecer a Nora, mesmo que superficialmente, não é mesmo?! Sim, ela é a menina que conta a história da série Hush Hush. E ela também é a namorada de Patch, o anjo Caído. Mas não estamos aqui para falar dele. Até por quê, parece que o problema é com ela. 
.
Mesmo sendo dona de uma personalidade forte e não ter medo de  procurar entender o que está acontecendo com a sua vida, parece que um certo grupo de pessoas (leia-se blogueiros e alguns seguidores) não conseguem se simpatizar com a garota. Simplesmente, a taxaram de chata. E Bella Swan Wannabe (o que, por si só, eu já acho um disparate completo...). Quando perguntamos de onde eles tiraram esta conclusão, a resposta é simples: ''Ela é paranoica e sempre se mete em confusão''.
.
Bom, vamos entrar no contexto da trama... A Nora namora um anjo Caído. Ela vive em um mundo onde estes seres vivem praticamente em guerra com Nefilins e são perseguidos por Arcanjos. Sem falar que já tentaram mata-lá diversas vezes. Se eu estivesse no lugar dela, acho que teria enlouquecido... Mas a Nora não enlouqueceu, muito pelo contrário. Ela enfrenta este universo estranho e perigoso de peito aberto. Por isso eu dou o direito à ela de ser paranoica.
.
Em ''Crescendo'', acusaram a garota de ser ciumenta e ter crises adolescentes... o que com certeza dever ser uma aberração, mesmo se levarmos em conta que ela tinha 16 anos! Eu já disse isso na resenha do livro, mas repito: Atire a primeira pedra quem nunca teve uma crise ridícula de ciúmes na adolescência. Me parece que as pessoas simplesmente se esqueceram de como eram quando tinham menos idade. E nem vou entrar no mérito que ela estava na razão de se sentir assim. 
.
Acho as atitudes da garota completamente plausíveis, sem falar que ela é uma personagem muito dentro do normal - sem ser sonsa e princesinha demais ou ''Bad Ass'' além do limite do aceitável. Apenas normal. O que parece ser algo horrível para muitos. Eu me identifico muito com ela justamente por isto. Ela toma decisões que você para e pensa: ''é, se eu estivesse no lugar dela, faria a mesma coisa''. E é por isso que eu à acho forte.
.
Poderia muito bem ficar aqui e continuar a minha defesa, mas acho que já disse os pontos principais. Sinceramente, eu tenho duas teorias para a reprovação da Nora ser tão grande... A primeira, envolve esta necessidade doentia que muitos tem de ler livros sobre heroínas altamente idealizadas, cheias de tiradas sarcásticas, e mãos e pés à postos para chutar algumas bundas. Não me levem á mal, eu gosto deste tipo também... Mas elas não são as únicas neste mundo, não é mesmo?! A minha outra teoria é um pouquinho mais controversa, mas vou expor mesmo assim. Como a Evellyn bem disse uma vez, as garotas simplesmente não gostam da Nora por que ela namora o Patch.
.
.
O que é ridículo, estranho e doentio - tudo ao mesmo tempo!
.
Bom, a razão para esta onda hater pode não ser nenhuma das duas que eu citei acima, mas eu continuo não entendendo o por quê de tanto ''ódio'' pela garota. Eu, de verdade, gostaria de decifrar este enigma. Por isso, agora, eu pergunto para você: O que você acha da Nora Gray?! Por quê acha isto?! 
.
E o mais importante: De que lado você está?! (Rsrsrs).

20 comentários:

  1. Para começar o comentário: clap, clap, clap.
    Concordo com tudo que escreveu no texto! Acho que principalmente em Crescendo, as pessoas não tentam ver pelo ponto de vista da Nora e tentar sentir o que ela estava sentindo naquele momento.

    Todo mundo já teve uma crise de ciúmes. Acho que eu faria a mesma coisa no lugar da Nora...
    Acho as ações dela em Crescendo totalmente normais. Afinal, o Patch simplesmente deixa ela e vai ficar de banda com a Marcie... A cabeça de qualquer menina ia começar a ficar louca e imaginar coisas bem piores...

    Enfim, sou do grupo pequeno que defende a Nora também :)

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu sempre digo: TODOS, em algum momento da vida, já teve crises de ciúmes... E o pior é ver este ''grupo'' querer pagar de superior e falar ''nossa, que comportamento infantil.''

      Isto realmente me irrita, sabe? Esta mania que algumas pessoas tem de tentar empurrar goela baixo que é Bad Ass. Acho hiper forçado! #ProntoFalei

      Excluir
  2. Henry,vc está certíssimo,o engraçado é que quando as pessoas leem livros,elas já escolhem automaticamente a que time vão pertencer (Acredite,até eu faço isso),mas as vezes eles não se preocupam em ver o outro lado da história,e isso é praticamente um pecado...Enfim,você está de parabéns,e concordo plenamente com seus argumentos.

    Larissa Miranda

    -Ahh Henry,please me ajude,preciso dar um livro de presente,mas não consigo decidir,tem que ser com conteúdo leve e engraçado com romance,essas coisas,e que não faça parte de nenhuma coleção,ah e é pra um amigo meu...Se puder ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa foi difícil... Este seu amigo já gosta de ler ou está se aventurando agora?!

      Eu acho que posso indicar o ''Eu Sou o Mensageiro''... Ele tem uma história muito bonita, o narrador é engraçado e desbocado, e tem um pouquinho de romance. Este é um dos meus favoritos - talvez ele vá gostar também!!! '')

      Excluir
    2. Ahh sim,ele gosta de ler,mas não lê muuuito,por isso quero incentivar ele,já que o meu mundo é praticamente feito de livros,e obrigado,vou dar uma olhada aqui no livro...Valeu pela dica. Obrigado novamente!
      Parabéns pelo blog,um dos meus prediletos...

      Excluir
  3. Eu não li, então não posso falar nada! =P...

    Mas em uma visão geral, de várias série YA... faço das suas palavras as minhas: "...É ridículo, estranho e doentio - tudo ao mesmo tempo!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me assusto muito com alguns ataques de ''fangirl'' por aí... Sempre tenho vontade de responder com um ''Céus, o cara NÃO existe. Ele é feito de papel!'', mas né?! É melhor indicar um psicólogo logo! Rsrs

      Excluir
  4. Cara, genial! Quer dizer, eu não li nenhum livro da saga "Hush hush", mas acho formidável a sua atitude de levantar a voz em defesa de alguém que está sendo condenado pela blogosfera inteira. A verdade, meu caro, é que pouquíssimos realmente reprovam o comportamento da Nora Gray; o que acontece é que muita gente vai na onda de quem critica a personagem porque tem receio de fazer oposição à opinião geral dos blogueiros. É muito mais fácil (e seguro) concordar com o que a maioria das páginas diz.

    Como eu não conheço a personagem, infelizmente não posso fazer um julgamento acerca do seu caráter, mas novamente parabenizo você pela iniciativa, cara. Eu queria que esse pensamento crítico estivesse mais presente no nosso minimundo virtual. Realmente queria.

    Grande abraço.
    Robledo || http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Robledo... Ter um comentário seu aqui é uma honra! O.O Rsrsr

      Às vezes eu fico pensando se não é isso mesmo... Tipo, ''vou seguir a opnião de fulano para ficar no meio da panelinha e etc e tal...''. Um comportamento bem clichê e de grupinho de High School.

      Se for isto mesmo, a situação só piora de...

      Excluir
  5. Certo, a Nora as vezes é irritante mas eu curto ela. Até porque a vida dela no livro não é fácil.. nada fácil, pra dizer a verdade.
    Gostei do post e achei sua ideia ótima.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tinha que ser vc! Eu gostei da ideia da coluna, faça sobre os outros temas temas que vc citou (que podem ser antigos, mas sempre valem)
    Sabe, entendo que a Nora é bem criticada e eu não entendo.. Mas ela não é nem 10% tão injustiçada qnt a Bella então se eu fosse escrever sobre isso, seria sobre a Mrs. Cullen mesmo... Ou se eu fosse falar de Hush Hush, escolheria a Vee pq acho que ela é mt mais injustiçada que a Nora (amo a Vee e não entendo pq todo mundo a acha tão pessima!) Sei lá, a Nora eu acho que é uma coisa natural, nd mt forte.. Mas o problema mesmo é o Patch, todo mundo ama ele demais, ai ficam trollando a Nora em decorrencia disso!

    E ja vi que vc não gosta da Bella e nem gosta das comparações (embora e tenha achado que em Silencio Nora tem umas crises bem Bella!) Eu não a acho paranoica.. Mas no 2 livro ela não esta numa fase boa e acho que no 3, ela nao ta 'corajosa' (nunca achei isso) acho que ela ta é mt inconsequente! Ate por saber de nada, parece q da um gas de coragem não saber os perigos que se corre!

    Mas enfim, concordo com a ultima parte do seu relato (não só pq vc citou meu nome) mas o povo critica mais por isso mesmo (alias, eu ainda defendo que é o fato da Bella namorar Edw que todas a odeiam! Repare que garotos que leem Crepusculo não tem essa birra com ela!).. Sabe, não tenho nada contra a Nora e nada tão a favor assim (não a acho essa coca-cola toda que alguns acham) Simplesmente a acho 'normal' diante a situação que ela vive! Como vc bem citou, temos que levar em conta o contexto, as situações, a idade do personagem.. E não sair criticando só pq NÓS não faríamos do mesmo modo!

    Amei o post! Vc tem ideias mt boas ^^

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Evellyn... Eu gosto da Bella sim. Quero dizer, gosto dela em Crepúsculo e em Amanhecer. Em Lua Nova acho ela meio doida varrida/deprimida demais, e tenho ódio dela em Eclipse pelo comportamento #TodoPiriguete dela.

      Quando eu me irrito ao compararem ela com alguma outra personagem, é que eu sei qual é a intenção da pessoa ao dizer isto (pelos motivos mesmo que você citou...). Aí eu me descontrolo e pego raiva.

      Enfim...

      Escolhi a Nora por ela ser a protagonista e sempre ficar em maior evidência... Confesso que tinha uma raivinha da Vee em Sussurro por ela sempre se opor a tudo, mas isto passou em Crescendo.

      Pode deixar que vou abordar os outros temas nos próximos debates! '')

      Excluir
  7. Isso aí! Go Nora! Também adoro a Nora e concordo com tudo. E nada a ver essa coisa de ela ser uma Bella Wannabe. A Bella é a Bella, a Nora, ahhhhhhh, a Nora é a Nora. "Eu me identifico muito com ela justamente por isto. Ela toma decisões que você para e pensa: 'é, se eu estivesse no lugar dela, faria a mesma coisa'." Mais uma coisa que eu concordo - ela é normal, e normal nos bons parâmetros. Normal no sentido "ela é como muitos de nós", e não normal no sentido chata, o que muitos parecem pensar.

    Yay! Go Nora!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post! Lembro de ter lido resenhas do teu blog sobre a série e ter gostado pois me identificava com tudo que vc dizia sobre a série... Acabei perdendo o nome do blog e só achei agora por um video no youtube. Tbm queria ler sua opinião sobre Silence, já que, como vc, novamente, vi muitas pessoas reclamando de novo (sem motivos), da Nora! Acabei achando esse post, que como já disse, é ótimo. Tem uma ou outra blogueira que deveria ler...

    Então, eu não acho Nora fraca. Se tem uma coisa que pra mim Nora não é, é fraca! Acho que é aquela coisa do gosto, cada um tem o seu, e é claro que tem aqueles que simplismente não vão com a Nora. Mas, acho que independente de vc gostar ou não de uma série, ser um livro ou não, vc deve julgar as atitudes do personagem de forma correta. Em geral, me coloco no lugar dos personagens, gostando ou não. Muitos vão dizer que é apenas um persoagem.... Mesmo assim é ridículo. E já que alguns tem esse ódio todo pela Nora, por motivos toscos ou não, tbm tenho minha opinião sobre essa "besteira" toda.

    Concordo com todos os pontos que vc citou acima. Acho Nora, diferente das outras, uma menina totalmente madura, normal e que age totalmente de acordo com sua idade e as stuações que passa. E outra, ADORO livros e me envolvo bastante com eles, mas tem gente que vai um pouco além, que chega a não enxergar ou não querer enxergar certas coisas. Acho, sinceramente, que o problema de alguns não é com Nora, e sim com o fato de em pequenas coisas, pra eles, os livro lembrarem Crepúsculo e ser definitivamente MUITO, muito, melhor que crepúsculo. E eu nem preciso dizer o quanto é mais ridículo ainda comparar esses livros quando, pra mim, Becca tããão melhor, sabe se manter, não exagerar e ser ágil. E só citei ele pq tem blogueira sim, que odeia tanto essa série e vai classificar ele com a nota mais baixa possível, por comparar os dois livros, ser fã de um, e simplismente por não saber separar as coisas e ler o livro como deve ser lido. Tem gente que tem implicância, ponto. Eu já li duas resenhas desta série em um blog e já posso dizer isso. É justamente por isso que nem leio o blog da tal e um outro... São forçadas, chatas em suas resenhas e parecem que querem servir de chacota para os leitores, diminuindo o livro ou a personagem, entende? O mais engraçado é ver essas mesmas blogueiras descendo a lenha em um livro internacional, simplismente por não gostar. Se fosse um nacional, poupar palavras seria pouco...
    Tem uma outra também que lembro até pouco tempo atrás ser completamente "fã" do patch.
    Hoje, ela está muito "evoluída", madura, só gosta de livros "sérios" e acha mil defeitos em um livro da Becca, sabe?
    Claro, as pessoas realmente com o tempo amadurecem seus gostos com relação a esses livros. Mas não é o caso dessa que citei, com certeza. E não que ler esses livros "sérios" diminua essa série ou qualquer outro livro de outro gênero. Pois dentro do gênerio que Hush hush pertence, com certeza é um dos melhores, pelo menos pra mim.

    Pra finalizar, já disse diversas vezes por aí...Sou totalmente apaixonada pela escrita da Becca, por ela ser uma escritora que faz tudo na dose certa, sem exageros. E faz da sua personagem uma das mais bem descritas e próximas da realidade! É fantasia, mas nem por isso precisa ser tão fantasioso. Cansei de personagem "coitadinha", menininha, desamparada. Ou aquelas, desculpe pela palavra, fodona, que pode com tudo e todos. Existem personagens de todo tipo, mas a maioria ultimamente se resumem nessas que citei. Por isso Nora é uma das minhas preferidas.

    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já reparei muito disto que você citou aí em cima... E pode ter certeza que alguns comentários meus foram sim para as pessoas que você está pensando.

      E, para ser sincero, nem acho que é por essa questão de ser um ''Crepúsculo com Anjos'' (pode até ser para uma parcela, mas é menor), e sim para querer pagar - como você mesmo disse - de Fodona Cool & Cult. Acho desnecessário e forçado.

      Outra coisa que eu queria falar e não falei: o mesmo que acontece com a Nora, meio que aonteceu também com o Four de ''I Am Number Four'', quando o livro foi lançado por aqui. E se você for reparar, são sempre os mesmos ''formadores de opiniões...''.

      Nos últimos tempos, tenho buscado opiniões de blogs mais alternativos justamente por causa deste comportamento que eu venho observando. Mas, enfim, é a vida né... Pelo menos, desabafei! Rsrs

      Excluir
    2. Passei pra ver se tinha respondido e tinha. olha eu aqui de novo, haha!
      Então, sim, sobre esse livro, eu ñ li, mas vi todos morrendo de amores por ele, e no segundo, parece que não gostaram. mas acontece...
      E sobre as pessoas, são tããããão chatas... tenho preguiça dos blogs delas, por isso nem acompanho. São tipo as donas da verdade, e os melhores blogs. Se criasse um blog, com certeza seria um grupo que ñ gostaria de conviver online...
      E sobre blog alternativo, tem um que adoro, entre outros, que é de uma blogueira chamada Marina. Ela posta o que realmente acha, e compartilha do mesmo pensamento sobre a Nora, que ela é madura.

      Bom, pra terminar, aproveito pra pedir desculpas pelos erros acima, me empolguei pra dar miha opinião, dei vários erros e esqueci de outras coisas. Mas, enfim, espero q tenha dado para acompanhar... E sobre Nora, Concordo com quem disse que ali ela é normal de uma forma que se pareça com muitas por aí. Acho a Nora a primeira protagonista de um livro americano que me lembra uma brasileira... Eu.

      Enfim, é isso. Adorei seu desabafo e vou passar a frequentar mais aqui. Talvez eu concorde com outras opiniões suas. e assim como outros que acompanho agora, ñ é forçado... Bj :)

      Excluir
  9. Acabei escrevendo um texto praticamente. Desculpa, espero que tenha entendido, que eu não tenha me enrolado. Bj!

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de dizer, inclusive, que a maioria das mudanças da Nora no terceiro livro, foi graças as pessoas que tantam reclamaram dela. Não que eu não tenha gostado, ela até estava mais forte do que em geral está. Mas acho que por essas pessoas, a Becca acabou forçando algumas coisas. Uma pena pois eu já entendia e concordava com a Nora de Crescendo. É isso, chega de escrever haha. De novo, adorei o texto :)

    ResponderExcluir
  11. Super time Nora!!!!
    Livro adolescente TEM que ser exagerado, doentio, dramatico, tudo isso junto, se nao, nao eh YA!!!
    A Nora tem suas loucuras (muitas delas necessarias para q a estoria evolua) mas ela n fica sentada esperando acontecer, ela toma providencia e vai em frente! Faz mais merda do q se tivesse ficado sem fazer nada, mas dai q sai a coisa toda!
    AMEI AMEI AMEI seu post!!!!! (e olha q ja disse q somos opostos em gosto!)
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, podemos discordar sobre várias coias (Tipo a Cassandra Clare e Os Instrumentos Mortais! =X Rsrsrs) mas de uma coisa eu tenho certeza: o nosso pensamento quanto à Nora é o mesmo!

      Pelo menos isto né?! Rsrs

      ps: Tudo bem que tem The Curse Workers, e Harry Potter também, né... Mas, enfim. Entendemos a mensagem!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...