sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Resenha: Como Perder Uma Amiga (...)

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Você está de saco cheio de suas amigas? Não aguenta mais ser ouvida e consolada? Cansada das companhias nas tardes tristes e vazias, de rir por besteira, de ser compreendida sem precisar dizer uma palavra, de alguém pra te abraçar e dizer que te ama sem ter vergonha? Então você está no lugar certo. É só seguir esses dez passos e você ficara livre de tudo isso rapidinho. 
.
Ou então... 
.
Você ama suas amigas? Não consegue imaginar viver em um mundo onde elas não existam? Então você também veio ao lugar certo. Como? Muito simples. O que você vai ler a seguir é tudo que você não deve fazer se quiser continuar com o lema “best friends forever”.
.
O que eu achei?
.
''Como Perder uma Amiga em 10 passos'' foi mais um livro da Nath Souza que eu peguei para ler despretensiosamente e que simplesmente devorei! Comecei ele em uma tarde, e à noite já estava em sua última página. Desta vez, tive a oportunidade de ser um dos leitores beta da autora, e foi uma experiência fantástica.
.
Assim como em ''Meu Querido Professor'', o estilo narrativo que Nath emprega no romance é simplesmente único. Ao contrário de seu antecessor, onde os capítulos eram divididos em reuniões de vídeo-conferência, agora nós temos posts de blog - cada um com situações  que exemplificam as ''lições'' dadas pela protagonista misteriosa, conhecida apenas como ''Amiga'' - com direito à comentários dos personagens envolvidos e tudo.
.
O livro é muito gostoso de se ler, despretensioso  e muito engraçado também. Em ''10  Passos'', a autora investiu  em um tom mais ácido, que beira ao humor-negro, mas tudo de uma forma que deixa bem claro para o leitor que nada daquilo é o caminho certo à ser seguido (e o melhor de tudo: sem soar moralista, ou paternalista). O clima remete à filmes como ''Meninas Malvadas'' e ''A Mentira'', nunca se levando à sério demais e apenas preocupado em contar uma boa história.
.
Mais uma vez, em menos de um ano, Nath Souza me proporcionou uma das leituras mais divertidas do ano. O foco dado às amizades neste volume é um frescor à esta milharada de romances - nem sempre muito bons ou dignos de serem lidos - que temos visto de alguns anos para cá em livros juvenis, e saber que uma história de tal qualidade e leveza é 100% nacional dá até vontade de falar mais sobre ele. Com certeza, hiper recomendo ''Como Perder Uma Amiga em 10 Passos''... 
.
E isto é um conselho de amigo!
.
Meu quote favorito:
.
''Amizade é algo  inexplicável, indescritível. É um tipo diferente de amor. É algo pelo qual vale  a pena lutar até o fim. Amigos são irmãos que a gente escolhe, companhias nos bons e nos maus momentos. Amigo é aquele que vai estar do seu lado firme e forte não importa se você está no seu melhor dia da sua vida ou no pior.''
.
Sobre o autor:
.
Nath Souza é uma eterna adolescente e acredita que sonhar é o primeiro passo para conquistar qualquer coisa. 
.
Apaixonada por tudo relacionado a livros, adora escrever sobre coisas leves e divertidas e pensa que o cotidiano - apesar de parecer muito simples - é uma fonte inesgotável de inspiração. Seu maior sonho é que todos conheçam o mundo mágico da leitura e possam fazer tantas descobertas maravilhosas quanto ela. 
.
Defende e espera que a literatura nacional possa ser mais valorisada e garantir seu espaço no mercado, na estante e no coração dos brasileiros.
.
TÍTULO:  Como Perder Uma Amiga em 10 Passos
PÁGINAS: 100
AUTOR(A):  Nath Souza
EDITORA: Independente
NOTA: 4,5 Estrelas

23 comentários:

  1. Ahh que resenha linda <3 <3

    Eu AMEI esse livro, ainda mais que o MPQ, justamente por esse humor ácido que tanto me agrada! E acho que a Nath sempre surpreende com o estilo da narrativa!

    Mt sucesso pro livro e pra minha amiga!! hah

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu gostei dos dois de forma semelhante, até por quê as histórias dos dois (e a forma como eles foram escritos) são bem diferentes...

      Eu realmente estou MUITO ansioso para ler o próximo da Nath, e também torço muito pelo sucesso dela!

      Excluir
    2. Próximo? Assim você me mata do coração! Nossa, que responsabilidade! #morri Mas eu acho que vai demorar um pouco mais, a menos que eu encontre editora e/ou você queira continuar sendo meu leitor beta. *--*

      Excluir
  2. Nossa, Evellyn passou minha frente no comentário! hahaha
    Henri, eu nem sei como te agradecer todo apoio, conselhos, dicas e por querer ler meus livros. haha
    Você sempre me emociona com suas resenhas e me surpreende também.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer, Nath!

      Acho sim que você tem muito futuro na literatura nacional, e ainda vou ter o prazer de entrar em uma fila gigantesca para pegar um autógrafo de algum livro seu (ou dividir uma ''sala de escritores'' contigo em alguma bienal! Rsrsrs).

      Aposto as minhas fichas!

      Excluir
    2. Uau, você ainda vai conseguir arrancar lágrimas minhas!

      Excluir
  3. Olá!!!
    Nossa Henri, com sua resenha me deu mais vontade de ler o livro. Espero ansiosamente pelo lançamento e para tê-lo em minhas mãos!! HAHAHAHAHAHAHA :)
    Acredito que a Nath nasceu com a essência para escrever. Adorei Meu Querido Professor e o tom do livro é ótimo! hahahaha
    Ótima resenha!! Parabéns :)

    Beatriz Ramos - @letrasefolhas
    http://www.letrasefolhas.com :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se me emociono mais com a resenha ou com os comentários. Acho que ando muito emotiva!

      Excluir
    2. Eu Super gostei de ''Meu Querido Professor'', então a minha expectativa com este já estava em alta... Mas, mesmo assim, a Nath conseguiu me surpreender!

      Excluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia nem o livro, nem a autora. Mas o título do livro e a capa já me fizeram perceber que o livro é despretensioso e parece ser bem descontraído. É bem aquele livro pra ler em uma tarde!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oBRIGADO. E, sim, é isto mesmo! Eu li ele em um dia, mas foi uma leitura super legal.

      E ele vai ser lançado agora em novembro - dia 17, se não me engando...

      Excluir
  5. Poxa bem legal. Gosto muito de humor negro e acido. Esses autores e autoras nacionais, pouco reconhecidos, precisam muito de apoio. Afinal uma Paula Pimenta, não escreveu FMF em um dia, e se tornou sucesso no outro, leva tempo, mas se o escritor (a) merecer, com certeza o reconhecimento aparece, mais cedo ou mais tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu me lembro do começo da Paula Pimenta... Nem a capa do livro era a mesma! Rsrsrs

      O estilo da Nath é muito divertido e novo. Gostei tanto de ''Meu Querido Professor'' quando de ''Como Perder uma Amiga em 10 Passos''!

      Excluir
  6. O título não chamou muito a atenção (parece algo tipo "Como perder um homem em 10 dias", sei lá HAHAHAH), mas sua resenha ficou um amor, também quero ler! Adoro esse tipo de humor e acho que vou gostar da leitura! :D
    Beijão, Ni
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler e me contar o que achou! ;) P.S. Eu ainda não vi esse filme, acredita?

      Excluir
    2. Haha, Obrigado.

      E o título meio que lembra mesmo... Mas, no fim, não é nada parecido com o filme (que - por acaso - já tentei ver ele completo várias vezes, mas sempre abandono ele no meio! #Shame).

      Excluir
  7. Muito boa a resenha. Fiquei muito curiosa pra ler o livro... :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei logo de cara a resenha é super interessante e estou bastante ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando de um livro divertido como esse pra ler, me interessei!^^

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que me interessei porque é nacional, e nós precisamos (até eu preciso, confesso) valorizar mais a nossa cultura. Esse livro tem cara de ser ótimo e bem leve, por isso chamou a minha atenção.
    E também porque é em formato de blog. Eu li a série 'Garoto' da Meg Cabot, e adorei aquele formato, achei super dinâmico! Portanto procurarei ler esse logo!
    Bjs!
    s2

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia nem o livro nem a autora, mas gostei muito do que li na resenha. Sem sombra de dúvidas, vou ler esse livro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...