quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Resenha: Sempre

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Sempre é o final da amável trilogia de Maggie Stiefvater, Os Lobos de Mercy Falls. Desta vez, os riscos estão maiores do que nunca: enquanto o pai de Isabel planeja acabar com todos os lobos de uma vez por todas, Sam e Isabel procuram por maneiras de salvar a matilha, e Cole corre em busca de uma cura para Grace. 
.
Porém a peça central da série é o romance — entre Sam e Grace, claro, e entre Cole e Isabel — e a escrita brilhante e pungente de Maggie não desaponta. Sam e Grace roubam momentos doces e de tirar o fôlego juntos, durante o período das imprevisíveis transformações de Grace, e Cole e Isabel lutam para derreter o interior frio um do outro. 
.
Os leitores irão se derreter também, e encontrarão um satisfatório, porém não tão perfeito, final.
.
O que eu achei?
.
Quando terminamos um livro que gostamos, a sensação de vazio que se apodera da gente é tão grande que chega até à machucar. No caso de uma série, este sentimento agridoce parece que se multiplica. Eu  acho que poderia explicar este momento de várias formas possíveis, mas foi exatamente assim que eu me senti ao chegar no final de ''Sempre'', o último volume da trilogia ''Os Lobos de Mercy Falls''.
.
Mais uma vez, fui completamente dominado pela narrativa impecável e mágica de Maggie Stiefvater. Cada palavra, cada parágrafo, era como se transbordasse beleza, música e poesia - me transportando de uma maneira única para dentro da história, de um jeito que só a autora sabe fazer.  Assim como em toda a série, as descrições das cenas, dos lugares e - principalmente - do clima se fizeram presentes de uma forma incomparável, transformando a leitura em uma experiência quase que sensorial.
.
Além do poder da palavra, fui também brindado novamente por protagonistas incríveis e carismáticos. O amadurecimento dos personagens não é só perceptível como palpável. E todas as ações e decisões tomadas por Grace, Sam, Isabel e Cole tiveram como base experiências passadas, sendo um reflexo direto dos acontecimentos presentes nos livros anteriores (ainda sim, nenhum deles deixando de lado as suas características, o que tornou tudo mais real).
.
E este realismo fantástico presente em cada página permaneceu na série até o seu fim. A autora, ao invés de escolher o caminho fácil e corriqueiro de um simples encerramento gráfico (como outras sagas jovem-adultas), na verdade presenteou o leitor apenas com a despedida do seu universo - se desligando de Mercy Falls como quem está de mudança. E isto, para mim,  acabou tornando o adeus muito mais melancólico do que propriamente triste, pois é como se  ela nos desse a opção de retornar para a cidade, voltar a correr com os lobos e esbarrar em Sam e Grace sempre que pudéssemos.
.
O que, sem sombra de dúvidas, foi o final perfeito para uma séria que ultrapassou os limites da fantasia e se tornou real, mesmo que apenas nas histórias. E eu agradeço de coração à Maggie Stiefvater por isto.
.
Meu quote favorito:
.
''- Certo - (...) - Se eu só tenho dez minutos, Sam, é isso o que eu quero dizer. Você não é o melhor de nós. É mais do que isto. É melhor que todos nós.  Se eu tenho apenas dez minutos, digo à você para sair e viver. Digo... pegue o seu violão, e cante suas canções para o máximo de pessoas que conseguir. Por favor, faça mais dobraduras daqueles malditos pássaros de papel. Por favor, beije esta menina uma milhão de vezes.''
Página 299
.
Para ler escutando:
.
Música: Northern Downpour - Artista: Panic! At the Disco
Música: As Quatro Estações - Artista: Sandy e Marcelo Camelo
.
Sobre o autor:
.
Maggie Stiefvater vive na Virginia com o marido, os dois filhos pequenos, dois cachorros, um gato e um camaro 1973. 
.
Ela é uma grande artista da música, compõe, é desenhista e atualmente apenas se dedica a carreira de escritora.
.
Além da série best-seller ''Os Lobos de Mercy Falls'', a autora também escreveu ''A Corrida do Escorpião'' - recentemente lançado no país artravés da editora Verus - a trilogia céltica ''Lament'' (não lançada no Brasil), além do ainda inédito ''The Raven Boys''.
.
TÍTULO:  Sempre
TÍTULO ORIGINAL: Forever
SÉRIE: Os Lobos de Mercy Falls
PÁGINAS: 376
AUTOR(A):  Maggie Stiefvater
EDITORA: Agir
NOTA: 4,5 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...