quinta-feira, 21 de março de 2013

Resenha: Os Sete Selos

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar. 
.
Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado.
.
O que eu achei?
.
Os Sete Selos é uma fantasia urbana, escrita pela brasileira Luiza Salazar, que conta a história de Lara Carver, uma jovem de 21 anos que trabalha para uma organização conhecida apenas como ''A Agência'' - instituição que é uma espécie de Interpol especializada em tratar de assuntos sobrenaturais de todo o tipo, como anjos, demônios, fantasmas, polteirgeits e outros.  
.
A protagonista é membro da base inglesa da Agência e, no começo do livro, ela se encontra suspensa de suas atividades devido à um erro cometido em uma de suas últimas missões. Entretanto, depois que um igreja em Paris é misteriosamente atacada por uma poderosa força milenar, Lara é convocada de volta para investigar o que aconteceu e quem está por detrás deste ataque.
.
Apresentada a trama, a primeira coisa que eu tenho à falar sobre o livro é que ele foi uma decepção gigantesca. Quem me acompanha pelo Twitter sabe o quando fiquei frustrado durante a leitura pois, tanto pela sinopse quanto pela capa, eu esperava muito da história - e nenhuma das minhas expectativas foram saciadas.
.
Para começar, eu não consegui sentir empatia pela protagonista. Logo de cara percebi o esforço da autora em tentar criar uma personagem forte e independente, mas ao invés disto, acabei me deparando com uma jovem meio apática e um tanto quanto forçada, que não me cativou em nenhum momento.
.
Outro ponto que me incomodou bastante foi a narrativa da própria Luiza Salazar. Escrito todo em 3ª pessoa, a autora usou e abusou das descrições e das inverossimilhanças, e o que poderia ser um diferencial, acabou se tornando um problema. Este detalhismo desnecessário e o lado ''tudo pode acontecer'' (que, eu já disse antes em outras resenhas, é um fator que - se não for tratado de uma forma cuidadosa e crível - nunca me agrada em certos livros de fantasia), aliado à capítulos longos e bastante cansativos, deixaram a leitura lenta e extremamente arrastada - o que me causou um certo afastamento com relação à história.
.
Acredito que se a autora tivesse recebido um direcionamento melhor durante a construção do livro - e até mesmo  no processo de revisão - talvez a trama pudesse me conquistar. Apesar dos pesares, Os Sete Selos conténs alguns bons momentos que me divertiram de verdade, além de uma sinopse interessante e um universo mitológico um tanto quanto diferente do que estamos acostumados. Porém, eles não foram o bastante para fazer a minha leitura engrenar, e acabaram se perdendo no decorrer modorrento e tedioso do plot central.
.
Como falei, acreditava de verdade no potencial de Os Sete Selos, mas terminei o volume com a dolorosa sensação de que tudo ficou apenas na promessa. Infelizmente, foi uma leitura que me aborreceu muito e - o mais sincero possível - não recomendo de jeito nenhum.
.
Meu quote favorito:
.
- Lara - Lucius não a olhou, simplesmente disse o seu nome com firmeza. (...) - Lembre-se de quem você é. Você é mais forte agora. 
Pág. 321
.
- Lara. Eu sinto muito por tudo o que aconteceu. Mas fico feliz que tenha acontecido, porque finalmente você descobriu do que é capaz. 
Pág. 355
.
Sobre a autora:
.
Nascida e criada em Belo Horizonte, é escritora e jornalista, apaixonada por livros, quadrinhos, videogames, animação e cinema.
.
Seus hobbys incluem escrever, desenhar, ver filmes e comprar coisas relacionadas a estas três coisas. Passa suas horas pensando no dia em que a realidade vai finalmente ser melhor que os sonhos. 
.
Escritora levemente acidental, torturada pelo transtorno obsessivo de deixar um restinho de água em todos os copos, ama acordar todos os dias e acreditar no impossível. 

TÍTULO:  Os Sete Selos
PÁGINAS: 360
AUTOR(A):  Luiza Salazar
EDITORA: Underworld
NOTA: 2,5 estrelas

2 comentários:

  1. Que capa linda! Fiquei curiosa pra ler. Mas realmente, fica bem difícil ler um livro se você não simpatiza com o personagem... E eu também prefiro livros escritos em 1ª pessoa.

    Miki
    www.sociedadedoscobertores.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei triste agora, eu queria tanto esse livro, agora nem sei mais se devo ler o livro, se bem que eu sou meio do contra e as personagens que todo mundo odeia eu acabo amando, estranho isso... Eu acho algumas histórias em 3° pessoa meio cansativas, não consegue me ligar aos personagens, claro que há suas exceções, mas foi bom saber sua opinião e ler uma resenha tão sincera, com toda certeza isso influenciará na minha decisão de dar ou não uma chance ao livro!

    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...