domingo, 28 de abril de 2013

Resenha: Liberta-Me

.
''Na Minha Estante'' Assegura: A resenha a seguir está completamente livre de Spoilers... Leia sem Moderação e divirta-se!
.
Sinopse:
.
Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette.
.
Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
.
O que eu achei?
.
Então, eu não faria a resenha de ''Liberta-me'' agora. Para falar a verdade, eu iria esperar a poeira abaixar, e todos os meus sentimentos sobre o livro se acalmarem, e analisar tudo de uma forma mais técnica, e mais clínica... Mas simplesmente não consigo. Não posso. Isto é impossível. Pois, literalmente, fui destruído por esta sequência. Fui espancado, e moído, e meu corpo foi divido em partes. Meu coração parece que foi arrancado do meu peito, e depois, serviram ele em um banquete para todos os meus inimigos.
.
Acho que estou enlouquecendo. E isto é tudo culpa da Tahereh Mafi.
.
Sim, ela. Com sua escrita completamente estranha e louca e meio poética e em fluxo de pensamento. Com revelações que me paralisaram, que me fizeram entrar em choque, perder o meu fôlego, e quase perder à noite de sono. Pois, sim, depois de tudo o que aconteceu em ''Liberta-me'', eu quase que não consigo dormir. Eu estava tão amargurado, tão revoltado, tão inconformado, que a minha vontade era simplesmente sair por aí e socar alguma coisa, correr e correr e correr para ver se todas aquelas sensações se aplacavam.
.
Pois ''Liberta-me'' é um livro cruel. E definitivamente mexe com o leitor. Eu simplesmente não consigo expressar de verdade a confusão de dor e fúria que cresceu dentro de mim, e isto está me matando...
.
Imagine uma história onde tudo pode dar errado. Imagine uma trama em que são pouquíssimos, menos de 10%, os momentos onde podemos simplesmente respirar em paz... É assim que a sequência de ''Estilhaça-me'' é. E eu não estava preparado para nada disto - nem psicologicamente, nem fisicamente. Terminei de ler o livro ontem à noite, e parece que eu entrei em uma briga e levei uma surra. A pior e maior que já existiu. Todos os meus músculos estão tensos, e esticados, e tremendo. E não sei o que fazer... Não posso ligar para a autora, e desabafar tudo que está entalado na minha garganta. Não posso reunir os personagens, falar o que devem e o que não devem fazer. E eu gostaria MUITO de poder fazer isto, principalmente com a Julliete.
.
Gostaria de sentar com ela, e conversar. De amigo para amiga. Dizer que eu entendo toda a sua confusão, e sua solidão, e  seus medos. Depois, chegaria mais perto dela, e à sacudiria tanto e tanto e tanto e tanto que, quando eu tivesse terminado, ela acharia que teria acabado de sobreviver à um terremoto. Gostaria de mostrar para ela todas as escolhas e decisões erradas que tomou. Tentar demonstrar que o caminho que ela está tomando não é o correto. É o mais fácil. Se continuar seguindo este rumo, não é só ela que vai se machucar. Todos vão. Todos aqueles que a ajudaram, que a acolheram. Todos que estão lutando para concertar o mundo sombrio e perdido em que vivem. Todos que não são covardes para tomarem uma posição, e enfrentarem as suas consequências. Todos que ela supostamente ama, mas que nunca deu uma chance de verdade para se aproximarem, e ajudá-la de verdade.
.
E sabe o que é pior? Eu sei que muita gente vai apoiar o rumo que ela está tomando. Sei que muita gente vai vibrar, e ficar feliz, e dizer que é por isto que o livro é bom e incrível e fantástico. O que ele é, sendo sincero. Mas não por este motivo. E isto me deixa apenas mais doente. E com raiva. E com ódio desta nova possibilidade que se abriu. O que é engraçado, pois isto me lembra que eu quase cai no mesmo jogo. Me lembro que pensei ter entendido por que as coisas eram daquele jeito. Mas, com ''Liberta-me'', eu voltei à razão. Percebi que os dois caminhos surgiram da mesma forma. Foram construídos com uma semelhança doentia e cruel. A diferença, é que o caminho certo não desistiu, e continua lutando todos os dias contra tudo que poderia  o corromper e  o desviar do destino final. Já o caminho fácil preferiu abraçar os defeitos, se conformando com o que era lhe dado, recusando o desvio oferecido de bom grado para o mesmo destino do caminho certo.
.
Mas, minha esperança não morreu. Estou inspirando profundamente, tentando controlar o fluxo desesperador da minha corrente sanguínea. Pois eu quero acreditar, eu preciso acreditar, eu tenho que acreditar que - no fim - tudo não passou de uma pedra no caminho. Algo que devo superar, e que a Julliete precisa passar para se tornar enfim completa e sã. Que toda a dor, a raiva, a tristeza, e a frustração que senti neste livro é apenas um tempero para a receita final que será o livro 3.
.
Por mais medo que eu tenha de me decepcionar e me machucar. Mas eu não posso desistir. Esta é a escolha certa.
.
Enfim, sei que isto parece mais um desabafo do que uma resenha em si, mas é isto mesmo. Eu precisava deste momento para desabafar e colocar para fora todo o veneno que correu o meu corpo. Precisava colocar tudo o que ficou entalado na minha garganta com o final de ''Liberta-me''... Pois isto estava acabando comigo. Me estilhaçando. Martelando e martelando e martelando e martelando na minha cabeça. Tentando me deixar fraco. O que, por si só, é horrível e extremamente enlouquecedor. Mas só torna o livro ainda mais especial.
.
Para ler escutando:
.
Música: Titanium - Artista: David Guetta feat. Sia
.
Sobre a autora:
.
Tahereh Mafi tem 25 anos e um nome bem peculiar (e quase impronunciável para a maioria). 
.
Ela nasceu em uma cidadezinha de Connecticut, nos EUA, e hoje mora na famosa Orange County, California - onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. 
.
"Estilhaça-me" é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia. O livro já foi publicado em mais de 20 países e os direitos para uma adaptação cinematográfica foram vendidos para a 20th Century Fox (Por favor, Céus, que a Fox não cague neste filme!).
.
TÍTULO: Liberta-Me
TÍTULO ORIGINAL: Unravel Me
SÉRIE: Estilhaça-Me
PÁGINAS: 448
AUTOR(A): Tahereh Mafi
EDITORA: Novo Conceito
NOTA: 4,0 estrelas

5 comentários:

  1. Amei sua resenha/desabafo.Me sinto da mesma forma. Adorei a filosofia/trocadilho entra caminho certo e fácil.Foi lindo,esclarecedor.Nossa sem palavras. AHH EU QUERO LIVRO 3 AGORA.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu senti a mesma coisa! E na parte final, eu não conseguia para de chorar, e ficava pensando ''Não, Ju, não faz isto!''. Eu entendo também a confusão dela, mas eu também não caí na conversa do caminho fácil não! (Ha, adorei esta analogia que você fez!).

    Os dois ''caminhos'' tiveram a mesma origem, mas ela (e a autora, vamos ser sinceros) só faz o leitor querer ter pena de um. Isto não é justo! Não mudei de time, como vi muitas pessoas por aí mudando. Muito pelo contrário, fiquei mais firme e forte no time do caminho certo!

    Mas, só nos resta esperar para ver o que a Mafi vai aprontar no último, né? Mas, sinceramente, depois deste, prefiro até que o caminho certo termine sozinho do que com a Ju. Ela não merece ele, de boa!

    XOXO

    ResponderExcluir
  3. To achando que lendo a sua resenha... Eu peguei um baita spoiler no ar.

    Acho que faz muito tempo que não lia uma resenha tão intensa quanto essa sua. Conseguiu passar bem todos os seus sentimentos para o leitor.
    É uma pena que muita gente negative a série porque tem preguiça da narrativa da autora, que pra mim é o grande charme da série.

    ResponderExcluir
  4. Amo a forma como a autora escreve, é extremamente poético! Me senti da mesma forma que você ao ler Liberta-me, um sentimento de incapacidade, levando em conta de que me senti como uma personagem e não poderia fazer nada para alterar o rumo da história.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler a trilogia depois dessa hahaha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...