segunda-feira, 5 de março de 2012

Debate: Jogos Vorazes vs. Battle Royale

.
Então, desde o nosso último encontro por intermédio desta coluna, venho pensando em vários assuntos para colocar na roda. Foram muitos mesmo, e só de imaginá-los daria para manter o blog atualizado até o meio do ano! Mas, sempre que eu tentava colocar para fora o que eu estava pensando, nenhum deles me pareciam corretos para levantar a pauta no momento... Foi quando março finalmente começou, e um clima distópico tomou conta dos ares da blogosfera literária - graças à iminente estréia da adaptação de Jogos Vorazes nos cinemas.
.
Sim, a euforia toma conta das ruas (menos, Henri, bem menos...). Tanto nos blogs sobre literatura jovem, quanto em sites sobre Cinema, no twitter, no Facebook ou no falecido e quase enterrado Orkut, não se fala em outra coisa. E não seria por menos - o marketing do filme nestas mídias sociais está pesado. Só que, com as luzes dos holofotes sobre a série de Suzanne Collins, um velho assunto mais uma vez vem à tona e enchem a tela dos nossos PC's com a seguinte questão: Seria Jogos Vorazes uma versão americanizada e menos ''violenta'' que o romance japonês Battle Royale?!
.
.
Este assunto meio que já surgiu por aqui no nosso último ''Da Estante Para as Telonas'', cujo o foco foi justamente a adaptação do livro de Koushum Takami. E, assim como eu disse na ocasião, volto à repetir: Não, eu não acho que Jogos Vorazes seja parecido com Battle Royale. O universo dos dois podem ser o mesmo, mas a trama que move as histórias não é. Como eu bem expliquei no outro texto, HG fala principalmente sobre o conflito e a eterna luta entre classes e a alienação de uma sociedade em prol de uma minoria, enquanto BR aborda a falta de comunicação entre as gerações, a perda da autoridade dos mais velhos e do controle sobre os mais jovens.
.
Isto deveria ser tudo, mas a discussão sobre o sucesso de um e o negligenciamento do outro (esta palavra existe?!) fica mais ferrenha à cada dia que passa. Os fãs da obra de 1999 acusa a mídia de ''virar a cara'' para a verdade, que - segundo eles - é que The Hunger Games é uma versão mais pueril do mundo sádico da Lei de Reforma Educacional do Milênio. Já os fãs da trama da Menina do Tordo faz vista grossa, e afirma que as acusações do primeiro grupo são infundadas, e que as duas histórias são completamente diferentes.
.
Bom, se querem saber a minha opinião, eu acho que os dois grupos estão completamente errados. Não tem como negar que Jogos Vorazes tem sim suas semelhanças com Battle Royale (principalmente quando o foco é o Mangá, que é a base de muitos fãs do filme de Kinji Fukasaku, mas que - por muitas vezes - toma grande liberdade na hora da adaptação, o que acaba se distanciando um pouco do livro que deu origem aos dois). Mas também não dá para afirmar com tanta convicção que a americana leu a criação do escritor oriental e suavizou um pouco as coisas para o seu público... 
.
Se formos seguir esta linha de pensamento, qualquer livro/filme/seriado que tenha jovens se enfrentando em um torneio mortal seria um plágio de Battle Royale. Querendo ou não, esta base é muito recorrente em romances e contos, devido ao grande interesse e clamor histórico que os duelos de Gladiadores da Roma Antiga e as Justas Medievais sempre geram, e sempre irão gerar. E isto não esta presente só nas distopias jovens. Podemos citar também como exemplo o episódio do covil do Jabba em Star Wars, e até mesmo o Torneio Tribruxo de Harry Potter e o Cálice de Fogo (que, para quem não sabe, é o meu livro favorito da série. Coincidência?! Eu acho que não...). 
.
.
Na verdade, a grande inovação que Suzanne Collins e Koushum Takami fizeram foi justamente unir este tema já arraigado na imaginação popular ao mundo moderno, aliado com a crítica política que uma distopia pode se propor à fazer. E nem isto é lá muito original, já que os dois bebem - e MUITO - de uma fonte bastante conhecida por todos, que é o romance 1984, de George Orwell, cujo o tema é o totalitarismo de um governo ''imaginário'' (sim, entre aspas, não é peeps?!) e a alienação de uma população.
.
E isto nos trás a toda ironia da questão... Quem diria que duas obras cujo um dos temas é justamente a alienação do povo, poderia formas umas das fanbases mais alienadas de toda a história?! Pois, sim, eu me tornei fã dos dois universos. Mas não posso negar que tentar entrar em uma conversa racional com os dois grupos é quase que pedir para ser executado em praça pública pela Capital e pelo Exercito da República. E isto não se resume somente aos fãs das duas distopias... Quem me segue no twitter já me viu reclamando bastante sobre os xiitas-superiores de Harry Potter, as fangirls enlouquecidas de Crepúsculo e os pseud0-cults dos livros do John Green. Se formos reparar bem, o mal destas discussões todas se encontram justamente nestes grupos de fãs. E isto explica um bocado por que eu nunca entrei para nenhum fã-clube em toda a minha vida...
.
.
O que eu gostaria de exaltar, e acho que meio que perdi o foco ali em cima, é que obras como Jogos Vorazes e Battle Royale deveriam estar acima desta confusão toda de quem nasceu primeiro, quem copiou quem e quem manda um ''Twilight Sucks'' melhor que o outro (Esta última, por sinal, uma manifestação hiper desnecessária. Mas isto fica para um próximo debate...). Principalmente devido à toda crítica embutida neles sobre o pensamento pequeno e reacionário. Mas o que poderíamos fazer, não é mesmo?! O ser-humano é uma criatura implicitamente passional. E quando o assunto em questão são as nossas paixões, sempre vai ter alguém que vai perder a linha e te fazer sentir Vergonha Alheia.
.
Mas e aí, o que você acha sobre esta disputa?!

13 comentários:

  1. No meu ponto de vista... Bom... São 7 Bilhões de pessoas no mundo... é praticamente impossível só uma pessoa ter uma ideia inteiramente original e exclusiva... Eu posso estar escrevendo um livro aqui, e um outro garoto da Tailândia pode estar escrevendo um livro exatamente igual, claro que com algumas diferenças, afinal, nossas realidades são diferentes... Mas a essência é uma só... E digamos que o livro do Tailandês foi lançado 8 anos antes do meu... Eu nunca tive acesso a esse livro, pode ser que já tenha ouvido falar (globalização), mas nunca li, nem tenho certeza do que se trata... Ai eu lanço meu livro, faz um baita sucesso, ganho Hollywood... Vai ser justo todo mundo falando que plagiei a estória do outro? Alguém iria fazer tal comparação se meu livro não fizesse tanto sucesso? Eu acredito sim em coincidência... Se beberam da mesma fonte? Talvez não, pois colocar seres humanos em uma arena para lutar até a morde para diversão dos mais ricos faz parte da história da humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso assim...

      Mas quando eu falei de ''beber da mesma fonte'', eu não me referia à questão dos jovens na arena (como disse no próprio texto, tá ligado ao contexto histórico), e sim na questão do totalitarismo da Governo - que todas as distopias seguem, e ''começou'' mais ou menos com o 1984, do Orwell. Mas é algo inerente ao gênero. Nesta questão, nem tem como fugir.

      Excluir
  2. Hahha
    suas colunas de depates são as melhores! Vc sempre parece mt inspirado quando escreve e seus argumentos me fazem pensar! Bem, nesse caso nem posso falar mt pq não li nenhum dos livros citados, mas sei que rola esse drama na twittosfera e tal...
    Sabe, assim que me falaram isso de ser plagio que todos sabem e ninguem faz nada fiquei bem 'como assim?' mas quem pode entender e explicar essas questões.. talvez seja mesmo uma coincidencia já que o 'assunto' nem é tão inovador assim - embora essas semelhanças no enredo sejam bem O.o Mas acho realmente estranho.. sei lá... De todo modo o que vem dos EUA/Europa alcança mt mais 'o mundo' do que as coisas la dos orientes (ta me entendendo?) Enfim, nunca poderemos saber se foi ou não... Se todos deixaram quieto, quem somos para julgar! rs

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não entendo é justamente isto: a coisa do ''deixar quieto''! O.o #comoassim

      Sei lá, pelo menos para mim, me incomoda e muito estas briguinhas... E ficar ''deixando quieto'' não tá ajudando em nada com esta palhaçada!

      Acho que a Collins deveria se encontrar com o Takami e acabar com este ''circo de fanbases'' de uma vez por todas! #Sonhei

      Excluir
  3. Acredito que HG foi uma jogada de mestre da escritora. Tendo presenciado os fenômenos de HP e Twilight, Collins, decidiu apostar em um Best seller para o publico adolescente, o mais rentável, e acertou em cheio o alvo. Plagiou o enredo de Battle Royale, limpou o excesso de violência, já que cenas gráficas não implicam em rentáveis franquias Hollywoodianas PG13, apostou em uma protagonista sensível, justiceira e de passado manjado, em um triangulo amoroso virginal (que já mostrou ser garantia de sucesso com o publico feminino) e em armas e ação para o publico masculino. Ah! E por que não agradar aos criticos evidenciando as questões políticas já discutidas em Battle Royale e expondo nosso voyeurismo e alienação com os reality shows e celebridades?! Voila! Garantia de publico, critica, vendas e franquia cinematográfica. Se por um lado não podemos questionar a inteligência da autora, por outro, não podemos ignorar sua falta de originalidade, mesmo que ela proclame o contrário, alegando uma solta inspiração na cultura clássica.
    CArol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito nesta coisa de ''ela enxugou a violência de Battle Royale, criou uma nova trama e ganhou os louros para si...'', até por quê o desenvolvimento das duas tramas são completamente diferentes.

      De semelhança mesmo, só os jogos... Por quê, em questão de política e levante, a Collins se aprofundou mais. =X

      Excluir
  4. Personagens e universo diferentes, porem é inegável a semelhança entre as duas estorias. Eu li BR (mangá) a anos atras e assim que conheci HG não tive como não associar. Particularmente eu prefiro a obra japonesa, apesar de bem mais violenta, pelo fato como é apresentado cada personagem e pelo drama psicótico gerado nos jogos. Se não fossem tão parecidos estas discussões não teriam povoado a internet. Mérito a cada um dos criadores, porem quem conheceu BR antes olha diferente para HG.

    ResponderExcluir
  5. Fãs de jogos vorazes jamais admitirão porem é visivel que a obra é de total ausencia de criatividade para quem já leu BR, enfim tem pessoas que gostam de se iludir e achar que os autores não tem a intenção de plagiar o outro.
    Plagio descarado e puro sem tirar nem por

    ResponderExcluir
  6. Sim, assim como o enredo de Battle Royale lembra, e MUITO, a história de The Lotery, publicada nos EUA nos anos 70... Realmente, nada se cria, tudo se renova! '')

    ResponderExcluir
  7. HG não foi um plagio, acredito que esse negócio de "jogada de mestre" não existe, isso foi apenas coencidência, se fosse assim, HP tambem teria sido um plagio, pois se pararmos umpouco e refletir, o enredo de todos esses livros de sucesso, as historias são basicamente iguais

    ResponderExcluir
  8. Se todos os fãs dessas sagas/séries/trilogias e o diabo a quatro forem discutir com os outros fãs aí sim o mundo vai virar uma grande arena de briga. A questão é que as pessoas simplesmente não sabem respeitar o gosto dos outros ou são muito egoístas a ponto de pensar que outro autor não pode trabalhar a ideia de sua série amada de um modo completamente diferente.
    Acredito que todas essas autoras com sucesso estrondoso como J.K. Rowling, Stephanie Meyer, Suzanne Collins e etc se basearam em outros autores e estes também se basearam em outros em um looping eterno que faz essa briga ser totalmente ridícula. Simplesmente não dá pra saber quem é o dono original da base da história, então, briga inútil. Ufa.

    ResponderExcluir
  9. battle royale é melhor na minha opinião, é mais violento, abala psicologicamente por ter que matar seus própios colegas, as mortes e armas são bem variadas e o enredo ficou ótimo. (mangá)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...